O  PRIMEIRO REI DE PORTUGAL

O CASTELO DE GUIMARÃES E O1º REI DE PORTUGAL


No século X a Condessa Mumadona Dias, após ter ficado viúva, manda construir na sua herdade de Vimaranes - hoje Guimarães - um Mosteiro. O constante ataque por parte dos mouros e normandos leva à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que vivia em seu redor. Surge assim o primitivo Castelo, OU SEJA, “O MILENAR CASTELO DE GUIMRÃES”
.
No século XII, com a formação do Condado Portucalense, vêm viver para Guimarães o Conde D.Henrique e D.Teresa que mandam realizar grandes obras no Castelo de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte. Diz à tradição que teria sido no interior do Castelo que os condes fixaram residência e provavelmente aí teria nascido D. Afonso Henriques. Entre os séculos XIII e XV vários reis irão contribuir com obras de melhoramento e restauro do Castelo.
Ligado a façanhas heroicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S.Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efetuada obras de restauro. No seguimento dos trabalhos de beneficiação do Castelo que visam melhorar as condições de acessibilidade e segurança.

Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, que nasceu em 1109 em Coimbra e faleceu em 1185 na Galiza era filho do Conde Henrique de Borgonha e de Dona Teresa, criado por Soeiro Mendes de Sousa e sua mulher no Condado Portucalense quando teve uma nobre educação no aspecto político, com isto se tornou um elemento congregado e legitimador, no ano de 1120 junto com Dom Paio Arcebispo de Braga assumiu uma posição política contraria a de sua mãe, que apoiava os Travas, e em virtude de sua posição foi obrigado a emigrar junto com Dom Paio, e no ano de 1122 se armou cavaleiro na Catedral de Zamora e no seu retorno ao Condado em 1128 se defrontou e venceu as hostes de Fernão Peres de Trava na Batalha de São Mamede e assumiu o governo do condado com o objetivo de firmar a independência, para tal definiu uma política baseada na defesa de seu condado contra Leão e Castela ao norte e Leste e contra os Mouros ao sul, negociou com a Santa Sé no sentido de ver reconhecido a independência de seu reino e de conseguir a autonomia plena da igreja portuguesa.
Dom Afonso Henriques fundou o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, no ano de 1131 erigiu diversos castelos onde se destaca o de Leiria em 1135 sendo um dos pontos estratégico para o desenvolvimento da reconquista, em 1137 venceu os leoneses em Cerneja, e no ano de 1139 venceu a Batalha de Ourique contra os Mouros quando passou a intitular-se rei e no de 1143 prestou vassalagem a Santa Sé e na reunião de Zamora foi reconhecido a sua realeza por Dom Afonso VII de Leão, porém só em 1179 com a Bula Manifesto Probatório do Papa Alexandre III foi que designou Dom Afonso Henriques como rei concedendo-lhe o direito de conquistar territórios Mouros para alargamento do seu território. Em 1147, Dom Afonso Henriques conquistou a Cidade de Santarém e Lisboa com a ajuda de cruzados tomou as cidades de Almada e Palmela que se entregaram sem lutar.
Em 1159 Dom Afonso Henriques tomou Évora e Beja a qual perderia pouco depois a favor dos Mouros, a reconquista de Beja e Évora por Dom Afonso Henriques se deu em 1162 com a ajuda de Geraldo Sem Pavor e quando de sua morte deixou para o seu filho Dom Sancho I um território perfeitamente definido e independente.


(Foto de março de 2015)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/07/2015
Código do texto: T5324341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.