A MORTE DA ULTIMA PASTORINHA E ULTIMO SEGREDO

IRMÃ LUCIA E OS SEGREDOS DE FÁTIMA


A morte de uma humilde carmelita, Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, na serenidade da clausura na qual viveu cerca de 60 anos, fez saltar de comoção os corações em todo o universo católico trouxe de novo as perguntas que sempre calaram fundo nos corações de seus fiéis e devotos de Nossa Senhora de Fátima.
No interior do Carmelo de Coimbra, a célebre vidente era uma freira como qualquer outra. Porém, para quem passava junto aos altos muros da clausura, aquele era "o convento da Irmã Lúcia", uma das crianças a quem Nossa Senhora apareceu em Fátima, em 1917. Ao transpor os umbrais da morte, essa humilde religiosa foi repentinamente elevada, da enclausura voluntária em que vivia, ao pedestal do plano superior que o pai celestial a concedeu. A Irmã Lúcia viu Nossa Senhora, falou com Ela e foi durante décadas a depositária ciosa e fiel do segredo revelado pelo Papa em 2000, depois da beatificação de Francisco e Jacinta.

Porém, quanto enigma encerra ainda o assunto "Fátima"!...
Por um singular paradoxo e apesar dos esforços feitos pelos videntes para mantê-las em segredo, as aparições ocorridas entre os meses de maio e outubro de 1917 rapidamente se tornaram um acontecimento fenomenal.
Foi Jacinta, a mais jovem, quem primeiro revelou o ocorrido a sua mãe. A pequena pastora não conseguia conter em si a alegria que lhe causara a belíssima visão da Rainha dos Céus, aquela linda Senhora, "mais brilhante que o sol", e não parava de exclamar: "Ai, que senhora tão linda!" Até que em certo momento confessou à sua progenitora: "Mãe, eu vi Nossa Senhora!"
Em poucas horas toda a aldeia de Aljustrel tomou conhecimento da aparição. A notícia corria como um corisco por vales e montes. A cada mês aumentava a multidão que acorria à Cova da Iria até atingir cerca de 70.000 pessoas no dia 13 de outubro de 1917. Nossa Senhora havia prometido fazer nesse dia um portentoso milagre para que todos acreditassem na autenticidade das aparições.
E o milagre se realizou. Em pleno meio-dia, o sol "dançou" vertiginosamente durante vários minutos diante da multidão atônita, dando a impressão de precipitar-se sobre a terra, para depois voltar ao seu lugar habitual.
Ilusão coletiva do povo crédulo, diziam muitos, embora houvesse gente de todas as classes e condições sociais constatando o milagre. Mas até o testemunho dos incrédulos contribuiu para confirmar a veracidade do acontecimento.
Um conhecido jornal laico da Capital, "O Século", noticiou o milagre com o seguinte título: "Coisas espantosas! Como o sol bailou ao meio-dia em Fátima!" partir desse dia, Fátima marcou a História com suas profecias e seus enigmas.

Porém, o mais importante dessas aparições não são seus mistérios e segredos, nem as profecias relativas, a essência da mensagem de Fátima é tão simplesmente que somos tentados a exclama, mas, é só isso? Precisaria mais! Todas as outras profecias de Fátima não são senão sinais da Providência de que Nossa Falecida a Irmã Lúcia e revelado o Terceiro Segredo, permanece ainda um último enigma por desvendar. Nossa Senhora, ao aparecer aos pastorinhos, lhes disse: "Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, No dia 13 há esta mesma hora. Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez".

Nunca a Irmã Lúcia confirmou essa sétima aparição, prometida por Nossa Senhora. Todos pensavam que se daria com ela em vida. Sua serena morte, tão característica das almas que dormem na paz do Senhor, deixa sem resposta a pergunta, e sem ninguém a quem pedir a solução. Apesar de seus enigmas, Fátima continua sendo ponto de referência para o qual se voltam todos os olhares quando a magnitude dos acontecimentos faz cambalear a segurança e a estabilidade do mundo moderno. Os que têm fé olham para Fátima com esperança e alegria. Os incrédulos se esforçam em negar sua autenticidade, temerosos de se verem obrigados a ceder diante da evidência. Os indiferentes encolhem os ombros sem analisar os fatos, pois a veracidade da Mensagem de Fátima os levaria a agir em conseqüência. Mas todos têm bem presente que as profecias da Santíssima Virgem se realizarão.

Só Ela sabe qual é o momento oportuno para tocar o fundo da alma do homem contemporâneo com maternais palavras de paz e consolação, realizando assim o que profetizou aos três pastorinhos, em 1917: "Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará".
O falecimento da Irmã Lúcia parece ter colhido o mundo de surpresa. Apesar da avançada idade dessa freira carmelita, sua existência fazia parte do nosso panorama psicológico. Estávamos habituados a ouvir falar dela ao tratar do assunto Fátima; e, falando dela, era-nos impossível não nos lembrarmos de Fátima.
A Irmã Lúcia de Jesus dos Santos, que estava perto de completar 98 anos, era a última dos três pastorinhos aos qual a Santíssima Virgem apareceu em 1917.

FOTO DE MARÇO DE 2015
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 27/08/2015
Reeditado em 30/08/2015
Código do texto: T5360722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.