O VINHO DO PORTO


VILA NOVA DO GAIA E SUA CAVE VINÍCOLA

Embora eu não seja um conhecedor de vinhos, tive o prazer de conhecer um pouco da história de uma dessas grandes indústrias vinícolas portuguesas cuja cave, ou seja, sua gigantesca “Adega” situa-se no subsolo da Vila Nova do Gaia á margem do rio Douro. Além apreciar seu vinho, visitar seu museu um maravilhoso passeio de barco, onde as águas do Douro se misturam com as águas do Oceano Atlântico.
Considerado como o melhor vinho do mundo, Ferreira é uma marca portuguesa que se tornou uma verdadeira lenda por sua tradição confunde com a história do rio Douro. Sua cave Vincula à sua margem é uma atração a parte ao visitante, em especial aquele apaixonado por vinhos.
D. Antônia Adelaide Ferreira, carinhosamente conhecida como Ferreirinha. Destacou-se socialmente por se dedicar ao cultivo do Vinho do Porto e pelas notáveis inovações que introduziu. A sua família era muito abastada, possuía muito dinheiro e vinhas. O pai, Jose Bernardo Ferreira casou-a com um primo, mas este não se interessou pela cultura da família e esbanjou grande parte da fortuna.
D. Antônia teve dois filhos: uma menina, Maria de Assunção, mais tarde Condessa de Azambuja, e um rapaz, Antônio Bernardo Ferreira Ficou viúva muito nova (33 anos), a viuvez despertou nela a sua verdadeira vocação de empresária.
Sabe-se que a Ferreirinha, como era carinhosamente conhecida, se preocupava com as famílias dos trabalhadores das suas terras e adegas. Apoiada pelo administrador José da Silva Torres, mais tarde seu segundo marido, Antônia Adelaide Ferreira lutou contra a falta de apoios dos sucessivos governos, mais interessados em construir estradas e comprar vinhos espanhóis. Debateu-se contra a doença da vinha, a filoxera e deslocou-se a Inglaterra para obter informação sobre os meios mais modernos e eficazes de combate a esta peste, bem como processos mais sofisticados de produção do vinho. A Ferreirinha investiu em novas plantações de vinhas em zonas mais expostas à radiação solar, sem abandonar também as plantações de oliveiras amendoeiras e cereais. .
A Quinta do Vesúvio, uma das suas muitas propriedades, era por ela percorrida e vigiada de perto. No ano de 1849 a produção vinícola era já de 700 pipas de vinho. Mercê de bons acordos, grande parte dos vinhos foi exportada para o Reino unido, ainda hoje o primeiro importador de Vinho do Porto.
Quando faleceu, em 1896, deixou uma fortuna considerável e perto de trinta quintas. Do Douro para o mundo passou a lenda da sua tenacidade e bondade. Em 2004 a RTP exibiu uma série, da autoria de Francisco Moita Flores, onde se retratava a sua vida.
Criada por uma família de viticultores do Douro, em 1751, a Ferreira possui uma tradição riquíssima e um papel proeminente na história do Vinho do Porto. Dona Antônia Adelaide Ferreira contribuiu significativamente para a consolidação da marca. Uma mulher lendária com uma personalidade única, que se tornou um mito e um símbolo de força, enfrentando as adversidades do Douro no séc. XIX.

A história da marca confunde-se com a história da evolução da Região Demarcada do Douro, dos seus Vinhos do Porto e de vinho de mesa. A aquisição da secular Ferreira, em 1987 permitiu à Sogrape Vinhos passar a deter de imediato a liderança do mercado nacional de Vinhos do Porto.

A Sogrape Vinhos soube, pois respeitar e incrementar o legado patrimonial, histórico e cultural da Ferreira: a articulação entre a produção e o comércio, o entendimento da tradição como fator de modernidade, a aposta na qualidade como suporte do prestígio da marca.

Hoje, passados mais de 250 anos, Ferreira é «a marca portuguesa», a referência em Vinhos do Porto e Douro de excelente qualidade, símbolo de um País e de uma Cultura que orgulhosamente dignifica.

No interior da cave encontra-se o Museu Ferreira
Exposição de antigos artefatos usados na produção de Vinho do Porto, incluindo instrumentos de marcação usados para marcar os pipos, bem como outras curiosidades de tanoaria.

( Foto março 2015 margem esquerda do Rio Douro  Vila Nova dO Gaia )
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 31/08/2015
Reeditado em 04/09/2015
Código do texto: T5365745
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.