DOURO O RIO DORMINHOCO

DOURO O RIO DORMINHOCO

Como muitos outros rios, também o Rio Douro anda envolvido num episódio lendário.
E diz-se que, no momento da criação, quando Deus procedeu ao lançamento dos rios pela terra, com a determinação do dia em que dariam início à marcha dos rios para o caudaloso destino comum, ou seja, para o mar, o Douro se deixara adormecer no seu berço natal em terras ibéricas na Espanha e mergulhou num profundo sono.
Assim, não pôde partir na hora em que seus companheiros tomaram consciência no mapa fluvial de seu destino, pois só tomara conhecimento da prescrição de Deus ao acordar do seu sono profundo.
Com a maior surpresa, ainda sonolento, o Douro pôde ver que os outros rios já serpenteavam nos vales, cortando serras e dividindo montes, irrigando vidas em abundância, saciando a biodiversidade, em cumprimento dos propósitos fixados por Deus para seu fadário.
Face ao seu descuido, passado o momento da estupefação, recobrou o ânimo e pensou na maneira de levar a cabo sua recuperação.
Então, para ganhar o tempo perdido com o seu descanso, empreendeu uma corrida difícil, quase impossível, mas decidida e corajosa, descendo fragas, atravessando montanhas, partindo rochas, galgando penedias, até que atingiu o oceano atlântico muito antes dos outros, apesar destes terem saído mais cedo, mas que preferiram escolher um trajeto com terrenos mais suaves.
Aos poucos foi tornando célebre devido aos inúmeros benefícios como via de barcos vinhateiros abastecendo as cave de grandes indústrias situadas a suas margens, na fabricação dos mais famosos vinhos gerando divisa para sua acolhedora mãe lusitana que embora sendo mãe adotiva se tornasse também na sua pátria. Enamorado pela cidade do porto o Douro acabou por se tornar numa importante artéria para o coração desta sua amada cidade lusitana. Retribuindo a acolhida que tivera, como importante atração turística. E no decorrer do tempo o Douro se tornou numa das maiores atrações da cidade do porto aos olhares de turistas encantados com a bela arquitetura de suas inúmeras pontes, dentre elas a famosa Maria pia uma obra executada por Gustavo Eiffel, que mais tarde se tornou famoso ao construir a torre mais importante do mundo edificada por ele em Paris, e que leva seu nome,” a torre Eiffel,” onde o também famoso brasileiro Santo do Mont, fez seu primeiro vou pilotando seu invento 14 Bis, no seu entorno.


( Foto março de 2015 cidade do Porto)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 04/09/2015
Reeditado em 05/09/2015
Código do texto: T5370839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.