DOM JUAN O MITO DE SEVILHA




Um pouco de história: Segundo a lenda, Sevilha foi fundada por Hércules e suas origens estão ligadas à civilização dos tartesios. Foi chamada de Híspalis durante o domínio romano e de Isbiliya durante o domínio árabe. Alcançou seu auge na história logo após o descobrimento da América. Sevilha está situada às margens do Rio Guadalquivir. O rio é navegável de Sevilha até a sua desembocadura próxima a Sanlúcar de Barrameda, na costa com o Atlântico. Em épocas passadas, o porto de Sevilha teve um papel muito importante no comércio entre a Espanha e as Américas e hoje em dia ainda continua sendo um dos portos fluviais mais ativos da Península Ibérica.
Sevilha conta com um dos maiores centros histórica da Europa, destacando-se o minarete de La Giralda, a Catedral (uma das mais amplas de toda a cristandade) e o Palácio de Alcázar. Entre seus tesouros incluem-se a Casa de Pilatos, a Prefeitura, o Arquivo das Índias (onde se mantêm os registros históricos do continente americano), o Museu de Belas Artes (a segunda maior galeria de arte da Espanha), além de conventos, igrejas, paróquias e palácios. Sevilha hospedou duas exibições Iberas americanas (1929 e 1992) e é a capital administrativa da Andaluzia. Apesar de possuir monumentos importantes e de sua história, Sevilha é universalmente famosa por ser uma cidade alegre. É conhecida internacionalmente pela acuidade e engenhosidade que caracteriza os sevilhanos, ainda que toda a cidade chame atenção por sua vitalidade. É a maior cidade da Espanha, a cidade de Carmen, Don Juan e Fígaro. Carmen atriz e dançarina, Fígaro como o barbeiro de Sevilha inspirador das operas ambos encantaram o mundo.
Quanto ao Don Juan se realmente existiu, esse conquistador libidinoso é um sevilhano da gema que transpôs todas as fronteiras do universo  e para o desespero dos cornos, marca presença no imaginário popular nos quatro cantos do mundo. Como uma sombra que não se apaga.
Os sevilhanos são grandes atores e consegue transparecer o melhor que têm durante a Feira de Abril, festa anual com uma semana de duração, repleta de bebida, boa comida e dança flamenca, que acontece durante dia e noite em milhares de barracas montadas especialmente para a ocasião. Aos homens se permite desfilar com seus magníficos cavalos e às mulheres, dançar com seus vestidos ciganos brilhantes e cheio de cores.
Sevilha é o berço de muitas lendas dentre elas a que inspirou sua arborização composta por inúmeras laranjeiras, que alem de ilustrar ruas praças e avenidas, alimentam muitas vidas, humanas e silvestres.
Há muitos e muitos anos, vivia um rei em Sevilha. Para ele, não existia lugar mais bonito no mundo que sua adorável cidade. O seu outro amor era a rainha, famosa por seu gênio forte. Um dia, sem mais nem menos, ela lhe disse: "Me desculpe carinho, mas Granada é mais bonita que Sevilha". Ele ficou inconsolável... Não acreditava que sua amada esposa preferia a cidade vizinha. Sevilha tinha um castelo, uma igreja enorme, um clima invejável. Ali não lhe faltava nada... Então, por quê? A explicação foi simples: "Em Granada neva".

No outro dia, quem passava pelas ruas de Sevilha via dezenas de homens trabalhando. Eles plantavam pequenas mudas de laranjeira pela cidade. Um amigo do rei lhe perguntou: "O que o senhor está fazendo?". Ele respondeu com um sorriso: "Espere até a primavera".
Na entrada da estação, as laranjeiras estavam cheias de lindas flores brancas que, alguns meses depois, se desprendiam dos galhos e caiam suavemente nas ruas de Sevilha, como caem os flocos de neve.
Essa é uma das tantas e tantas lendas da cidade de Sevilha. Algumas são verdadeiras e outras... Pouco importa o que são. Elas dão um clima misterioso para a cidade. A maior parte delas está relacionada com Santa Cruz, o bairro onde vivia a população judaica. Este é o bairro mais pitoresco de Sevilha e chama a atenção por sua beleza e originalidade.
Santa Cruz é um bairro para não se perder ao visitar Sevilha. E mesmo que essa não seja a sua intenção, você vai ficar perdido da mesma maneira. As ruas são estreitas e labirínticas. As casas que circundam o bairro têm, em sua maioria, paredes brancas com as bordas amarelas, laranjas ou vermelhas. As varandas são cheias de enfeites em ferro e adornadas por plantas e flores. E entre uma ruela e outra, quando você menos espera, vai dar de cara com um pátio cheio de árvores e banquinhos com azulejo.
Adorei conhecer essa maravilha

(Sevilha foto de  meu arquivo pessoal...Março de 2015)
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 03/11/2015
Reeditado em 03/11/2015
Código do texto: T5436360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.