Fui promovido!

.:.

Fui promovido!

Depois de longos e angustiantes doze anos de espera, o cabo Durtanhan seria, finalmente, promovido a sargento. A noite foi uma daquelas mal dormidas, a promoção parecia um pesadelo... O dia raiou sem que o Cabo pregasse as pestanas um minuto sequer, mas ele estava feliz.

No banho, cantarolava, fazia minuciosa retrospectiva da vida de cabo - lembrava-se das memoráveis ocorrências, dos serviços mais difíceis e fazia planos. Pensou nos amigos, nos familiares... Em poucas horas, seria o sargento da família, o único do bairro onde morava.

Tomou café, beijou filhos e esposa, e se dirigiu para o trabalho. Durante o trajeto, resolveu passar na mercearia do Seu Nonato. Parou o carro. Desceu. Ao avistar o proprietário do mercadinho, interpelou-o:

- Bom dia, Seu Nonato. Tudo certinho com o senhor?

- Tudo bom, seu Cabo!

Fazia seis meses que o Cabo Durtanhan estava inadimplente - era quantia irrisória, já fora cobrado pelo Seu Nonato, mas não quitava o débito.

Sorrindo, felicidade inquestionável no semblante, Durtanhan solicita ao comerciante:

- Seu Nonato, pegue meu vale, por gentileza!

- Coisa boa, Seu Cabo! Veio pagar sua conta?

- Não, ainda não. Vim apenas atualizar meu cadastro. Pegue aquele caderninho que o senhor vive me mostrando e mude aí, por favor! A partir de hoje, sou Sargento!

Iguatu-CE, 16 de dezembro de 2015.

17h17min

.:.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 17/12/2015
Reeditado em 17/12/2015
Código do texto: T5483391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.