Mensagem na Garrafa (EC)

Estava eu com uma enxada marca duas caras, com cabo guatambu, bem encabada, cunhada com cunha de peroba, 7 palmos de cabo, e 7 polegadas de lâmina. Quem entende do assunto sabe que estava bem instrumentado para o trabalho. Encontrava-me em uma curva do rio Mogi Guaçu, embaixo de uma sombra de um Ingazeiro com frutas caindo no poço fundo. De vez em quando uma puxada forte na linha denunciava a presença de uma piaba que me tirava das reflexões sobre o significado da vida.

De repente, um reflexo diferente na entrada da curva do rio me chamou a atenção, o objeto que refletia vem se aproximando. Curva de rio é parada de muitas coisas, todo pescador sabe disto. Quando deixou de refletir, percebi que era uma garrafa bem tampada por um sabugo de milho. Peguei a enxada que estava descansando ao lado e me debrucei sobre as raízes do Ingá alcançando a garrafa no meio de outras tranqueiras, trouxe-a com cuidado. Observei que não tinha líquido dentro dela, mas uma folha cuidadosamente enrolada, e percebi que o sabugo estava lacrado com cera de abelha para ficar perfeitamente impermeabilizado, o que o conservou das intempéries e da passagem do tempo.

O formato da garrafa não era nada semelhante com as garrafas até onde a minha memoria alcançava, cor de âmbar, pescoço curto, bojuda.

A curiosidade mata, fiquei aflito para saber que mensagem trás esta garrafa. Abri com auxilio de um saca rolha, o amarril da carta é de crina de cavalo, quando desenrolei a folha ela se desfez nas minhas mãos, só ficou o local da assinatura de mensageiro, "Dioguinho, o Condor Vingador".

Sei quem é, há pouco tinha lido um livro que contava a história do maior assassino do Estado de São Paulo, " Dioguinho o Matador de Punhos de Renda", que foi morto nestas margens do Rio Guaçu nos anos de nascença do século anterior. Quanto a mensagem, nem eu, nem você e nem o destinatário. Só mesmo o Dioguinho que poderia saber.

Procurei um especialista em garrafas que atestou que era do final do século XIX.

Chora curiosidade.

Uma mensagem na garrafa, faz parte dos Exercícios Criativos (EC)

http://encantodasletras.50webs.com/uma mensagem na garrafa.htm

Defranco
Enviado por Defranco em 28/04/2016
Reeditado em 02/05/2016
Código do texto: T5619317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.