Nariz Entupido

Na boca da noite Helena estava em sua casa tranquila lendo um romance chamado A Noite do Mi’raj da escritora Zoé Ferraris quando a chamaram, era Marina sua grande amiga e vizinha eram amigas desde crianças.

Marina foi até a casa de Helena para bater um papo como fazia todos finais de semana, essa semana não poderia ser diferente das outras. No meio da conversa Marina vira para Helena pergunta,

-Helena você tem Vick Vaporub?

-Não tenho! Só tenho Bálsamo Bengué.

Marina tinha a mania de usar Vick, como sabia o que Helena pensava achou melhor dizer

-Parece que vou gripar meu nariz esta entupido.

-Que pena que o meu acabou.

-Helena você pode me emprestar o bálsamo?

-Marina, isso é para dores musculares!

-Eu sei! Mas na falta do Vick o bálsamo serve.

-Você quem sabe, vou buscá-lo.

Helena foi até o quarto pegou o bálsamo, o entregou a Marina. Ficou olhando ela passá-lo nas narinas, no rosto, testa, abriu a boca horrorizada quando a viu passá-lo nas pálpebras no que foi logo dizendo.

-Marina o que é isso que acabou de fazer? Esse bálsama é muito forte, aliás, é muito mais forte do que os outros, bom é o que acho.

-Não se preocupe esta tudo tranquilo, não sei por que o espanto, você tem a mania de exagerar com tudo.

-Esta bem, você é adulta sabe o que faz.

Quando acabou de fechar a boca viu lágrimas escorrendo pelo rosto da amiga, além dela estar bem vermelha, levou um susto levantando para socorrer a amiga.

-Me diga que você esta bem?

Ela sacudiu a cabeça porque não conseguia falar. Helena a levou para o banheiro, abriu a torneira da pia, jogava água nos olhos, no rosto, aliás, no rosto esfregava a mão para tirar o balsamo dizendo.

-Meu Deus porque fui dar o bálsamo a ela sabendo em como ela é, não devia fazer isso.

Com muito custo Marina conseguiu falar foi logo dizendo.

-Socorro não consigo enxergar e nem respirar, por favor, me ajude não me deixe morrer e nem ficar cega.

Helena ficou apavorada, já estava chorando de tanta angustia e medo, foi quando se lembrou de lavar as narinas da amiga, porque viu quando ela esfregou o bálsamo nelas. As lavou com água e sabão mesmo assim não melhorou. Helena então gritou o irmão para levá-la ao pronto socorro.

Chegando lá Marina foi atendida imediatamente, indo para o balão de oxigênio. No outro dia Helena vendo que a amiga estava no balão e com gases com soro para os olhos ficarem sempre umedecidos por causa da irritação terrível que ela teve ao passar o bálsamo neles disse,

-Você precisa deixar disso, porque isso já virou um vicio, desta vez, foi só um susto grande, de outra vez pode acontecer o pior se não tiver ninguém por perto.

Marina balançou a cabeça concordando com lágrimas nos olhos porque sabia que a amiga estava dizendo a verdade, agora entendia a implicância que ela tinha com essa sua mania de dizer que estava com o nariz entupido para usar Vick sem necessidade nenhuma, sabia que escapou por pouco, Aprendeu a lição depois do susto que passou ao ficar sem respirar.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 03/06/2016
Reeditado em 04/06/2016
Código do texto: T5656457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.