O BAGRE ENSABOADO

Lá pelas bandas do agreste, tempo passado, conta-se uma história seguinte: Existia um grande político, bravo que nem onça parida, jacaroa chocando, serpente venenosa no cio. Monstrinho este que não permitia ninguém politicar em seu curral dominador.

Mas, um velho e matreiro advogado resolveu a embrenhar na trilha sonora desta vertente, e disfarçadamente foi visitar alguns votantes do Leão dos Bodes. De repente, no terreiro, foi juntando retirantes e mais retirantes, todos com esperança no novo Candidato, mais de Cem.

Ocorre que, O Leão ficou sabendo e chegou no estalo, com os jagunços todos armados. Perguntando aos presentes berrando:

-oxente...., que esta acontecendo?... é velório?.... é distribuição de farinha?...é parimento ou procissão, o que é....? gritou lá do fundo um abelhudo:

-é discurso, Coroné...

O Coronel perguntou: quem é o discursador?

No meio da turma apareceu meio desconfiado o Advogado Candidato falando: -sou eu seu Coronel...

Certo, certíssimo seu Dotô... estamos todos apoquentados para ouvir o dito, mas vou avisar... se for para falar de mim que fale bem, senão vai provar o mel das abelhinhas (balas)! Pois bem, começe......

Senhor Coronel, jagunços, retirantes, espoléticos companheiros de luta: percebemos que a vida caminha de uma forma interformosa e complicativa, mas não devemos confusionar e prostrar diante das dialéticas, espoláticas e cojuminantes agressões! Devemos avançar na busca de norte, sul, promovendo a prolação programada com uma profundidade profligarítica e terminativa. Devemos promover um prolápso total, não deixando que ocorra a proléptica proletariada infestantemente. Devemos ser um promotório interligador com a liberdade próspera sem causar a infecção prostárica do Coronel.

Assim, Senhores, para finalizar, devemos conquistar o pronau com muita força e perseverança , para conseguir uma próspera, jactante e impulsionadora raça produtiva.

Arre égua.... disse o Coronel. O que o senhor falou foi muito interessante só que, não sei se falou bem ou falou mal. O senhor mencionou o meu nome por diversas. diversas vezes e o povo agradou muito, então para que o senhor não receba uns furinhos de nada no seu buchinho, escreva ai, rapidinho, todo o seu repertório de fala, para que eu decore e repita lá no Arraiá dos Tatús amanhã de noitinha, se não.........

Kulayb
Enviado por Kulayb em 01/08/2007
Código do texto: T588990
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.