ASSIM FALOU O MINEIRIN DO JEQUITINHONHA

O professor da escola de um distrito no Vale do Jequitinhonha, após sua aula com o tema preconceito, pediu aos alunos que aleatoriamente falassem alguma coisa sobre preconceito.

Justino, um negro desinibido muito querido na comunidade se levantou, foi à frente da sala e discursou:

- Fico tão incucado de sabê que nu nosso tempo inda tem gente qui num gosta de nego, acha qui nego e nega num é gente. Tem uns qui acha que é gente sim, mai qui é um cadin mai piqueno.

Qui num sabi dus trem, qui tudo o qui vai fazê fai marfeito.

Qui bebi muita cajibrina, qui é pobri e feio.

Qui tem o cabelo de bombrir.

Qui é beiçudo.

Qui as mué são lerda feito uma pachorra.

Qui num gosta de trabaiá.

Uai, mai essa branquelada qui tem preconceito di nóis negu, são tudo levado à breca.

Fai cada trem qui invergonha nói tudo.

Puis nóis num samo gente? Uai, nói tem fé, nói tem amor, nói tem carinho, nói tem sentimento, nói tem aligria, nói dança, nói fais rango bão, nói fai quejo mió do mundo, uai! Nóis tem tudo o que essa branquelada tem uai. E tem mai ainda, nói tem pele morena, pele pretin, nói tem humirdade, nóié simpri.

Nói num tem jeito feio com us branquin não, uai.

Nói é rebaxado, ganhamu menu, trabiamu mai, não entramu in muito lugá qui só tem branquin, uai! Tá certisso?

Quantas veis eu entrei dibaidacama de vergonha di branquin qui foi lá casa?

Quantas veis enfiei ditraidaporta de acanhamento de homi di zóio azu que foi lá?

Ficava di ladin no portá oianu a visita currabu duzóio, uai!

Quem num sabi vivê cus diferenti, num sabi nada da vida professô! Uai sô!

Puis eu acho que quem num gosta di negu e di nega é purque ainda num aprendeu a vivê cusumano. Esse povo tem um cadin bão pá aprendê inda.

Num é memo turma?

Esse trem de proseá qui nói é inferiô é coisa di quem inda num prendeu vivê uai.

Tenho pena desse povin, muin dó memo!

Uai, nossa curtura é um trem bão de mai, iu tanto que nói brinca, canta e dança?

Nói num tem tempo ruim não uai!

Essa branquelada é muito pequenin dimai.

A vida é muito curta pá sê piquenin!

Assim falou o Justino no Jequitinhonha.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 03/07/2017
Reeditado em 03/07/2017
Código do texto: T6044360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.