*Criança quando empaca...

Criança quando empaca

Estávamos vivendo a última semana da Quaresma, quando a Pastoral da Comunicação de nossa Paróquia resolveu inovar, ensaiando uma Paixão de Cristo com crianças para ser exibida na Páscoa.

Escolheu para “Cristo” um garotinho (não confundam com o ex-governador) mulato, mulato não, negro ritinto, que caíra nas graças de todos. Garoto sapeca, com cabelos encaracolados rastafari, o que não se sabia era que, além de sapeca, ele era também genioso. Por uma dessas incríveis coincidências não declaradas, o garoto já fora, num Natal não muito distante, o menino Jesus de um presépio vivo na mesma comunidade religiosa, e agora, queriam crucificá-lo.

Durante os ensaios, tudo ocorrera muito bem, só faltavam os adereços. A cruz do flagelo só lhe foi entregue no momento da entrada no templo. Não era uma cruz de madeira pesada, como as usadas por adultos. As crianças têm suas cruzes românticas, sem riscos de letalidade. Deram-lhe uma cruz feita com vara de pescar. Pra quê! O menino não gostou nada da novidade.

O garoto empacou e criança quando empaca é muito pior que mula manca! O templo estava abarrotado de gente. Pais, parentes, convidados, todos esperando para rever a peça de uma forma diferente. E foi diferente mesmo em tudo!

O garoto (O Cristo) entrou a contra gosto e a raiva estampada no seu rosto era visível a léguas de distância. Ele sapateava em vez de andar. Cismou de levar a cruz debaixo do sovaco, por mais que se pedisse até pelo amor de Zeus para colocá-la no ombro. Mas nem com reza de cigana prenhe ele aceitou.

Verdade que muita gente não entendia, mas aceitava a irreverência do menino. Outros tantos riam do inusitado. Era a primeira vez e única, em que um Cristo masoquista, protestava e fazia questão pelo sofrimento. O que era para ser um ato silencioso acabou por motivar comentários por parte de todos. Ao chegar finalmente ao Altar, que deve ter sido de fato uma via crucis para ele, o garoto rebolou a cruz ao chão e, pela leitura labial disse:

- Eu não quero mais saber dessa porcaria de cruz!

O mundo das crianças é muito diferente do mundinho dos adultos. Há um modo próprio de ver e interpretar os acontecimentos. Foi um trauma para muita gente, mas pra mim, ficou a lição de que toda imitação de Cristo é, de fato, dolorosa.

Eu vi e agora conto.

**********************************************************************************************************************

Filosofia de botequim:

A gravidade terrestre é a única força que te pressionando para baixo faz com que tu fiques de pé. Contra todas as outras deverás lutar.