Correndo com Jumentos

Vinícius tentava organizar uma corrida de cavalos na cidade com participação de cavaleiros da região. O evento era o primeiro da pequena cidade de Grande Terra. Após os anúncios a população se via animada e orgulhosa. Comprava camisetas da corrida como se fosse copos d´agua. Posto 1.000 a venda, venderam todas e ainda ficou o pedido de mais 1.000, que seriam entregues uma semana antes da corrida.

Os cavaleiros de Grande Terra e da região vinham em comboio de animais se inscreverem. Também queriam que o evento fosse um sucesso. As participações já mostravam isto.

Quando entrou em um bar que frequentava com constância, Vinícius, logo viu se aproximar do balcão ao seu lado, um barbudo vestido de jaqueta, chapéu e protetor de calça em couro. Ele tinha se aproximado para provocar, sua intenção era mostrar-se como futuro campeão da corrida.

- Você não tem chance. - Disse o barbudo.

- Meu cavalo está sendo muito bem preparado. - Respondeu Vinícius, dando um gole na pinga que havia pedido ao bar-man.

Encurtando a conversa, Vinícius se retirou. Indo para o consultório do veterinário, saber da saúde do cavalo. Pegou a motocicleta e partiu. Como sempre, pilotava com cuidado, mas uma HILUX passou por ele a toda velocidade quase o fazendo perde o equilíbrio e cair da motocicleta. Recuperou-se rapidamente e seguiu caminho.

Vendo as arvores na frente do consultório do veterinário, percebeu que tinha alguns cavalos amarrados, bem apáticos. Começou a imaginar o que seria aquilo, tinha ideia de que não era algo bom. Na ultima vez que havia visto uma cena desta, estava se espalhando pela cidade uma epidemia nos animais.

Na porta do consultório, desceu indo para dentro. O consultório tinha ares simples, uma casa adaptada para receber e tratar animais, uma casa que conseguiu se enquadrar nos requisitos para se tornar um consultório. Logo que se aproximou da recepcionista teve a notícia.

- Os equinos da cidade estão com uma doença parecida com hepatite, não poderão correr. Apenas os jumentos estão isentos, parece que eles possuem uma autodefesa no organismo.

- Vou agora mesmo para casa. Confirmar esta notícia. - Vinícius saiu em disparada.

Estava tão chocado pela notícia que no caminho passou pela esposa Nice e não percebeu. Por sorte não bateu em nenhum tombo. O que seria trágico.

No estabulo improvisado, viu o garanhão da corrida apático e os jumentos sem sofrer nenhuma alteração. Então pensou.

"Ainda faltam duas semanas para a corrida. Vou preparar um jumento destes. Não há nada no regulamento que impeça."

Dentro de casa, vendo que já era noite. Tratou de preparar o café. Neste meio tempo a esposa chegou.

- O que houve, que passou por mim como um avião ? - Perguntou a esposa Nice.

- Os cavalos da cidade. Pegaram uma doença, vou ter que correr com um jumento.- Respondeu Vinícius.

- Então vou ter que avisar aos nossos cumpadis para que façam o mesmo. - Disse Nice um pouco nervosa.

Com o café já pronto, Nice tratou de servir o esposo que após alguns telefonemas ficou mais calmo. Vinícius depois tomar o café, deitou-se, pensando no outro dia, quando começaria o treinamento do jumento.

A noite passou, o dia logo amanheceu. Montado na motocicleta, Vinícius tratava de preparar o jumento, aquecendo os músculos. Um trabalho que faria todos os dias até a corrida. Neste primeiro dia, não conseguiu tirar todo desempenho que queria do jumento, mesmo não estando preparando ele para vencer, mas para ter uma boa participação.

Os dias se passaram, as 1.000 camisas encomendadas entregues, e a data da corrida chegada. Quase toda a população da cidade estava no circuito contando também com a participação de alguns cidadãos circunvizinhos.

Os cavalos e cavaleiros da região estavam emparelhados com os jumentos de Grande Terra. A população mostrava-se orgulhosa, feliz por está participando. O juiz fazia as ultimas fiscalizações. Preparava-se para apontar a arma para cima e dar a largada. Afastou-se, olhou mais uma vez para os cavaleiros e deu o tiro de partida.

Os cavalos disparam na frente. Eram apenas duas voltas. Logo atrás os jumentos pareciam ter tomado toda a vitamina possível de se tomar. Após a primeira volta os cavalos começaram a desdenha. Pareciam estar afetados por algo. Com isto os jumentos aproximavam-se deles. Chegaram a emparelhar. Vinícius viu está do lado, o barbudo que o desafiou no bar. Tratou de estimular o jumento a passar dele. Passaram-se alguns segundos até que Vinícius e o jumento cruzaram a linha de chegada em primeiro.

Em casa com o troféu. Vinícius tratou de colocar o jumento em uma cela especial do estabulo.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 18/09/2017
Reeditado em 18/09/2017
Código do texto: T6118059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.