Outra do seu Francisco

Nascido nos confins do sertão baiano, acostumado na lida com o gado desde pequeno, seu Francisco ganhou fama de domador valente. Nunca havia encontrado animal que o deitasse na poeira. Nem boi, nem cavalo, burro ou jumento, nada o intimidava. Fazia isso por prazer. Sua fama ganhou os sertões. Certa vez, enquanto conduzia um rebanho de gado lá para os lados de Xique-Xique, a tropa, exausta, descansava sob uns pés de mulungus e aroeiras. Sabendo da presença de seu Francisco naquela comitiva, um fazendeiro manda chamá-lo. O coronel, como gostava de ser chamado, disse que sabia de sua fama como domador, mas duvidava que ele fosse capaz de parar em cima de seu burro Piquira. Bicho valente, jamais deixara peão algum parar em seu lombo. Seu Francisco não aceita o desafio, alegando que não queria machucar o animal. O coronel, então, em tom de ironia, disse que ganhar fama assim era fácil: - Acovardando até eu!! Duas coisa que seu Francisco não aceitava: ser chamado de covarde ou de mentiroso.

Orgulho ferido, seu Francisco prepara a montaria dizendo ao coronel que a responsabilidade era dele. O coronel aprova, confiante na vitória de seu pequeno Piquira. Mas o entusiasmo durou pouco. Em cima do burro, seu Francisco parecia um meleta, não desgrudava da sela. A espora riscava o animal desde o pescoço até a anca, sem piedade. Vendo a iminente derrota do burro Piquira, o coronel pede a seu Francisco que pare, antes que o animal caia, prostrado. Num movimento acrobático, seu Francisco salta do lombo da montaria e segue em direção ao coronel: --- Preste atenção, coronel, nunca mais duvide da palavra de um homem ou o chame de covarde! E não se esqueça, se o senhor não é capaz de realizar alguma tarefa, qualquer que seja ela, sempre haverá alguém capaz de fazê-lo! Altivo, com a alma lavada, se retira do local, deixando todos abismados com a sua proeza. Seu Francisco não gostava de maltratar os animais, mas o coronel tinha que tomar essa lição e aprender a respeitar as pessoas. E assim, seu Francisco seguiu viagem, aumentando ainda mais sua fama de domador valente.

Ranon Machado
Enviado por Ranon Machado em 01/10/2017
Reeditado em 20/06/2023
Código do texto: T6130268
Classificação de conteúdo: seguro