A Vaca em cima da árvore

Esse “causo” acontecido num sítio em Rafard, quem me contou foi Armando Orlandin, na época em que trabalhou como guarda no Banco Bandeirantes, antes de trabalhar na Prefeitura (na foto operando a retroescavadeira).

Como o Bandeirantes ficava vizinho da Barbearia do meu pai, era comum conversarmos com funcionários e clientes do Banco, e Armando era um bom contador de estórias, a quem os amigos carinhosamente chamava por "Pirambóia", apelido colocado por Tenor Quagliatto.

Contava Armando aos amigos do Banco, que certo dia no sítio onde morou, deram por falta de uma vaca de estimação, que por sinal estrava “prenha” como ele próprio relatava.

E saíram todos a procura da mimosa por todo o sítio, e não a encontravam em nenhuma parte, que chegaram a imaginar que algum animal, uma jaguatirica pudesse tê-la matado, ou ainda que tivesse caído em algum buraco ou no rio.

Passado um dia inteiro de busca, contava Armando que saiu sozinho vasculhando cada pedaço de terra do sítio, atento a qualquer sinal que pudesse indicar o que havia ocorrido.

De repente, dizia ele, olhei e achei a mimosa, e não é que ela tinha dado cria em cima de uma árvore, acredite quem quiser...estava lá, ela e o bezerrinho em cima da árvore, repetia...

Os funcionários e alguns clientes do Bandeirantes que estavam atentamente ouvindo a conversa, caíam na risada, e chamaram Armando de mentiroso, queima campo, e diziam: conta outra mentira Armando que essa não “colou”!

Mas Armando, insistia que era sim verdade, e que, se não quisessem, não acreditassem, mas era verdade... a vaca deu cria em cima da árvore, e por isso ninguém achava ela...

Nisto chega um parente de Armando, e ele pede que esperem uma confirmação do que ele estava dizendo, e ato contínuo, chamou o parente para confirmar a estória.

Chega na roda de conversa do Banco, a testemunha ocular do fato...

Conte para eles, a estória da vaca que deu cria em cima da árvore lá no sítio, que esses caipiras da cidade não estão acreditando, diz Armando.

O parente confirma ser verdade o que ele estava dizendo, ao que alguém fala: - Pronto! Mais um mentiroso! Como uma vaca vai subir numa árvore e conseguir parir lá em cima?

Ah! Mais ninguém disse que ela subiu na árvore, diz Armando. – A árvore caiu com um temporal que deu uma noite lá no sítio, e a vaca se abrigou em cima das folhas e galhos da árvore que estava no chão e deu cria ali...

Foi só risada e assunto para o mês...

Quem encontrava Armando na rua, já vinha perguntando para ele: - E a vaca já desceu da árvore?