Dobradinha à moda de Dito Miano

Na cidade de Raffard, mais especificamente na Rua Tietê, morou Tite Piazentin, que foi quem me contou sobre um caso muito comentado na cidade sobre um almoço de amigos na casa de seu vizinho e também antigo morador da Rua Tietê, o inesquecível Dito Miano.

Esses amigos numa roda de conversas, em tom de brincadeira, diziam que num dia que lhes desse nas telhas, iriam um “filar uma bóia”na casa do Dito Miano.

Dito Miano, já antevendo uma oportunidade de “pregar uma peça” nos amigos, pergunta de pronto para eles, se os mesmos apreciavam uma “dobradinha” ao que todos acenaram com a cabeça que sim, e ainda disseram que só de pensar já estavam com “água na boca”!

Bem, ficou combinado que seriam avisados assim que ele encontrasse a iguaria para fazer a dobradinha como só ele sabia fazer...

E finalmente chegou o grande dia, e todos os amigos convidados, compareceram e, depois dos cumprimentos de praxe, sentaram ao derredor da mesa, ansiosos por degustar a tão esperada iguaria.

Dito Miano colocou o caldeirão à mesa, e os mais atirados imediatamente meteram a concha no caldeirão, que veio cheia, e já para o prato, e traz outra e mais outra, até quase vazar pelas bordas. Outros repetiram o gesto do primeiro, e só o dono da casa não pegou sua parte.

Perguntado se não ia comer, saiu-se com esta: - Antes de vocês chegarem já fui experimentando para ver se estava boa, e acabei me enchendo, mas depois eu vou comer mais um pouco...

Todos mastigavam, mastigavam, e não conseguia desfazer os pedaços, mas por educação, não comentavam na frente com o dono da casa, então engoliam assim mesmo...

Até que alguém mais esperto e desconfiado da passividade do anfitrião, segurou um pedaço nos dentes, e puxou da boca aquilo que não desfazia, que esticou como um elástico, ao que Dito não conseguiu segurar e caiu na gargalhada.

Dito Miano havia pregado mais uma de suas peças nos amigos, servindo-lhes em lugar do bucho de boi, material de fazer bojo de sutiã, recortado em tiras, que bem temperado, ficou igualzinho a dobradinha...

Esse almoço na casa do Sr. Dito Miano, ficou famoso, pelo tanto de comentários que provocou na pequena Rafard, que ainda é hoje lembrado pelos mais antigos moradores.

Convém esclarecer, que após a brincadeira, o “pregador de peças” trouxe outro caldeirão, desta vez com dobradinha de verdade, e agora sim comeram até não poder mais, com elogios ao tempero e depois de boas gargalhadas, os amigos ao se despedirem, pediram que Miano não contassem a ninguém o ocorrido. E ele assentiu que ficassem tranquilos, que não iria falar para ninguém.

O fato é que noutro dia mesmo, Raffard inteira já sabia do episódio, pois quem em sã consciência, acreditaria que Dito Miano, perderia a oportunidade de contar a “peça” que tinha pregado nos amigos, e ainda descrever detalhes de como tudo ocorreu?

Rubens Rafard
Enviado por Rubens Rafard em 04/11/2017
Código do texto: T6161952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.