O JUMENTO E O MOÇO DO TEMPO.

Na reunião do sindicato rural, do ano passado ficou acertado e registrado em ata que, devido a inconstância climática da região, deveria ser contratado um meteorologista com os devidos equipamentos, para fazer a previsão do tempo na região. Assim facilitaria a todos os fazendeiros e agricultores daquela área saberem a época certa para o plantio.

Aquela região apesar de terras boas, as melhores do sertão goiano, tinha desenvolvido pouco. Um dos fatores que contribuiu muito para isso foi o isolamento causado pelas péssimas condições das estradas.

Mas, voltando a questão meteorológica. Foi contratado o tal profissional.

Chegou no lugarejo para montar o laboratório. Caixas e mais caixas; vários apetrechos, montes de fios e aparelhos que acendiam luzinhas.

Joaquinzin do jumento, carregador de água do rio para vender na cidade, só olhando aquela arrumação toda. Criou coragem e perguntou:

____Seu moço, pra que serve essa tralha toda?

____Isso, falou o especialista é para adivinhar se vai ou não chover.

____Interessante, e serve mesmo?

____Claro, não erra.

No outro dia. Várias autoridades se reuniram na porta do laboratório para ouvir a primeira previsão do tempo.

____Senhores, quero anunciar que à tarde vai chover.

Joaquinzin lá atrás, sacudiu a cabeça:

____Chove não seu moço.

E não choveu mesmo.

No outro dia a mesma coisa. Mais uma vez Joaquinzin acertou.

No quarto dia novamente foi contrário à decisão do meteorologista e acertou de novo.

A população já desacreditada do especialista.

No quinto dia: Joaquinzin concordou que chovia. Passou a tarde inteira chovendo.

Foram atrás de Joaquinzin. Como você tava acertando tudo?

____ É o seguinte : quando meu jumento, no meio dia, tá com a bunda suada vai chover. Quando a bunda tá enxuta, não chove de jeito nenhum.

Felix Chaves
Enviado por Felix Chaves em 07/11/2017
Reeditado em 03/09/2021
Código do texto: T6164640
Classificação de conteúdo: seguro