O CEGO E O BURRO

Já era quase seis da manhã quando o urro ecoante do jumento despertou-me do sono. Não era a primeira vez, tampouco seria a última. Depois que passei a morar ali naquele novo recinto, o burro da chácara do vizinho virara o meu despertador.

Ainda muito sonolento alcancei a parada do ônibus. Menos de uma hora depois eu já estava no centro da cidade. Confundia-se com um formigueiro. Eu nada mais era que uma simples formiguinha prestes a atravessar a larga avenida. Logo, o farol abriu permitindo a minha passagem e de mais um turbilhão de pessoas.

– Porque ele não veio? – Perguntei para mim mesmo já olhando para trás.

A ponta da bengala tocava no asfalto de modo repetitivo. Voltei, agarrei em seu braço e começamos a atravessar a pista pela faixa de pedestre, espremidos pelos mais apressados.

– Eu sempre falo que o mundo ainda não está perdido?

– Quem? – Perguntei.

– Como assim, quem? – Olhou para mim e franziu a testa.

– Aproximei minha boca do ouvido esquerdo dele e repeti:

– Quem não está perdido?

– Não estou entendendo... – Disse.

Aproximei ainda mais e gritei:

– Perguntei quem o senhor disse que ainda não está perdido.

– Continuo não lhe entendendo. O que está querendo fazer?

– Fazer? – Retruquei em tom gritante.

Para não ter dúvida da compreensão, abracei-o calorosamente e perguntei ainda mais alto:

– Fazer?

– Respeite o meu estado! – Ordenou num tom agressivo.

– Calma. – Pedi, compassadamente.

Segurei-o, ainda mais forte, temendo que sua fragilidade o derrubasse em meio a faixa de pedestre. Preguei meus lábios na orelha dele e gritei mudando de assunto:

– Deve ser o barulho?

– Creio que sim? – Concordou.

Quando o semáforo ameaçava a abrir estávamos quase finalizando a travessia e por questão de segurança avisei-o:

– O barulhão, o senhor não vai poder ouvir, mas preste atenção no sinal. Logo, logo vai abrir.

Nada respondeu-me. Apenas ameaçou acelerar o passo.

– Ainda temos um tempinho. – Acalmei-o.

Ao atingir a calçada do outro lado da avenida, de supetão ele se soltou de mim e ia se afastando. Cheio de dúvida, olhou em minha cara e perguntou.

– A quanto tempo foi atingido?

– Atingido? – Interroguei-o, sem nada entender.

– Pela surdez. – Disse naturalmente.

– Surdez? – Gritei para ter certeza de que ele me ouviria e continuei:

– Não, meu senhor, eu não sou acometido de surdez.

– Não? – Conferiu.

– Não. – Reafirmei, aproximando ainda mais dos ouvidos dele.

– Escuta-me, por favor... Então, porque tem mania de esfregar no outro, perguntar tudo e falar tão alto? – Questionou-me.

Não pude segurar a gargalhada, por mais que tentasse. Encostei ainda mais nele, levei minhas mãos junto à boca para direcionar o som aos ouvidos do velho e quase gritando respondi:

– Para o senhor ouvir melhor, ora!

– Eu? Ouvir melhor? – Zombou.

– Não é tão surdo? – Perguntei com a voz alta.

– Surdo? O moço está enganado. Minha deficiência é visual! Porque acha que demorei tanto para começar a atravessar a faixa? – Explicou, à medida que se afastava de mim tocando sua bengala nas pernas dos transeuntes.

Somente depois que passei por burro compreendi que ele era cego e que de surdo o velho não tinha nada.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 19/02/2018
Código do texto: T6258669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.