O óleo já está fritando

Né assim não, querida, que se descama um peixe!

Tá pensando o que? Precisa amolar bem a faca, cortar as barbatanas e caprichar no descamado. Pensa que peixe é perfume? Pois não é não, tá entendendo? Então, antes de dormir, descame o peixe, corte em postas, coloque o sal e lave bem as mãos com a borra do café, entendeu? Entendeu? Não se faça de louca não, não se faça de louca não, passe a mão na consciência e abra bem os ouvidos, porque se conselho fosse receita, eu faria o xarope pra ganhar uns tostões... Ande, ande logo com esse serviço que daqui a pouco já será tarde demais e depois que o peixe estraga, não tem mais boca boa que sinta bom gosto, tudo trava, tudo fica venenoso.... Valha, sem querer num já botei a frigideira no fogo, o óleo já está chiando e você nem passou o peixe ainda na farinha com corante... Ande, ande, lesma do meu auguro, acabe logo com isso que já tem uma ruma de troço pra lavar e uma saca de feijão pra debulhar. Logo agora, logo agora que o cheiro da maré ainda está na minha narina, uma vontade de mergulhar no rio e ficar por lá o tempo necessário pra virar sereia, mas num vou não, quando a água entra nos ouvidos é terrível, uma dor da bexiga, figa, sei nem porque lembrei disso agora, acho que por causa de quando eu era criança que mãe ia lavar roupa por lá e a gente ficava brincando de morar no fundo do rio... Era tão bom, mais tão bom que a gente nem sentia o tempo passar, até o dia em que apareceu aquele peixe enorme, tão enorme que pensei que fosse um tubarão. A boca muito escancarada, os olhos arregalados, pode crer, ele tinha cara de mal, de muito mal mesmo. Foi cheganddo, foi chegando, quando pensei que não, o condenado num deu uma rabada no meu irmão do meio, o coitado foi pego na traição que caiu no rio e engoliu pra mais de litro de água. Mãe veio fervendo e acertou uma cacetada no peixe, deu tempo de pegar meu irmão pelos cabelos, ele já com o bicho por aculá de água. O peixe escapou, deslizando na água e meu irmão escapou por um fio...Nem sei porque estou contando isso agora, porque a história é com você, cabrita mal ouvida, preguiçosa. Ande logo com esse serviço. Termine logo de tratar esse peixe que o óleo já queimou e nem a cor do peixe descamado pra gente comer com farinha... Todo dia essa ladainha, olhe pra minha boca, já está godê de tanto eu repetir todos os dias a mesma coisa...

Marcus Vinicius