Jam Session

- Qual é o segredo do seu sucesso empresarial?

Não havia uma única entrevista em que não me perguntassem isso, e eu quase sempre respondia que tudo era uma questão de trabalho duro, persistência, e estar no lugar certo na hora certa. Desenvolver um método seguro para contrabandear cocaína líquida também ajudava imensamente, mas isso nem era exatamente mérito meu, e, claro, eu não poderia revelar esta particularidade ao público. Mas os tempos estavam mudando, e as perspectivas de negócios andavam tão boas, que comecei a mudar minha história-padrão. Não se tratava mais, simplesmente, de trabalhar duro - como qualquer boia-fria poderá atestar - mas de invocar as forças positivas do Universo ao seu favor. Eu tinha, como poderia dizer, um Método.

- E você pode compartilhar este Método com os nossos leitores? - Perguntou-me a repórter bonitinha que viera me entrevistar na minha casa de praia, em Angra dos Reis.

O Método consistia em manter um fluxo constante de pensamento positivo. Encarar todos os acontecimentos do dia a dia, bons ou maus, como oportunidades de crescimento pessoal. Sabendo manter esta atitude, o Método propiciava uma ressonância com o próprio tecido constitutivo do Universo, que respondia de acordo com as vibrações que de mim emanavam. Isso estava intimamente relacionado com a física quântica, afirmei, visto que a mente humana era capaz de moldar a realidade que a cercava.

- Então... se eu me concentrar no que eu desejo... isso pode se tornar realidade?

A repórter era realmente bonitinha, não devia ter mais de 30 anos, avaliei. Cabelo castanho, cheio, blusa branca, saia cinza, justa. As pernas, que eu podia ver abaixo dos joelhos, eram lisas, torneadas e queimadas de sol. Se eu me concentrasse um pouquinho, acabaria entrando nos pensamentos dela. Não, eu não precisava me concentrar. A repórter passou a língua pelos lábios, aguardando sequiosa pelas minhas próximas palavras, o gravador digital na mão.

Antes que vocês imaginem que o Método só possa ser usado para tirar vantagem da boa vontade do Universo, é preciso que eu diga que, se mal utilizado, os resultados podem ser desastrosos.

Havia, por exemplo, uma companhia de soldados numa cidadezinha do condado de Bedfordshire, Inglaterra, preparando-se para ir lutar no continente, nos meses iniciais da I Guerra Mundial. Eles se reuniam uma noite por semana para cantar, e havia uma canção que era uma espécie de marca registrada do grupo, onde eles falavam de uma terra distante, onde havia pão com geleia três vezes ao dia, e que era para lá que eles estavam indo, e era lá que iriam morrer.

- E o que aconteceu? - Perguntou ela, corpo inclinado para a frente, os seios quase pulando no meu rosto.

Era a I Guerra Mundial, então, o que se poderia esperar? A maioria daqueles bravos rapazes que cantavam a própria morte, encontraram o fim que haviam previsto. Na dúvida, não provoque o Universo: ele pode realmente acabar concedendo o que você pede.

- Eu posso colocar isso na entrevista? - Perguntou ela, ansiosa.

Todas as bobagens que você quiser, pensei comigo. E perguntei se ela tinha o final de semana livre para aprender em primeira mão no que consistia o Método.

Ela desligou o gravador.

- Isso é estritamente profissional? - Indagou.

- Claro, - redargui - todos somos profissionais.

E eu não estava sendo irônico.

- [15-06-2018]