Não me faça rir

- Você vai colocar gelo na cerveja? - Indagou Michael com ar de desgosto, quando nos sentamos na piscina do hotel para beber. Dei de ombros.

- Março, em Bangkok, um calor dos diabos. Aqui, todo mundo põe gelo na cerveja.

- Acho que você já está em Bangkok há tempo demais... - ponderou ele.

- Pode ser - retruquei, tomando um gole da Chang estupidamente gelada. - Quando eu começar a comer arroz no café da manhã, terei certeza. E como foi lá, em Ko Samet?

Michael me olhou com ar de desgosto.

- Eu não fui para Ko Samet.

- Mas como não foi para Ko Samet? Você passou uma semana falando nessa viagem à ilha com a tal garota nova... como é mesmo o nome dela?

- Pakpao.

- Pakpao. Com esse nome, até desconfiei que fosse uma katoey...

E, perante o ar de interrogação de Michael, traduzi:

- Travesti.

Ele cerrou os dentes.

- Eu olhei o pomo-de-adão antes de qualquer coisa.

Balancei negativamente a cabeça.

- Em que século acha que estamos? Hoje em dia, já existe cirurgia para remoção de pomo-de-adão... nada de gogó, para denunciar o rapaz. E se você não quiser se arriscar a apalpar algo errado, o único método seguro é conferir o que diz a carteira de identidade.

- Não há nada errado com a Pakpao nesse quesito - assegurou-me ele, muito sério.

- OK, então Pakpao não é katoey. Agora, me explique a história da sua não ida à Ko Samet.

- Estava tudo certo... vi a distância no mapa, quanto tempo levava para chegar lá de barco e tudo o mais. Mas a Pakpao me disse que deixasse por conta dela, que iria conseguir um bom desconto no traslado e hospedagem...

- E você pôs o dinheiro na mão dela, suponho... - antecipei.

- Sim, pus... - respondeu ele de modo evasivo. - Mas parecia estar tudo certo... fizemos um belo passeio de barco, o tempo estava esplêndido... só que demoramos bem menos tempo do que eu previra para chegarmos à ilha. E aí, quando desembarcamos, encontrei um australiano no cais e perguntei se ele conhecia bem o local, e se poderia dar umas dicas sobre as praias...

Fez uma pausa dramática e aproveitou para limpar o suor da testa - e colocar gelo na própria cerveja.

- E aí, ele me disse: "claro, conheço Ko Samui como a palma da minha mão".

Ergui as sobrancelhas.

- A garota te levou para Ko Samui, e não para Ko Samet?

Michael balançou a cabeça, afirmativamente.

- Ko Samui é bem mais cara.

- [18-07-2018]