O PODER DA LEITURA
    Havia numa cidade pequena do interior, um rapaz rude de pouco saber e de poucos amigos; nas ruas ele era sempre zombado pela sua falta de cultura, falava errado e tinha atitudes grosseiras até. Seu nome era Manoel.
     Ele trabalhava fazendo “bicos” nas fazendas e terras onde o mato precisasse ser capinado e com o dinheirinho que conseguia, ia sobrevivendo... Era sozinho e morava num barraco sem banheiro e sem o mínimo de conforto.
     Às vezes, ele entrava num restaurante próximo, mas quase sempre, era humilhado pelos funcionários e pelos clientes do restaurante, por isso, logo saía e procurava outros meios para comer alguma coisa.
     Este rapaz não conhecia nada, não sabia falar sobre assunto algum... Vivia por fora de tudo e de todos... Um belo dia saiu para fazer um trabalho numa fazenda mais afastada de onde o mesmo vivia e quase nada sabia sobre tal fazenda e seu proprietário o Senhor Alan.
     Alan já tinha seus 64 anos e passou a administrar essa fazenda por conta da morte do seu pai o senhor Alamar, este por sua vez, havia construído um lugar secreto, uma espécie de esconderijo subterrâneo com estocagem de alimentos e muitos livros dos mais variados assuntos... Ninguém até hoje, descobriu qual era a intenção do seu Alamar.
     Manoel, então, saiu para trabalhar e sem querer pisou onde não devia e acabou despencando esconderijo abaixo, sem sequer deixar rastros. Como ninguém ficou sabendo dessa construção no meio da fazenda, a princípio, não tinha como socorrer o rapaz.
     Manoel ficou desacordado por algum tempo, era muito abaixo da superfície, bem profundo mesmo! E após esse período desacordado, Manoel enfim se recuperou e percebeu que estava num lugar estranho, mas não fazia à menor ideia de que lugar era aquele. Procurou sem sucesso, a uma saída e depois de um tempinho acabou desistindo. Então percebeu que ali tinha comida, ventilação e muitos livros e começou a ler um por um e repetiu isso por várias vezes.
     Havia naquele lugar, livros de toda natureza, autoajuda, direito, política, biografias, romances, poesias; livros ensinando etiquetas, etc... De certo que Manoel foi se inteirando de tudo e passou a viver naquele lugar por muito tempo.
     Lá dentro tinha TV, rádio, cama; só não tinha celular, aliás, não havia maneira de se comunicar com o exterior do esconderijo, somente o dia que alguém resolvesse andar nas proximidades, talvez pudesse olhar o buraco por onde Manoel caiu.
     Manoel viveu ali por alguns anos e de tanto ler, se informar, assistir jornais e reportagens, filmes, etc. Se tornou uma pessoa totalmente diferenciada, não mais parecia aquele rapaz rude que falava errado e tinha atitudes grosseiras.
     E enfim, o dia que foi retirado de lá, não importa como o encontraram e nem como o tiraram, mas o importante é saber que o rapaz que saiu dali, era outra pessoa. Ele viveu naquele lugar por mais ou menos uns 11 ou 12 anos, teve que ser internado, não via a luz do sol durante todo esse tempo.
     Recuperado, Manoel tornou-se um homem importante, respeitado e admirado por todos aqueles que antes o criticavam, zombavam e o desprezavam. Manoel dava palestras importantes para pessoas importantes, tornou-se posteriormente, professor universitário, advogado e empresário.
     Veja você o poder transformador que a leitura tem! O conhecimento liberta! A educação é o caminho para uma vida melhor...

╬╬╬╬╬╬╬╬╬╬╬
Luciênio Lindoso
Enviado por Luciênio Lindoso em 02/10/2018
Reeditado em 25/05/2020
Código do texto: T6466152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.