A Origem do Mundo

E como estávamos na margem esquerda do Sena, sugeri que déssemos uma esticada até o Museu d'Orsay.

- Este lugar parece uma estação de trem - comentou ela, quando entramos no salão.

- É exatamente o que era - confirmei.

- E qual era mesmo esse quadro famoso, que você quer ver?

- "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet - declarei, olhando ao redor para ver se localizava a pintura. Não foi difícil descobrir, pois havia um grupo de turistas em frente à ela.

- Ali! - Apontei.

Aproximamo-nos, celulares em punho. Ela encarou o quadro, desconcertada.

- Mas é uma... e bem cabeluda - sussurrou ao meu ouvido.

- É a origem do mundo - repliquei.

Tiramos algumas fotos, mas ela declinou meu convite de posar ao lado do quadro.

- Quando você falou em "A Origem do Mundo", pensei que fosse alguma coisa abstrata... o Big Bang ou algo assim - comentou por fim, quando saímos para a rua. - Aquilo ali era bem... realista.

- Essa era a ideia - redargui. - Há alguns anos, em Portugal, um livro de arte usou uma foto deste quadro na capa... pois chamaram a polícia, que mandou retirar das vitrines os exemplares à venda nas livrarias.

- Eu entendo a surpresa de quem viu... é, bem, impactante.

- Como toda boa obra de arte - ponderei.

- [09-03-2019]