Cleópatra carregada

- ... e na segunda cena do segundo ato, - explicou o diretor da peça - Apolodoro, servo de Cleópatra, entra carregando um tapete para presentar Júlio César. Dentro do tapete, estará a própria Cleópatra. Perguntas?

Romualdo, que iria interpretar Apolodoro, havia levantado a mão.

- Quanto a Francisca pesa?

Francisca, a atriz, lançou-lhe um olhar torto.

- Estou de regime há seis meses, Romualdo.

O interpelado levou a mão ao queixo, pensativo.

- Olhando agora para você, eu não percebo nenhuma diferença.

Francisca estava prestes a levantar-se e dar uma resposta à altura, quando o diretor ergueu os braços.

- Está bem, está bem! Apolodoro enrola Cleópatra no tapete e depois dois escravos núbios o carregam nos ombros até os aposentos de Júlio César. Satisfeitos?

Francisca ergueu a mão.

- Esse tapete é novo? Eu tenho alergia a pó.

- O tapete é novo - assegurou o diretor.

- Mas será que César não vai me achar gorda por estar sendo carregada por dois escravos, em vez de um?

O diretor levou as mãos à cabeça.

- Mamma mia!

Apontou para Romualdo:

- Você vai entrar com um tapete nos braços e vai desenrolá-lo diante de César, até o fim do palco.

E virando-se para Francisca:

- Você entra caminhando pelo lado oposto, como se o tapete fosse uma passarela. Estamos acertados?

- Parece razoável... - ponderou Francisca. - Mas, já que falou em passarela, será que o tapete poderia ser vermelho?

- [14-03-2019]