ISABEL E A CADELINHA PROTETORA (HISTÓRIA QUE MAMÃE CONTAVA)

Era uma vez uma linda jovem sonhadora que queria encontrar, de qualquer maneira, um marido rico para se casar...

Isabel morava em uma modesta casinha isolada de tudo e de todos, era um pedacinho de chão no coração do Nordeste. A garota herdou de seu pai falecido uma cadelinha tão inteligente que parecia até gente, a cadelinha defendia a garota Isabel, sua dona, com unhas e dentes. Isabel prometeu ao seu pai que iria cuidar da cadelinha pelo resto da vida e em troca a cadelinha seria a sua protetora. Porém, a Jovem Isabel não compreendia o que era uma verdadeira amizade e nem sabia diferenciar o bem e o mal e, tratava a sua cadelinha protetora como um simples animal... A garota vivia suspirando pelos quatro cantos da modesta casinha, sonhando acordada com seu príncipe encantado, um lindo jovem, que chegaria em um cavalo alado para buscá-la e levá-la ao seu rico castelo encantado e assim, se casaria com ela. Isabel era uma garota desalmada somente pensava nela e no futuro marido rico, ela gostava da coitadinha da cadelinha, mas deixava a pobrezinha sempre sozinha e o quintal da sua casa era o recanto da bichinha e o seu abrigo.

Entre dia vai e dia vem, Isabel e a sua cadelinha viviam ilhadas naquele deserto que era a vida da jovem sonhadora. Em uma noite congelante e sombria de inverno a garota Isabel realizou suas atividades corriqueiras bem depressa, pois ela queria ficar aquecida em seu lençol quentinho, para se proteger do frio, o silêncio era tanto que até se ouvia o Tic, Tac do coração de Isabel, enquanto isso a protetora cadelinha estava morrendo de frio, ao relento, no quintal. De repente, Isabel ouviu alguém batendo na porta da frente.

- Toc, toc, toc... Abra a porta Isabel que eu vim te visitar, eu sou um príncipe rico e contigo quero me casar. Mas com a porta fechada o seu destino pode mudar. Disse-lhe o forasteiro.

Isabel ouvindo aquilo ficou logo satisfeita, pois finalmente ela iria se tornar uma princesa, iria se casar e viver feliz a vida inteira. Mas, o destino nem sempre é casamenteiro, mas que bobeira dessa garota sem eira e sem beira... Porém, a sua cadelinha protetora gritava lá do quintal:

- Isabel já comeu, Isabel já se lavou, Isabel já fez a cama e Isabel já se deitou. Forasteiro, vá embora, por favor!

Isabel ouvindo os gritos da cadelinha ficou muito furiosa, porque o silêncio predominava lá fora e o príncipe encantado tinha ido embora. Isabel foi até o quintal e com uma vassoura bateu com muita força no lombo do animal... A garota cansada adormeceu... E já no outro dia o tempo passou depressa, logo o dia virou noite e Isabel em mais nada pensou, ficou sonhando acordada com o retorno de seu amor. De repente, ela ouviu o tal do príncipe batendo na sua janela.

- Toc, toc, toc... Abra sua janela Isabel que eu quero entrar, pois a sua porta está fechada, eu sou rico e contigo quero me casar. Disse-lhe o forasteiro.

A cadelinha protetora toda machucada respondeu bem alto:

- Isabel já comeu, Isabel já se lavou, Isabel já fez a cama e Isabel já se deitou. Forasteiro, vá embora, por favor!

Isabel ouvindo os gritos da cadelinha ficou morrendo de raiva, porque o silêncio predominava lá fora e o príncipe encantado tinha ido embora. A garota não pensou duas vezes foi até o quintal e matou a coitada da cadelinha pensando que não seria mais incomodada pela tal... Já no outro dia o sol se escondeu depressa e a noite logo chegou, pois o que interessava para Isabel era a chegada de seu amor. E mais uma vez...

- Toc, toc, toc... Abra a porta de trás Isabel que eu quero entrar, pois a porta da frente está fechada e a janela emperrada, eu sou rico e contigo quero me casar. Disse-lhe o forasteiro.

Então, a cadelinha mesmo morta respondeu bem devagar:

- Isabel já comeu, Isabel já se lavou, Isabel já fez a cama e Isabel já se deitou. Forasteiro, vá embora, por favor!

Isabel ouvindo os gritos da cadelinha ficou enfurecida, porque o silêncio predominava lá fora e o príncipe encantado tinha ido embora. Ela foi correndo até o quintal e enterrou a pobre cadelinha e adormeceu pensando que desta vez a cadelinha se escafedeu... Mas, o dia logo virou noite e tudo de novo aconteceu.

- Toc, toc, toc... Isabel, eu quero entrar, tudo está fechado, eu sou rico e contigo quero me casar. Disse-lhe o forasteiro.

Então, a cadelinha mesmo enterrada respondeu sem respirar:

- Isabel já comeu, Isabel já se lavou, Isabel já fez a cama e Isabel já se deitou. Forasteiro, vá embora, por favor!

Isabel ouvindo os gritos da cadelinha ficou transtornada de raiva, porque o silêncio predominava lá fora e o príncipe encantado tinha ido embora. Ela foi correndo até o quintal e desenterrou a coitada da cadelinha, queimou a bichinha e jogou as cinzas fora. Assim, tudo de novo aconteceu...

- Toc, toc, toc... Isabel, Isabel, você queimou a sua cadelinha e jogou as cinzas fora, eu já posso entrar agora. Aqui estou!

Como a cadelinha não podia mais protegê-la, o malvado conseguiu a garota encontrar e para surpresa de Isabel, o príncipe desencantou e mostrou a sua face do mal. Isabel ficou apavorada quando viu aquele bicho, afinal!

- Que tristeza, meu senhor! Você não é um belo príncipe, não é o meu amor! Isabel exclamou.

- Não sou um belo príncipe e nem quero me casar, o que eu quero é apenas te devorar! Uau, Uau... Já, Já... E assim, devorou Isabel no jantar.

É mesmo assim gente! A vida oferece vários caminhos, o caminho do bem e o caminho do mal, mas a escolha entre o certo e o errado é nossa, no final.

Versão de Elisabete Leite – 23\03\2019

(Inspirada na História que Mamãe Contava, em várias versões ao longo do tempo, com a mesma temática e na Literatura de Cordel: A História de Isabel e a Cadelinha Encantada de Jussandir Raimundo de Souza)

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 24/03/2019
Código do texto: T6606255
Classificação de conteúdo: seguro