DONA RUTH.

Alôooou? Siiim ?? Dona Ruth?

É comigo mezsma, estou ouvindo, Marisa, em que posso ajudar?

Ah! Sim, fazemos sim.

- Se demora? Ah, depende. Via normal, em no máximo de vinte e quatro horas, não mais. Agora, no despacho é mais rápido com taxa de urgência. Não se preocupe, com taxa é garantido, tem etiqueta de urgência e tudo, aí sai no primeiro voo.

- Um momento, vou passar a senhora pro despacho, minuto.

- Alôoou? Siiim? Dona Ruth? É Sheila do despacho, em que posso ajudar?

- Ah! Taquí, deixa ver, com taxa de urgência, né? Sim. Taqui ó: 114,300 kg

- O que? O peso não confere? É, mas aqui tá ó: 86 quilos, mais o peso da embalagem, 28 quilos e trezentos gramas, total: 114,300 kg mas no caso vai pela cubagem viu?

- Veja bem dona Ruth, aí é a máquina que decide, não está em nossas mãos, está no programa, se fosse no quilo, era uma coisa, mas é por causa da embalagem, tem mais comprimento que largura e altura, já saiu do padrão, daí o computador vai pelo volume, pela cubagem.

O que é cubagem? Sabe não é? Ah! Claro, momentinho a gente vai estar explicando, momento Dona Ruth.

- Trinnnn!, Trinnnn!

- Déééé, pegue a linha quatro tocando aí ó, - Hoje promete...

- Dona Ruth, tá me ouvindo? Tá é? Então, é assim: vai no contêiner, – antes não, mais agora, tudo quanto é transporte moderno é no contêiner, mais fácil de carregar, descarregar, ganha tempo e corta custos.

- O que? O que é contêiner? Ah! Sim... Contêiner é uma caixa grande, padrão onde se pode por todas as outras caixas dentro, facilita muito.

- Antes não, entulhava o compartimento de cargas com tudo quando era caixas, caixinha, caixolas, caixetas, e caixotões, levava tempo pra por e tirar e entre umas e outras caixas de diferente comprimento, largura e altura sobrava muito espaço vazio; agora não, chega o avião, tira-se quatro ou cinco caixas grandes, - contêineres – vai embora, adianta, voa, que foi pra isso mezsm que os aviões foram feitos, voar -, descongestiona as pistas dos aeroportos, daí o pessoal de terra que se vire tirando a caixaiada de dentro dos contêiner, tendeu dona Ruth? Avião já tá no ar foi.

- Claro, tão vamos elucidar a cubagem... Imagina a senhora agora, um contêiner de 12 x 2 x 2m, – falo assim só como base para o entendimento do cálculo –, se cada caixa tivesse no padrão, digamos de 1 x 1 x 1m, iriam exatas 48 caixas, se fosse 50 x 50 x 50 cm, exatas 96. Nem mais, nem menos.

- Agora: se uma dessas caixas tiver por exemplo: 1.90 por 70 por 60 cm que é o caso dessa aqui, e pelo que vai dentro não tem como não ser, - Deus me livre! - Imagine, a senhora, agora, o desarranjo que vai dar no acomodar as caixas padronizadas tendo que caber também essa aqui, junta?

Vai sobrar espaço vazio no contêiner e não pode, aí o preço por kg, vai ser substituído pela cubagem, ou seja: o total do espaço ocupado pela caixa em questão, mais o espaço vazio sobrante gerado por ela que pelas regrais da economia dos transportes, é espaço ocioso provocado pela embalagem fora de padrão, e portanto, tuti tuti por conto do cliente, simples assim Dona Ruth, - espero ter ajudado.

- A senhora está chorando muito dona Ruth, é difícil, entendo…Sinto muito… É, mas aí, a diferença a ser cobrada, aí a cubagem em detrimento do peso. É a máquina que acha e calcula, a senhora entende? Parece mais caro, mais não é, é que quem ocupa espaço que não usa, tem que pagar por ele, dona Ruth é a regra, veja bem, se é que a senhora me entende; nesse caso alguma caixa nesse contêiner, vai ter que ficar fora, próximo embarque, sabe-se lá quando.

- Entendeu Dona.: Ruth ? Aí prejudica, não pode, é a lógica do espaço preenchido, ao contrário da mente que é sempre bom esvaziar um pouco que só faz o bem, num contêiner já não se aplica, sempre cheio melhor nunca sai incompleto, se alguma embalagem provocar um espaço vazio, sai do quilo e cai na cubagem, e aí o espaço vazio desaparece tanto do contêiner quanto do faturamento da empresa, é a justiça do mercado, tem coisa que não pode mas se o cliente paga a diferença passa a poder, fui clara dona Ruth ?

- Muito bem, vigia, nem sei se devia estar falando tudo isso assim de maneira tão técnica para a senhora, é que senti a senhora tão banzada – se me permite falar, aliás que não é do meu feitio não, nunca foi, e não vai ser agora vai, longe de mim ficar escarafunchando o sentimento das pessoas, credo.

- Ãham... sei... É. Mas é que senti a senhora assim tristinha que não tive como evitar; as vezes peco pela sinceridade, a pessoa pergunta, já vou falando, respondendo, explicando tudo, a empresa não gosta muito, toma tempo, mas esse é meu jeito, sou assim desde pequena, leva a mal não Dona.: Ruth.

A ligação tá ficando longe dona Ruth, quase não ouço a senhora, eu entendo, eu mesma sou nova aqui, mas entendo; sei, essas coisas desequilibram a gente, com um frete desses, ninguém merece, mais agora com essas mudanças nas regras dos transportes, deus me livre, difícil né? Essas coisas acontecem, vejo isso todo dia, se me envolvo muito a gente endoida sabe?

Dona Ruth, tá ruim a ligação, também é longe né? A senhora em São Paulo, eu em Manaus, olha, vai como produto perecível, é só pró-forma, por conta da urgência, se não eles aqui do Depto. de cargas não prioriza, Manaus é fogo dona Ruth.

Se aborreça não, olhe só: a gente aqui está numa promoção, os 5 primeiros embarques do mês ganha dois arranjos florais, as flores é o cliente que escolhe, vai ser feito aí mesmo na floricultura mais próxima aí da senhora, anote aí; tá aqui o número, a senhora liga escolhe as flores e pede e eles entregam, já sabem, tudo pago.

Dona Ruth, só mais uma coisinha, a voz da senhora está muito sumindo, chorando muito dona Ruth, vamos conferir o endereço e acabou a senhora precisa descansar, assim não dá, então vai, vê se confere: Av. Francisco Falconi, 837 Vila Alpina – cep: 03227-000 São Paulo. Viu, vai chegar aí por volta das 11:30h. Espere no portão principal, o carro a senhora vai logo ver, tem o logotipo da empresa da gente, é... Setor do crematório. Estamos entendidas, passar bem… Fica com Deus dona Ruth meus sentimentos.

Ai, ai.

Sr. Gervásio, negócio fechado. Embarcar o corpo do papai de Dona Ruth, primeiro voo, de maneiras que a entrega in loco seja não mais que 11:30h conforme combinado, taxa de urgência, duas corbelhas grátis, já inclusas no custo do frete, a serem feitas em São Paulo, flores da promoção do mês a gosto e à escolha do cliente, tudo aos costumes. Fui

Jeronimo o Simples
Enviado por Jeronimo o Simples em 21/04/2019
Reeditado em 21/04/2019
Código do texto: T6628868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.