Arraes X Cozido

Era outubro de 1979, no mês anterior os exilados haviam voltado ao patropi devido à le da anistia.Um deles foi oex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. O comício da volta dele em Santo Amaro, no Recife, foi um acontecimento que ficou na história política do estado, o "Arraestaí". Um dos militantes de esquerda do interior estivera nesse comício vibrando co a volta do mito. No inicio de outubro a direção do MDB no estado comunicou que Arraes iria visitar o interior e a primeira cidade seria a desse militante. Começaram a se organizar para receber o líder. Mas aí, exste sempre um aí, aconteceu que a visita seria num sábado pela manhã, e nesse sábado, por coincidência o militante fora convidado por um amigo para degustar um cozido nos trinques na sua casa, cozido de verdade e não o tal chambaril que é servido na capital, um cozido ligth. Detalhe:o amigo avisou que havia conseguido duas garrafas de Pitu antigas, com mais de dez anos, com a tampiha já enferrujada, uma relíquia, o goto da cachaça velha supera qualquer uísque doze anos. Esse militante esquerdista, apesar da veemência ideológica e fidelidade à causa socialista, possuía uma fraqueza. Mais do que fraqueza era pecador , recaía constantemente no pecado número um, a gula. Ficou meio nervoso, mas esperava que Arraes cegasse mesmo às dez horas como estava marcado, haveria a reunião e depois ele se mandaria para o cozido. Ms qual o quê!

Houve um problema, a comitiva resolveu dar uma passada em Belo Jardim, cidade vizinha e atrasou. Deu dez, onze horas, meio-dia e nada. Pertinho de uma da tarde, chegou um amigo taxista e seresteiro que também ia ao cozido e disse ao militante: - Tô vindo da casa do teu compadre, ja tão passando o pirão. Ele vai abrir as garrafas de Pitu e tua comadre mandou te avisar que para sobremesa fez doce de leite com coco. O militante que apesar de asmático fumava, só parou um tempo depois porque u médico disse que ou ele parava ou morria, fumava um cigarro depois do outro, nervoso ficou em dúvida: Arraes ou cozido, eis a questão! O seresteiro do táxi estava apressado e perguntou: "Tô indo, você vai ou não vai? ". Foi, falou mais alto a gula e a cachaça antiga.

Foi e não se arrependeu, foi o melhor cozido que degustou na sua vida, bebeu a relíquia da Pitu,se divertiu ouvindo oseresteirocantar e com o papo e as anedotas e só saiu rebicado peloseresteiro depois das seis da noite.

É claro que dias depois foi chamado às falas pelos copanheiros da esquerda, pela desfeita, mas aquilo entrou por ouvido dele e saiu pelo outro. Ficara com o cozido. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/06/2019
Código do texto: T6678740
Classificação de conteúdo: seguro