R a t o e i r a

Sempre lembrava uma historinha que ouvira um sapateiro contar, nunca esqueceu e achava que ela era uma advertência inclusive para o momento que se vivia no país. Parece que estava vendo o velho sapateiro batendo na sola e contando:

"Um rato, olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro abrindo um pacote. Pensou logo, guloso, que se tratava de comida, Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado e correu para o pátio advertindo a todos: 'Há ratoeira na casa! Ratoeira na casa!'. A galinha foi logo dizendo: 'Desculpe, senhor rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas anão me prejudica em nada'. O porco foi na mesma linha: 'Desculpe-me, senhor rato, mas não há nada que eu possa fazer, vou lembrá-lo nas minhas orações'. Restou a vaca que fi logo perguntando ríspida: 'Ratoeira? Por que eu estaria em perigo? Acredito que não'. O rato, desconsolado, voltou sozinho para casa a fim de enfrentar a ratoeira. Naquela noite houve u grande barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que tinha acontecido. No escuro não percebeu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra, poke!, picou a mulher. O fazendeiro levou-a imediatamente para o hospital. Quando voltaram a mulher ainda estava com muita febre, e por recomendação médica devia se alimentar apenas de uma canja. Resultado, o fazendeiro pegou o cutelo e foi providenciar o ingrediente principal da canja de galinha. No outro dia, como a mulher era muito conhecida, começaram a chegar várias visitas, e era preciso alimentar essas pessoas. O fazendeiro então matou o porco. A mulher não melhorou, piorou e morreu. Veio muita gente para o velório, gente até de longe, era preciso muita comida para toda aquela gente. Só restou ao fazendeiro sacrificar a a vaca. Moral da historinha: qundo se arma uma ratoeira (sso no sentido mais amplo) todos podem ser sus vítimas. É preciso solidariedade e nunca omissão".

Nunca esqueceu o causo contado pelo velho sapateiro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2019
Código do texto: T6696121
Classificação de conteúdo: seguro