COMO RESPONDER A UM ELEITOR PIDÃO...

Em 2012, quando resolvi candidatar-me a vereador pelo município de Queimadas/PB (se arrependimento matasse...), aconteceu um fato embaraçoso comigo e o qual procurei transformar em algo engraçado.

Ao descer do palanque de onde eu havia acabado de discursar em versos (essa era a minha estratégia utilizada), em uma comunidade rural, uma garota se aproximou de mim, acompanhada de sua mãe.

A menina, que aparentava ter uns quinze anos de idade ou mais, confirmou comigo se eu era candidato e já foi logo me fazendo uma proposta.

Com o aval e a cumplicidade de sua mãe, ela afirmou que aquele seria o seu primeiro voto, mas que só votaria em um candidato que lhe desse alguma coisa. Certamente ela usou desse impulso com mais de um postulante...

Se ela pudesse imaginar que eu, por vezes, não tinha dinheiro no bolso sequer pra um cafezinho, jamais se aproximaria de mim.

E aí, ao me questionar sobre o que eu poderia dar para ela, naquele momento, não pensei duas vezes: disse-lhe carinhosamente que podia lhe dar um beijo e um abraço. Mas com todo o respeito, claro.

Nem preciso dizer que essa proposta não agradou mãe e filha e me deixaram no vácuo...

Esse episódio, inclusive, foi lembrado num cordel que escrevi, onde pude contar algumas das minhas "aventuras" no meio político.

Lembro-me até de um lance

Que se apresentou insólito,

Da mocinha que me pediu

Algo em troca de seu voto.

Só pude oferecer um abraço

Acompanhado de uma foto.