Político Arretado

Arcoverde é conhecida como a Porta do Sertão Pernambucano e a Terra do Samba de Coco e que faz um São João arretado demais, é também chamada de Terra do Cardeal (referência do Cardeal Arcoverde, o primeiro Cardeal da América Latina), mas o apelido mas popular é Porta do Sertão.

É terra de vários políticos eminentes. Mas um ficou na sua história pelas situações inusitadas e hilárias que fazia as pessoas embolarem de rir, até os charos de carteirinha riam. Era o famoso Antonio Lomba (que foi prefeito da cidade).

Num comício no Bairro de São Geraldo começou seu improviso: "Povo de Pinto de Campos...", foi interrompido por um cutucão e sopro do locutor: "Não é Pinto de Campos não, é São Geraldo". Ele no microfone, nao gostava de ser interrompido, madou ver: "São Geraldo, Pinto de Campos, Mascate, Boa Vista é tudo a merma merda, Dadá (nome do locutor) e continuou o improviso. Nessa mesma campanha (para prefeito) no "Quipá" ele, não se sabe o motivo, resolveu falar no toque de Caxias (dizem que para elogiar os militares, er o tempo da ditadura); "Conheço o Duque de Caxias derna o tempo que ele era cabo, quando quebrou... quebrou... quebrou ... (repetiu várias vezes e deu branco), Então resolveu o caso, "que quebrou quarque coisa, ora bolas". . Já num grande comício na Praça do Livramento, em frente à Igreja, ele se empolgou com a religiosidade e disse: "Povo de Arcoverde, eu juro que uma vez com esse ôios que a terra ha de comer eu vi o Anjo Gabriel tocando clarinete".

Eleito prefeito continuou criando situações hilárias. Numa solenidade de formatura no Colégio das Freiras, quando facultaram a palavra, ele resolveu fazer uma saudação às freiras: "Essas freiras que tem debaixo da saia, que tem debaixo da saia, que tem debaixo da saia - repetiu diversas vezes criando um clima de constrangimento e aí concluiu para alívio geral, principalmente das freiras - a fé, a esperança, a caridade...!". Ja tinha freira fazendo o sinal da cruz. Um barato.

Mas as pessoas anda hoje lembram da que acharam mais hilária. Foi na inauguração da Churrascaria Farroupilha, uma fsta grande, veio até gente de fora. Um grande advogado fez um discurso em que enalteceu o movimento gaúcho, a bravura daquele povo e, claro, a tradição do churrasco. Mas o prefeito Antonio Lomba no seu improviso resolveu discordar: "Eu acho que essa inauguração é importante ara a cidade, mas na minha opinião o nome dessa churrascaria num tem nada a ver com guerra, o nome Farrapilha vem de farra de bebida e pilha do gato. E tamos conversados". So restava comer e beber. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/09/2019
Código do texto: T6736052
Classificação de conteúdo: seguro