Chico Pescocinho

Lá pras bandas do meu sertão, na região do vale do São Francisco, havia um sertanejo metido a brabo, que, por ter um pescoço curto, à semelhança do ex-presidente Castelo Branco, apelidaram-no de "chico pescocinho".

Mas ele não aceitava esse apelido e sua reação era puxar a peixeira, capaz até de rasgar a barriga de de qualquer um , tamanha era a sua valentia ou ignorância.

Conhecedor dessa fama, certo dia, um seu conterrâneo, acompanhado de um parceiro de cachaça, avistaram-no lá no fundo de um bar, à beira da estrada, tomando uma cachacinha. O que já o conhecia, desafiou o outro:

_ Duvido você ir lá e chamá-lo de "Chico pescocinho". Pago-lhe cachaça o dia todo, se você tiver essa coragem.

_ E o companheiro não titubeou.

Foi lá, tocou no ombro do valentão, chamou-o de amigo e perguntou-lhe: "tá lembrado daquele dia que nós fomos pescar nas proximidades da cachoeira?"

_E o cara, todo mal encarado, respondeu-lhe: "eu sou lá de pescar com estranhos. Com você eu nunca pesquei".

_ E o desafiador, agora com a voz alta para o companheiro ouvir, e ainda com dedo em riste, disse: "pescou sim, pescou sim, pescou sim..."

E, graça à semelhança de sons de palavras do nosso idioma, o companheiro acreditou no desafiante.

E tome-lhe cachaça depois que ele voltou à sua mesa.

É assim a valentia dos nossos sertanejos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 11/11/2019
Reeditado em 28/12/2019
Código do texto: T6792160
Classificação de conteúdo: seguro