UM CONTO DE LOUCURA: UM DOIDO, O PAI DE SANTO E A NAMORADA.

UM CONTO DE LOUCURA: UM DOIDO, O PAI DE SANTO E A

NAMORADA.

Esse conto foi-me narrado pela minha futura sogra: A Dona Miracy. Também conhecida como a Vovó do Cruzeiro. Ela tem 100 anos de idade. E não perde um jogo do Cabuloso no Mineirão.

Disse-me ela que, na década de 1960, morando na cidade de Caratinga/MG, ficou sabendo o seguinte: Na cidade havia dois Pais de Santos, os quais disputavam a clientela. Havia, também, um doido que usava um pano encardido na cabeça e ficava o dia inteiro à beira do Rio Caratinga, sabe-se lá fazendo o quê...

Certa vez um dos Pais de Santos chamou o doido para uma conversa. Perguntou seu nome. O mesmo disse que se chamava bicicleta. Perguntou onde ele morava. Disse o maluco que nas nuvens. Perguntou ainda o que ele fazia ali. Disse que era estudante de medicina e que estudava um jacaré-açu para defender uma tese.

Então o Pai de Santo resolveu levar o doido até seu Centro Espírita e curar-lhe. E ele o curou mesmo, passado algumas sessões espirituais e passado alguns meses. O doido se transformou: Ficou livre do ¨encosto¨, tomava banho todos os dias, etc... Ele, simpatizou-se com uma das filhas do Pai de Santo benevolente, que, não gostou da ideia de sua filha namorar o maluco. Aí ele Deu-lhe uma ¨garrafada com vinho¨ para o já curado homem que voltou a ficar outra vez doido, e com sofrimento mental, espiritualmente satanizado, andando pela cidade aos trapos, fedorento e comendo restos de comida no lixão da Prefeitura.

Olhe bem: O castigo veio a cavalo. Um dia, à tarde, a namorada do maluco foi encontrar-se com ele perto do Rio. Ele a acolheu carinhosamente. Porém, ela pulou no Rio e começou a debater-se, quase afogando-se. O doido pulou no Rio, e, desesperado agarrou a moça, salvando-se ambos das garras do Ribeiro. Levou-a para a casa do Pai de Santo, beijando-a e se retirando para a Rua.

O doido voltou ao Rio, e, debaixo de um pé de Ipê Roxo fez sua moradia, onde, viveu até ir para a outra dimensão, a Terceira Margem: A Casa do Pai Celestial.

Os Pais de Santos morreram em avançada idade.

Dona Miracy tem 100 anos de idade, mora em Belo Horizonte/MG e é a Vovó do Cruzeiro Esporte Clube.

F I M.