MILAGREIRO

- Marculino, que confusão é aquela na porta da delegacia?

Ah! Seu Tota, foi o soldado Enéas que prendeu aquele pastor que estava fazendo milagre lá no campo.

- E prendeu por quê?

- Foi dona Mocinha que denunciou a enganação do milagre daquele homem da cadeira de roda.

- E como foi que aquela velha beata descobriu?

- Derna o mês passado, quande o pastor apareceu dizendo que ia fazer culto de cura e que precisava da autorização do prefeito para usar a arquibancada do campo para acomodar os fiéis sem pagar nada, que dona Mocinha ficou no calcanhar dele.

Só chama ele de nova seita...

Ela engavetou a petição por mais de uma semana, mas quande o pastor se encontrou com o prefeito na feira, ela teve que entregar o papel para o prefeito assinar.

Com tudo acertado, o pastor foi na difusora e todo mundo ficou sabeno que o culto ia ser no domingo, de meio dia prá tarde.

Foi quande no sabo apareceu aquele cabra montado na cadeira de roda que ninguém nunca tinha visto ele por aqui.

Aí dona Mocinha falou com Zarolho, aquele empregado de seu Olegário, para fazer amizade com o homem da cadeira de roda para descobrir a safadeza por trás do milagre.

Aí, depois do culto, já na boquinha da noite, Zarolho mais Clóvis do açougue e o soldado Enéas, se juntaram com o homem que tinha feito aquela munganga toda pra dizer que tinha ficado bom e se fazendo de muito amigo levaram ele para a bodega de dona Cotinha, encheram o cabra de cana e ele, bebo feito gambá no choco, contou que tinha sido contratado pelo pastor, por cinco contos, pra fazer de conta que tinha ficado bom e que essa já foi a quarta vez.

Que ele já tinha ficado bom no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, agora aqui e que na semana que vem eles vão pra Alagoas.

Na mesma hora o soldado Enéas foi na casa de seu Juca, onde o pastor estava amoitado e prenderam ele.

Ele já tava até com a mala pronta pra fugir.

A confusão toda agora é pra devolver o dinheiro que os besta deram, porque tem mais gente querendo receber dos que os que deram dinheiro e tá todo mundo dizendo que deu dez reais, mas a maior parte das notas é de dois.

Oh! Seu Tota, o que é nova seita, hein?

- Que diabo é isso Marculino?

- É dona Mocinha, que só chama o pastor de nova seita, e eu queria saber o que é...

OBSERVAÇÃO:

Nesse texto foram desconsiderados cânones da palavra escrita a fim de dar maior realismo ao causo.

GLOSSÁRIO

Derna = desde

Quande = quando

Sabeno = sabendo

Sabo = sábado