Pego pelo rabo

Pego pelo rabo

Nunca disse a ninguém que era honesto, os outros que criaram isso de mim. Eu devo, não nego, pago quando fizer bom tempo, está entendendo? Pois para de cobrar que já estou ficando com vergonha de tanta cobrança. Eu num acredito, não acredito que você, um cabra velho que é, dono da maior bodega daqui, meu compadre, vai ficar mais pobre só porque me vendeu uma meiota e ainda não paguei. Não, espera que estou falando. Você acha que eu tenho culpa que o rio está poluído e proibiram a pesca? Você acha que eu sou doido ao ponto de pescar peixe num rio poluído, vender, a comadre colocar no fogo e servir a sua família? E se der uma febre? Uma caganeira? A tropa gaiteira der um nó? Se a pessoa pegar uma infecção? E se nada disso acontecer, mas o infeliz se engasgar com a espinha? E se comer tudo, mas não querer o rabo, vai fazer o quê? Jogar no lixo? Dá pra alguém? Deixar pras moscas? Cumpade, sei que devo, não nego, vou pagar quando, quando não sei... Você acha que não fico com vergonha só porque comprei mei quilo de farinha, mei pacote de macarrão, uma bucha de Bombril, uma caixa de fósforo, mei quilo e meia livra de tripa e o cumpade fica me fazendo vergonha, dizendo a todo mundo que sou veiaco, devo e não pago, digamos eu que sou um pescador trabalhador, amigo, nas que estou na pior porque o pneu da bicicleta furou e não tive como ir pra maré? Mas cumpade, respeite meu bigode! Tenho culpa, tenho culpa do senhor ser dono da maior e mais sortida bodega daqui e eu goste de tomar uma pra sentir o tempo passar mais rápido? O senhor lembra que eu ajudei o amigo a descarregar o carro da mercadoria e não cobrei nada? Gastei tempo, coloquei força, ajudei o amigo e agora você vem me negar uma pinga, me humilhar na frente de todo mundo só porque faz três meses que eu comprei pão aqui todos os dias, fiado, pra alimentar minha família, peguei só um litro de leite com a comadre, comprei o gás pra lamparina e papel pra limpar o rego e ainda não tive como pagar porque os peixes se uniram e não vem pra minha rede de jeito nenhum? Logo o cumpade que me conhece desde que nasci e sabe que sou um cabra honesto, só estou faltando porque, porque ainda não fez bom tempo e estou vivendo pela graça de Deus? Só porque o compadre é dono da maior bodega daqui da localidade e minha veia não quis casar com você e me escolheu desde o dia que a gente brincou de passar o anel e o danado ficou engatado no meu dedo? O senhor ainda não foi capaz de me perdoar? Mas amigo, homem de coração duro, eu devo, não nego, mas só posso pagar queno são José mandar uma chuva que faça os peixes tremer de frio e caia de boca no meu anzol. Pois não é que quando ia saindo, escorreguei numa casca de banana, a carteira caiu e o compadre pode ver que tinha acabado de receber o meu aposento. Mais rápido que um gatuno, ele pulou o balcão da bodega, pegou a minha carteira e raspou tudo que eu tinha... Se ao menos, se ao menos tivesse deixado o dinheiro dos pães, não teria voltado pra casa com os pães da janta já comprado fiado...

Contei com a ponta da língua, contei pra deixar claro, se não vender fiado, vai ter que me pagar dobrado.

Marcus Vinicius