*Durma com um barulho desses...

Durma com um barulho desses...

Eu imagino que, por mais antenado que você seja - e com certeza é -, não desfrute da soberba de achar que sabe tudo. Assim, suponho que haverá, pelo menos, uma oportunidade entre dez de você não saber e nunca ter ouvido falar em Câmera Anecoica. Não, isso não é um palavrão!

As grandes universidades do mundo possuem esse dispositivo e, cito a Universidade de Minneapolis-Minnesota-USA, cujo laboratório (Orfield Laboratories) possui uma dessas câmeras que visa isolar qualquer tipo de ruído e alcançar o silêncio total. Idealizado para conter qualquer tipo de ondas sonoras e eletromagnéticas, esse laboratório alcançou 99,9% do objetivo. O silêncio é tão absurdo, que o recorde obtido por uma pessoa foi de 45 minutos de permanência dentro dessa câmera. Chega a ser não somente assustador como torturante. O silêncio é tão grande que a pessoa consegue ouvir as batidas cardíacas do próprio coração, ou a própria respiração. O silêncio chega a ser insuportável e pode até levar à loucura. A câmera é um cômodo em forma de cubo perfeito, medindo 40,45m² cada parede, piso e teto. O nível de silêncio alcançado foi de vinte, vírgula seis decibéis negativos (-20,6 dB). Para quem não sabe o que isso representa, basta dizer que nossa respiração mede 10 decibéis.

Tudo o que foi dito acima tem outra ligação com os seres humanos, ou os mamíferos. Podemos dizer que nós fomos “fabricados” para o barulho e a quase totalidade das pessoas, mesmo a sós, estão ouvindo ou fazendo algum ruído, por vezes incomodativos. Até os fones de ouvidos são colocados em potências não recomendadas. Nem mesmo o útero materno é um local silencioso, muito pelo contrario, pois segundo estudos, os sons que os bebês escutam equivalem aos executados por uma banda de rock. Já nascemos propensos a gostar de zoadas. Meu filho Bill, por exemplo, coloca dois fones de ouvidos, abre uma revista e liga a televisão.

Eu tenho hipersensibilidade aos ruídos baixos e intermitentes, especialmente à noite. Ontem foi uma dessas noites em claros, por ter aparecido uma pingueira do registro que vem da caixa d’água para o chuveiro do banheiro. Não consegui dormir, até que fiz uma gambiarra para sanar, temporariamente, o problema. Se fosse um trio elétrico, poderia tocar a noite toda que não empataria meu sono.

Eu morava e trabalhava em Balsas, no Maranhão, quando passei duas noites sem pregar os olhos, devido um bendito grilo que passou esse período todo cricrilando, sem que eu descobrisse seu esconderijo. No sábado, quando o encontrei, coloquei-o debaixo do salto de meu sapato e esmaguei-o por cerca de três minutos. Foi o castigo que lhe dei pelo incômodo que me causou.

Em Teresina, apareceu, certa vez, em minha casa, um camarada que eu conhecia para me vender um galo. Insistiu tanto, que acabei comprando o galo, mesmo sem ter galinha. Como eu tenho mania de pôr nome nas coisas, batizei o galo de Chantecler. Só à noite, que descobri os reais motivos que fizeram com que aquele sujeito quisesse se desfazer do bicho. Chantecler estava desorientado. Começava a cantar às 22 horas e só parava às 7 horas da manhã seguinte. Suponho que, por não tem companheiras, passava o dia inteiro dormindo e a noite cantando. Nunca vi coisa igual, era diferente de tudo o que se possa imaginar. O pior era que ele tinha canto variado, ia de tenor a contralto, manjava tudo. Tinha momentos em que ele dobrava o canto, como fazem curiós e canários. Com certeza, Chantecler tinha incorporado uma entidade doutro plano e planeta, ou quem sabe, do Terreiro de minha amiguinha Amanda Gomes.

Bastaram apenas duas noites, para que os vizinhos passassem por mim trombudos, de caras mais feias do que normalmente eram, parecia que tinham comido geleia de limão, tamarindo e jiló. Faziam questão de demonstrarem seus descontentamentos de forma silenciosa. Após a terceira noite, eu perdi o restinho de paciência e mandei cozinhar o galo. Só que, para minha surpresa, pareceu-me que os vizinhos sentiram saudades, pois não tardaram a me perguntar pelo Chantecler e ainda ficaram admirados quando lhes disse que havia comido o cantor. Gente é bicho esquisito!

De outra feira, comprei um despertador, daqueles quadradinhos que vinham do Paraguai, pois necessitava acordar cedo. Não me lembro de ter comprado coisa pior em minha vida! Eu que deseja acordar cedo, não estava nem conseguindo dormir, pois o tic-tac do infeliz incomodava-me a noite inteira. Coloquei-o na sala e, da sala foi levado para a cozinha. Só então tive sono mais ou menos tranquilo. Apesar disso ganhei outro problema, pois o despertar era tão estridente que fui obrigado a jogá-lo no lixo.

Agora estou pensando em tomar dose dupla de sonífero, já que não disponho de uma câmera Anecoica.

Aracaju-SE., 22/ 04/ 2020