Com asas nos pés

Elijah Reyes estava deitado na rede estendida na varanda de casa, quando ouviu a voz de Parker chamá-lo no portão da frente.

- Elijah!

Ergueu a cabeça para encarar o visitante.

- O que você quer? - Indagou sem disfarçar o desagrado.

- Você podia me emprestar a bicicleta? - Perguntou o rapaz de forma súplice.

Elijah sentou-se na rede, pés tocando o chão.

- Por que deveria te fazer um favor, Parker? Lembra do que aconteceu na última vez?

- Você sabe que não foi culpa minha - defendeu-se Parker.

Elijah decidiu levantar-se e caminhar até o portão.

- Quando você assume uma responsabilidade, deve estar pronto a pagar por qualquer coisa que aconteça, mesmo que não seja culpa sua - arguiu com estudada tranquilidade. Não queria ajudar Parker nem se achava na obrigação de fazê-lo.

- Sim, eu sei - admitiu o rapaz. - Você tem razão. Mas desta vez, é realmente muito importante. Se eu não for de bicicleta, talvez não chegue na cidade a tempo.

- A tempo de quê? - Indagou Elijah ligeiramente interessado.

- De me despedir de Emily. Ela vai partir no trem das 16 h.

Elijah sentiu-se subitamente desperto.

- Emily vai embora? Mas como... ela não comentou nada na escola!

- A bicicleta... poderia? Na volta eu explico.

Elijah foi até o fundo da casa e voltou com uma bicicleta Schwinn verde, uma corrente e cadeado.

- Não se esqueça de prender na grade da estação. Não vá me dar outro prejuízo, meu pai não ganha pra isso!

Parker prometeu efusivamente que nada aconteceria com a bicicleta de Elijah, e partiu pela estrada pedalando velozmente.

Foi somente no crepúsculo que Elijah começou a ficar temeroso pela demora de Parker. Será que acontecera alguma coisa no caminho? A bicicleta era nova, e o pai o mataria se algo acontecesse com ela.

Seus temores aumentaram quando viu a caminhonete do pai apontar na curva da estrada, vindo da cidade. E na caçamba, para sua surpresa, estava a bicicleta que havia emprestado.

- Ei, Elijah! Trouxe a sua bicicleta! - Gritou o pai, quando ele abriu o portão do quintal para que o veículo passasse.

Esperou o pai estacionar antes de cumprir a ordem. Em seguida, perguntou:

- Por que o Parker não veio devolver, pai?

Angelo Reyes ergueu os sobrolhos.

- Parker me disse que havia falado com você, para que eu trouxesse. Ele tinha que pegar o trem das 16 h, deixou a bicicleta na loja.

Elijah engoliu em seco. Emily.

Então, ela não partira sozinha.

- [12-07-2020]