PANDEMIA O COMEÇO DE UMA GRANDE TRAGÉDIA II

Pernambuco, Brasil 27 de abril de 2020 onde as deficiências são uma repressão para a nação brasileira do mundo que hoje vive seus maiores e piores momentos de sua vida devido a uma tragédia simples e transitória que envolveu o mundo inteiro com um objetivo nunca deixar a sede de um vírus que seria uma catástrofe mundial para talvez demonstrar o apocalipse da Bíblia em todos os países do mundo que transformaram os filmes de terror espalhados na face da terra com um número incontável de mortes pela coroa, o Covic-19 que se infiltra na sociedade pelo vento que causa contágios pelo toque, pele, olhos que não podemos parar de repente na sociedade que são vítimas constantes de uma grande tragédia que acaba matando pessoas pobres e ricas em todos os lugares de circulação pessoal onde as pessoas se afastam como se fôssemos inimigos coerentes e que somos apenas pessoas inocentes que perderam suas vidas, familiares e amigos por uma bactéria mortal que expirou em humanos para infectar o mundo em que vários países foram afetados, onde há uma soma total de milhares de mortes e infecções de pessoas que contraíram a pandemia e os médicos pedem a todos que fiquem em casa para se salvarem e não contaminar a população mundial onde a sociedade se fecha em suas casas, bloqueando o trabalho, escolas, cinemas, parques de diversões, teatros municipais, shopping centers, restaurantes próximos como se o mundo estivesse morrendo e as ruas se tornassem um vasto vazio onde a polícia olha e pede aos idosos que não saiam de casa e que os jovens parem de trabalhar e outros passam horas arriscando suas vidas para não perder o emprego para sustentar a família que está escondida dentro de casa. esperando boas notícias do remédio para o qual uma guerra biológica certamente foi convocada, que eles analisam cuidadosamente dia e noite em grandes laboratórios de análise de grandes estudos e trabalhos Uma cura para acabar com o vírus que anda M amarrar pessoas importantes, cavalheiros e damas que são cidadãos e famílias de famílias que estão se escondendo de um vírus mortal que atormenta a face da terra para matar como uma pobre máquina mortal pessoas inseguras que são infectadas sem saber por que a morte perambula por todos os lados e em todos os lugares como um fluxo de contaminação que assustou até o departamento de saúde de todos os países que publicam grandes anúncios sobre o vírus na televisão para todas as pessoas da tome cuidado ao sair de casa e quem sempre deve lavar as mãos, a higiene das mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos mais eficazes na prevenção de doenças. Portanto, em meio à pandemia do vírus da coroa, cabe a nós adotá-lo como um hábito permanente e frequente e, dessa forma, juntar-se a nós para interromper a infecção.

Apesar da fuga do gel alcoólico - com um teor alcoólico recomendado de 70% v / v -, para proteger contra vírus e bactérias, sabão e água em dobro são mais eficientes. "A primeira opção é a lavagem adequada das mãos e a segunda opção é o álcool em gel. As duas técnicas podem ser combinadas para aumentar a segurança", diz Cristina Nader, nossa gerente médica corporativa. E um exemplo de como lavar as mãos é a prevenção e o tratamento social em casa.

Quando lavar as mãos:

Além dos momentos mais comuns (antes e depois de preparar a comida e depois de usar o banheiro), é importante lavar as mãos toda vez que você entrar em contato com alças externas, botões e superfícies de elevadores, corrimãos, balcões em geral, carrinhos e cestos para supermercados, máquinas de papelão e outros objetos compartilháveis.

Se não for possível lavar as mãos imediatamente após situações como estas, o Ministério da Saúde aconselha a não tocar nos olhos, boca e nariz até que a higiene seja realmente realizada. Lembrando que, se for possível tomar um frasco de gel de álcool, a proteção imediata será garantida.

Como lavar as mãos:

Embora pareça simples, a lavagem das mãos requer alguns cuidados específicos, os mesmos utilizados pelos profissionais de saúde. Entre estes está a duração mais adequada. A OMS alerta que o ritual completo dura 40 a 60 segundos, o equivalente a cantar a música "Parabéns a você" duas vezes seguidas. Com isso em mente, vá até a pia mais próxima e pratique o passo a passo completo.

Quero dizer que ainda não podemos matar o vírus e que podemos nos defender com mais amor em nossas vidas, porque estamos apenas colaborando com eficiência para ter boa segurança para nossas famílias e deixando claro que o que estamos enfrentando se tornará um exemplo social. essa união certamente com todos os descontentes é o que existe e nos fortalece e nos uniremos para combater essa pandemia todos juntos e que ainda podemos acreditar em biologia porque, com estudos mais sérios, tudo terminará em paz e sim, retomaremos a vida com mais cuidado e amor por todos que estavam e por aqueles que ainda estão conosco. Quero falar muito mais agora como começou entre contágios e grandes debates que serão mantidos como lembrança e memória para aqueles que partiram e que ainda estão vivos e que a capacidade é mais qualificada entre o compromisso com a educação, o amor e respeito pelos outros e que permanecem com a lição e toda a história que causou e está causando um grande distúrbio social e mundial. Com meus comprimentos!

Como tudo começou:

A pandemia de COVID-19 é uma pandemia contínua de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo vírus da coroa 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, província de Hubei, República Popular da China em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi relatado em 31 de dezembro do mesmo ano. Acredita-se que o vírus tenha origem zoonótica, uma vez que os primeiros casos confirmados foram relacionados principalmente ao mercado atacadista de peixe da Huanan, que também vendia animais vivos. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a epidemia uma pandemia. Em 26 de abril de 2020, pelo menos 2.892.508 casos de doenças foram confirmados em mais de 185 países e territórios, com surtos graves nos Estados Unidos (mais de 983.000 casos), Espanha (mais de 207.000 casos), Itália (outros 197.000 casos), Alemanha ( mais de 157.000 casos), Reino Unido (mais de 152.000 casos), França (mais de 124.000 casos), Turquia (mais de 110.000 casos), Irã (mais de 90.000 casos)) e China continental (mais de 82.800 casos). Pelo menos 202.368 pessoas morreram (mais de 55.000 nos Estados Unidos, pelo menos 26.600 na Itália, cerca de 23.100 na Espanha, cerca de 22.800 na França, mais de 20.700 no Reino Unido e pelo menos 4.600 na China) e 815 658 foram tratadas. Cientistas chineses isolaram um novo coronavírus, COVID-19, 70% semelhante em sequência genética ao SARS-CoV, e posteriormente mapearam e disponibilizaram sua sequência genética. Inicialmente, o vírus não mostrou a mesma gravidade que a SARS, mas com maior contágio. As questões levantadas incluem se o vírus circula há mais tempo do que se pensava anteriormente, se Wuhan é realmente o centro da epidemia ou simplesmente onde foi identificado pela primeira vez com a vigilância e os testes em andamento, e se há uma chance que Wuhan é um evento de pulverização excessiva. Em 22 de janeiro de 2020, um comitê de emergência organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) discutiu se o acidente constituía uma emergência internacional de saúde pública (PHEIC) sob os regulamentos internacionais de saúde. falta de informação. Em 23 de janeiro de 2020, a OMS decidiu não declarar a epidemia um FHEIC. No entanto, em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou a epidemia um PHEIC, exigindo que "ações coordenadas para combater a doença fossem elaboradas entre diferentes autoridades e governos". A declaração fez desta a única sexta vez que esta medida foi invocada pela OMS desde a pandemia do H1N1 em 2009. Na primeira semana de fevereiro de 2020, o número de mortes causadas pelo novo vírus corona excedeu 800, excedendo a SARS , que matou 774 pessoas em todo o mundo entre 2002 e 2003 Posteriormente, em fevereiro, o número de mortos subiu para mais de 1.400 e ultrapassou os 3.000 em março.

Segundo pesquisas da Universidade de Agricultura do sul da China, o pangolim pode ter sido o hospedeiro intermediário do vírus, enquanto pesquisas do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças encontraram semelhança com a genética dos morcegos e cobras. Os cientistas estudaram 1.000 amostras de animais selvagens e determinaram que os genomas das seqüências de vírus estudadas em pangolim eram 99% idênticos aos dos pacientes infectados por coronavírus de Wuhan. Em 11 de fevereiro de 2020, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, anunciou o nome oficial da doença, que se chamaria COVID-19, porque a palavra vírus corona se refere ao grupo ao qual o vírus pertence, e não menos importante. o próprio vírus foi designado SARS-CoV-2. O epidemiologista americano e consultor da OMS Ira Longini alertou que cerca de dois terços da população mundial podem estar infectados com COVID-19. Em 9 de março de 2020, o canal de notícias da CNN começou a considerar uma epidemia uma epidemia, com a justificativa de que o vírus havia encontrado uma base em todos os continentes, exceto na Antártica e em vários países do mundo. mundo, os casos continuam a crescer. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a epidemia como uma pandemia. Os efeitos globais da pandemia incluem instabilidade social e economia (queda do mercado global de ações), concursos de compras, xenofobia e racismo contra pessoas de origem chinesa e do leste asiático, disseminação on-line de informações falsas e teorias de conspiração sobre o vírus e o fechamento de escolas e universidades em pelo menos 115 países, afetando mais de 1,6 bilhão de estudantes. Até agora, a transmissão para animais de estimação, como cães e gatos, ainda não foi confirmada, e acredita-se que esses animais não transmitem a doença, embora em um caso raro um gato na Bélgica tenha testado positivo.

Causa:

COVID-19 e SARS-CoV-2.

Microfotografia eletrônica de virions SARS-CoV-2.

A causa da pandemia é uma doença respiratória chamada COVID-19 (Doença de Coronavírus 2019). A doença é causada pela infecção pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).

O SARS-CoV-2 é um vírus RNA positivo de cadeia simples e pertence a uma grande família de vírus chamados coronavírus. Os coronavírus causam várias infecções respiratórias em humanos, desde resfriados simples até doenças mais graves, como síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) ou síndrome respiratória aguda grave (SARS). O SARS-CoV-2 é o sétimo coronavírus conhecido por ser capaz de infectar seres humanos, o restante é 229E, NL63, OC43, HKU1, MERS-CoV e o SARS-CoV original. O SARS-CoV-2 foi identificado pela primeira vez em seres humanos em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. É provável que o vírus tenha se originado de uma mutação nos coronavírus do morcego. Antes de ser transmitido aos seres humanos, acredita-se que ele tenha passado por um tanque intermediário de animais, como o pangolim. O número básico de reprodução do vírus é estimado entre 1,4 e 3,9. Isso significa que cada infecção por vírus deve resultar em 1,4 a 3,9 novas infecções quando nenhum membro da comunidade é imune e as medidas preventivas não são tomadas. Não existem medicamentos antivirais aprovados para o tratamento do COVID-19, embora muitos já estejam em desenvolvimento e testando os medicamentos existentes. Em casos leves, podem ser feitas tentativas para aliviar os sintomas com os mesmos medicamentos para aliviar os sintomas de constipação, ingestão de líquidos e repouso. Em casos graves, pode ser necessária hospitalização com oxigenoterapia, soro e ventilação mecânica. A administração de corticosteróides pode piorar o prognóstico.

Sinais e sintomas:

Sintomas mais comuns de COVID-19.

A gravidade dos sintomas varia, desde sintomas leves semelhantes à constipação até pneumonia viral grave com insuficiência respiratória potencialmente fatal. Em muitos casos de infecção, não há sintomas. Em casos sintomáticos, os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldades respiratórias. Outros possíveis sintomas menos frequentes incluem dor de garganta, coriza, espirros ou diarréia. As possíveis complicações incluem pneumonia grave, falência de múltiplos órgãos e morte.

Os sinais de emergência que indicam atenção médica imediata incluem dificuldade em respirar ou chiado, dor ou pressão persistente no peito, confusão ou tonalidade azul na pele dos lábios ou rosto. O período de incubação entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é, em média, 5 dias, embora possa variar entre 2 e 14 dias. A doença é contagiosa durante o período de incubação; portanto, uma pessoa infectada pode infectar outras antes de começar a apresentar sintomas.

Epidemiologia:

História da pandemia de COVID-19 e de pandemia de COVID-19 por país

Surto inicial

Wuhan, China, onde a doença foi descoberta pela primeira vez.

Número de casos na China.

Os primeiros casos suspeitos foram notificados em 31 de dezembro de 2019, com os primeiros sintomas aparecendo algumas semanas antes, em 1 de dezembro de 2019. O mercado foi fechado em 1 de janeiro de 2020 e as pessoas com os sintomas foram isoladas. Mais de 700 pessoas, incluindo mais de 400 profissionais de saúde, que entraram em contato próximo com casos suspeitos, foram posteriormente monitoradas. Com o desenvolvimento de um teste de diagnóstico de PCR específico para detectar a infecção, a presença de COVID-19 foi confirmada em 41 pessoas em Wuhan, duas das quais foram posteriormente relatadas como casal, uma das quais não estava no mercado e três outros membros da mesma família que trabalhavam em bancas que vendiam peixe do mesmo mercado.

A primeira morte epidêmica ocorreu em 9 de janeiro de 2020. A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou em 20 de janeiro de 2020 que o novo vírus corona pode ser transmitido entre humanos. Na época, vários profissionais de saúde também foram infectados. A OMS alertou que um surto maior era possível. Havia também preocupações sobre a propagação adicional durante a alta temporada chinesa de viagens durante o Ano Novo Chinês. Em 20 de janeiro, a China registrou um forte aumento de casos com quase 140 novos pacientes, incluindo dois em Pequim e um em Shen. Em 23 de janeiro de 2020, Wuhan ficou em quarentena, onde todo o transporte público para dentro e fora de Wuhan foi suspenso.

Huanggang e Ezhou, adjacentes a Wuhan, também foram colocados em quarentena semelhante em 24 de janeiro de 2020. Em 24 de janeiro de 2020, o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na Europa, mais precisamente na França. Em 13 de fevereiro de 2020, após dois casos confirmados em um prédio de apartamentos, as autoridades investigam a transmissão entre pacientes sem nenhum tipo de relacionamento. Suspeita-se que o vírus se espalhou pelo encanamento de um edifício. Um prédio de 35 andares foi evacuado e mais de 100 pessoas não puderam voltar para casa depois de confirmar que dois residentes tinham o vírus: uma mulher de 62 anos que morava no 3º andar e uma vizinha não identificada no 13º Lo No mesmo dia, Robert Redfield, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, disse à CNN que a transmissão assintomática do novo coronavírus é possível. Redfield disse que uma pessoa infectada que não apresenta sintomas ainda pode transmitir o vírus a outra pessoa.

Expansão global:

Pandemia de COVID-19 na África, pandemia de COVID-19 na América, pandemia de COVID-19 na Ásia, pandemia de COVID-19 na Europa e pandemia de COVID-19 na Oceania

Mapa epidêmico do coronavírus 2019-2020 (26 de abril de 2020):

Total de mortes de COVID-19 por milhão de habitantes.

Em 15 de fevereiro, o primeiro caso do novo coronavírus - por uma americana de 83 anos - foi confirmado, envolvendo o navio Westerdam, que tinha um total de 1.455 passageiros e 802 tripulantes a bordo e não estava em quarentena. Vários países asiáticos se recusaram a atracar Westerdam em seus portos antes de desembarcar no Camboja em 14 de fevereiro.

Em 26 de fevereiro, uma mulher japonesa pegou o vírus pela segunda vez. A mulher de 40 anos foi testada pela segunda vez após ter uma dor de garganta e peito. A primeira vez que ela foi infectada no final de janeiro, ela foi hospitalizada e recebeu alta do hospital em 1º de fevereiro. Embora este seja o primeiro caso conhecido no Japão, infecções recorrentes foram relatadas na China. Em 18 de março de 2020, dada a situação alarmante que atingiu a pandemia, o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em entrevista, anunciou que invocaria a lei da guerra e compararia os esforços com a Segunda Guerra Mundial; uma analogia com o cenário da Segunda Guerra Mundial.

Em meados de janeiro de 2020, os primeiros casos confirmados ocorreram fora da China continental. O primeiro caso confirmado fora da China foi na Tailândia em 13 de janeiro. Posteriormente, os casos de doença foram confirmados no Japão (16 de janeiro); Coréia do Sul (20 de janeiro); Taiwan e Estados Unidos (21 de janeiro); Hong Kong e Macau da China (22 de janeiro); Cingapura (23 de janeiro); França, Nepal e Vietnã (24 de janeiro); Malásia e Austrália (25 de janeiro); Canadá (26 de janeiro); Camboja (27 de janeiro); Alemanha (28 de janeiro); Finlândia, Emirados Árabes Unidos e Sri Lanka (29 de janeiro); Itália, Índia e Filipinas (30 de janeiro); Reino Unido (31 de janeiro). Em fevereiro, o número de países com casos confirmados de doença aumentou consideravelmente, com os primeiros casos confirmados na Bélgica (4 de fevereiro); Egito (14 de fevereiro); Irã (19 de fevereiro); Israel e Líbano (21 de fevereiro); Afeganistão, Bahrein, Iraque, Kuwait e Omã (24 de fevereiro); Argélia, Brasil, Croácia, Áustria, Suíça (25 de fevereiro); Geórgia, Grécia, Macedônia do Norte, Noruega, Paquistão, Romênia (26 de fevereiro); Dinamarca, Estônia, Nigéria, Holanda, São Marinho (27 de fevereiro); Azerbaijão, Islândia, Lituânia, México, Mônaco, Nova Zelândia, Bielorrússia (28 de fevereiro); Equador, Irlanda, Luxemburgo e Catar (29 de fevereiro).

Durante o mês de março, os casos de doença também foram confirmados na Armênia, Guadalupe na França, República Tcheca, República Dominicana, São Bartolomeu e São Martinho da França (1º de março); Andorra, Indonésia, Jordânia, Letônia, Marrocos, Portugal, Senegal (2 de março); Argentina, Chile, Gibraltar do Reino Unido, Liechtenstein, Ucrânia (3 de março); Guiana Francesa, Ilhas Faroe da Dinamarca, Hungria, Polônia (4 de março); Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Palestina, África do Sul, Martinica da França (5 de março); Butão, Vaticano, Sérvia, Togo, Camarões, Eslováquia (6 de março); Maldivas, Colômbia, Peru, Malta, Paraguai, Costa Rica, Moldávia (7 de março); Bulgária, Bangladesh (8 de março); Albânia, Chipre, Brunei, Burkina Faso, Guernsey do Reino Unido (9 de março); Mongólia, Chipre do Norte, Panamá, Jamaica, República Democrática do Congo, Jersey do Reino Unido, Turquia (10 de março); Bolívia, Guiana, Honduras, Costa do Marfim, Polinésia Francesa, Reunião da França (11 de março); Gabão, Gana, Guiana, Cuba, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago (12 de março); Antígua e Barbuda, Aruba dos Países Baixos, Burkina Faso, Cazaquistão, Curadoria dos Países Baixos, Etiópia, Guatemala, Guiné, Reino Unido Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Americanas nas, Mauritânia, Mayotte da França, Kosovo, Porto Rico, Quênia, Santa Lúcia, Sudão, Suriname, Uruguai, Venezuela (13 de março); Congo, Guiné Equatorial, Mauritânia, Namíbia, Ruanda, Seychelles, Suazilândia (14 de março); Bahamas, Guam dos Estados Unidos e Uzbequistão (15 de março); Gronelândia da Dinamarca, Libéria e Tanzânia (16 de março). Em 26 de abril de 2020, pelo menos 2.892.508 casos foram confirmados globalmente, em mais de 200 países e territórios, com infecções graves na Europa, China continental, Estados Unidos, Irã e Coréia do Sul. Pelo menos 202 368 mortes foram confirmadas e 815.658 pessoas foram tratadas em todo o mundo. Em 2 de abril de 2020, o número de casos confirmados em todo o mundo ultrapassou um milhão, com a pandemia na Europa representando mais da metade dos infectados. O número de mortos ultrapassou 50 mil. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, uma das instituições de saúde mais respeitadas do mundo. Até o momento, o número de universidades é superior ao registrado pela OMS, que confirmou 896 mil casos em 205 países. Em 10 de abril, a pandemia atingiu mais de 100.000 mortes em todo o mundo, com um número total de casos acima de 1,6 milhão, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Em 15 de abril, o número de pessoas infectadas com a doença ultrapassou dois milhões; no entanto, esse número revela apenas uma parte do número total de infecções, pois as políticas de detecção variam de país para país, algumas contam apenas pacientes hospitalizados.

Prevenção

Terapia Covid19:

Cartaz de prevenção de coronavírus

Existem várias estratégias para controlar um surto: contenção, mitigação e supressão. As medidas de contenção são implementadas nos estágios iniciais da epidemia e visam localizar e isolar os casos de infecção, bem como a vacinação e outras medidas para controlar a infecção, a fim de impedir a disseminação da doença no restante da população. Quando não é mais possível conter a disseminação da doença, as medidas se concentram em retardar e mitigar seus efeitos na sociedade e no sistema de saúde. Medidas de contenção e mitigação podem ser realizadas simultaneamente. Medidas de supressão exigem medidas mais extremas para reverter a pandemia, reduzindo o número de reprodutores para menos de 1.

Parte do gerenciamento de um surto de uma doença infecciosa é tentar reduzir o pico epidemiológico, um processo chamado "achatamento da curva epidemiológica". Isso reduz o risco de superlotação nos serviços de saúde e dá mais tempo para o desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos. As intervenções não farmacológicas que ajudam a controlar a epidemia incluem medidas de prevenção pessoal, como lavar as mãos, usar máscaras faciais e quarentena voluntária, e medidas de prevenção comunitária, como fechar escolas e cancelar eventos coletados. um grande número de pessoas; medidas ambientais, como limpeza e desinfecção de superfícies; e medidas que promovam a adesão social a essas intervenções. As medidas de repressão adotadas em alguns países incluem a quarentena de várias cidades, proibições de viagens, triagem em massa, apoio financeiro a pessoas infectadas que se isolam, multas por não conformidade com o isolamento, criminalização de acúmulo de suprimentos médicos e notificação de sintomas obrigatórios semelhantes à gripe. Em 3 de abril de 2020, o imunologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e conselheiro do presidente Donald Trump durante a pandemia, disse na Fox News que informações indicam que "o vírus pode realmente ser transmitido mesmo quando o vírus é transmitido". as pessoas falam, não apenas quando tossem ou espirram ", e isso explicaria o alto contágio do vírus.

reações

Organizações internacionais das Nações Unidas:

Em 30 de março, em um relatório publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), um órgão de comércio e desenvolvimento das Nações Unidas (ONU), as Nações Unidas solicitaram um pacote de US $ 2,5. trilhão de dólares para as nações dos países em desenvolvimento, a fim de transformar as expressões de solidariedade internacional em ações globais eficazes.

Em 1º de abril de 2020, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que a crise do novo coronavírus é o maior desafio para a humanidade desde a Segunda Guerra Mundial, tanto pela ameaça à vida quanto pelas conseqüências para a economia mundial.

Organização Mundial de Saúde:

O objetivo das medidas de mitigação é atrasar o pico epidemiológico e atenuar o pico de pressão nos sistemas de saúde, um processo chamado "achatamento de curvas".

Em 10 de fevereiro, Nahoko Shindo, consultor sênior do Departamento de Gerenciamento de Contágio da Organização Mundial e cuidados com a saúde (OMS), em entrevista à NHK na sede das Nações Unidas em Genebra, disseram que o novo vírus apareceria entre os seres humanos em novembro do ano passado, embora sua origem permaneça desconhecida. O consultor da OMS disse que é extremamente difícil criar uma vacina que possa prevenir completamente uma doença infecciosa do sistema respiratório e acrescentou que seria necessário adicionar conhecimento de todo o mundo para combater o vírus. Em 11 de fevereiro de 2020, cerca de 300 cientistas, representantes de agências de saúde pública, ministérios da saúde e financiadores de pesquisas se reuniram para uma reunião de dois dias na OMS para compartilhar as informações mais recentes sobre o vírus e decidir qual a melhor forma de combatê-lo. . Em 15 de fevereiro de 2020, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, pediu aos governos que intensificassem os esforços para se preparar para o coronavírus e disse "é impossível prever em que direção essa epidemia tomará". Em 23 de fevereiro de 2020, Tedros Adhanom disse que a agência investirá US $ 675 milhões em um plano de resposta a doenças para apoiar os países, particularmente os mais vulneráveis. Adhanom disse que a OMS identificou 13 países prioritários na África como locais com alto número de vôos diretos para a China e que a preocupação da organização no momento é o aumento do número de casos COVID-19, sem a A pessoa infectada viajou para a China ou fez contato com alguém que estava lá. Em 24 de fevereiro, Adhanom pediu ao mundo que se preparasse para uma pandemia. "Devemos fazer tudo o que pudermos para nos preparar para uma possível pandemia", disse o diretor-geral da OMS. O cenário mudou rapidamente em alguns dias. Ele passou de uma situação em que os casos na China estavam contidos e no resto do mundo a infecções foram escassas em outra situação com surtos não controlados na Itália, Coréia do Sul e Irã. Em 9 de março de 2020, em uma entrevista coletiva, Tedros Adhanom Ghebreyesus abordou a epidemia em suas observações iniciais, dizendo que é importante lembrar "de todos os casos relatados até agora globalmente, 93% são de apenas quatro países".

Tedros Adhanom, Diretor Geral da OMS:

Representantes da OMS em uma reunião conjunta com administradores de Teerã.

A OMS elogiou os esforços das autoridades chinesas para gerenciar e conter a epidemia, com o diretor-geral Tedros Adhanom expressando confiança na abordagem da China para controlar a epidemia e convidando o público a permanecer calmo. A OMS destacou o contraste entre a epidemia de SARS 2002-2004, na qual as autoridades chinesas foram acusadas de sigilo que impediam medidas de prevenção e contenção e a atual crise na qual o governo central forneceu atualizações regulares para evitar pânico antes do Ano Novo Chinês. Em 23 de janeiro, reagindo à decisão das autoridades centrais de proibir o transporte em Wuhan, Gauden Galea, representante da OMS, enfatizou que, embora não fosse uma recomendação da OMS, era um sinal muito importante no compromisso de conter a epidemia na mais alta concentração e sem precedentes na história da saúde pública. Em 30 de janeiro, após confirmar a transmissão da comunidade para fora da China e aumentar o número de casos em outros países, a OMS declarou que a epidemia era uma emergência internacional de saúde pública (ESPAI), a sexta desde a medida foi invocada desde a primeira vez durante a pandemia de gripe de 2009. O diretor-geral esclareceu que a ESPAI, neste caso, não representava falta de confiança na China, mas era devido ao risco de transmissão global, especialmente na região. países com menos recursos e sem sistemas de saúde sólidos. . Em resposta à implementação de restrições de viagens, Tedros disse que não havia razões para medidas que interferissem desnecessariamente nas viagens e comércio internacionais e que a OMS não recomendou a limitação do comércio e do movimento de pessoas. Em 5 de fevereiro, a OMS instou a comunidade mundial a contribuir com US $ 657 milhões para financiar a prontidão estratégica em países de baixa renda, citando a urgência de apoiar países que não possuem sistemas para detectar pessoas contratadas. o vírus. Tedros disse então que "somos tão fortes quanto nosso elo mais fraco" e exortou a comunidade internacional a investir hoje ou mais tarde no final pagaria as conseqüências. Em 11 de fevereiro, a OMS anunciou em entrevista coletiva que o COVID-19 seria o nome da doença. No mesmo dia, Tedros anunciou que o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, havia concordado em disponibilizar todo o poder das Nações Unidas para responder à epidemia. Consequentemente, a nação. Os Estados Unidos formaram uma equipe de gerenciamento de crises, permitindo que a resposta das Nações Unidas seja coordenada, o que, de acordo com a OMS, ajudará a focar na resposta à saúde, enquanto outras agências trazem sua experiência para abordar as implicações sociais e econômicas e o desenvolvimento da 'epidemia. Uma missão conjunta entre a OMS e a China foi lançada em 14 de fevereiro, fornecendo especialistas internacionais e de campo da OMS para auxiliar no gerenciamento doméstico do surto e na avaliação da gravidade e transmissão da doença. A equipe realizou várias reuniões de negócios com as principais instituições nacionais, a fim de realizar visitas de campo para avaliar o impacto das medidas de resposta em nível regional, tanto em contextos urbanos quanto rurais. Em 25 de fevereiro, a OMS declarou que a comunidade internacional deveria fazer mais para se preparar para uma possível pandemia de coronavírus, dizendo que, embora fosse muito cedo para ser classificado como pandemia, os países ainda deveriam estar em preparação. Em resposta ao surto que estava começando a se desenvolver no Irã, a OMS enviou uma missão de campo conjunta no mesmo dia para avaliar a situação.

Em 28 de fevereiro, funcionários da OMS disseram que o nível da ameaça global de coronavírus aumentaria de "alto" para "muito alto", o nível mais alto. Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergência da OMS, novamente apelou aos governos pela necessidade de preparação e que as medidas corretas de resposta poderiam ajudar o mundo a evitar o pior. Ele também disse que, com base nos dados até o momento, ainda não foi possível declarar uma pandemia, pois essa classificação implica uma previsão de que todos os seres humanos do planeta estarão potencialmente expostos a esse vírus. Em 11 de março, a OMS classificou oficialmente a epidemia de coronavírus como uma pandemia. O diretor-geral disse que a OMS está profundamente preocupada com os níveis alarmantes de disseminação e severidade do vírus, bem como com os níveis alarmantes de inação do governo.

No início de abril de 2020, a OMS anunciou que estava preparando um novo projeto internacional para mapear a extensão real do COVID-19 em todo o mundo, propondo a realização de testes em massa para identificar anticorpos contra o vírus na população, levando conta também casos assintomáticos ou leves, que muitos deles ficam em branco. Em 11 de abril de 2020, a OMS anunciou que está investigando se as pessoas que foram tratadas com COVID-19 podem ser infectadas novamente com o novo coronavírus, depois que a Coréia do Sul anunciou que 91 pacientes que receberam alta foram re-diagnosticados. a doença.

Em 17 de abril, a OMS alertou que muitos países terão que revisar o número de mortos pelo novo coronavírus. Segundo Maria Van Kerkhove, a contagem dos mortos se tornou difícil devido a fatores como excesso de trabalho dos profissionais de saúde, que priorizam os doentes, isolam os pacientes em suas casas ou devido a processos burocráticos.

Reações domésticas:

Alguns países exigem que as pessoas relatem sintomas semelhantes aos da gripe ao seu médico, especialmente se visitarem a China continental. Em 20 de janeiro de 2020, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang pediu esforços decisivos e eficazes para prevenir e controlar a epidemia de pneumonia causada pelo novo coronavírus.

Em 10 de março de 2020, o Google recomendou que todos os funcionários norte-americanos trabalhassem em casa pelo mês seguinte.

Em 25 de março, o governo de Narendra Modi (Índia) decretou que a população estava confinada por 21 dias, a maior do mundo, em uma tentativa desesperada de conter a pandemia. Nas ruas, forças de segurança, às vezes à força, colocam em quarentena. Em 27 de março, o isolamento obrigatório de 21 dias entrou em vigor na África do Sul. O presidente Cyril Ramaphosa exortou o exército a fortalecer o confinamento da população

Proibição e evacuação de viagens:

Evacuações relacionadas à pandemia de COVID-19

Países que implementaram proibições internacionais de viagens devido à pandemia.

Devido à implementação das medidas de quarentena e à prisão do transporte público em Wuhan e Hubei, vários países evacuaram seus cidadãos e corpo diplomático para a região, principalmente por meio de vôos fretados com uma autorização especial para circular pelas autoridades. Chinês. Entre os países que evacuaram seus cidadãos estão Canadá, Estados Unidos, Japão, Índia, Itália, França, Austrália, Sri Lanka, Alemanha, Tailândia e Brasil. Países como Estados Unidos, Hong Kong, Canadá e Itália tiveram que evacuar o navio Diamond Princess atracado em Yokohama, uma cidade portuária a sudoeste de Tóquio, em quarentena com mais de 3.600 pessoas a bordo. Após o surto, muitos países e regiões impuseram proibições de quarentena ou entrada a cidadãos ou visitantes às áreas mais afetadas pela pandemia. A União Europeia rejeitou a idéia de suspender o espaço de livre circulação do espaço Schengen e de introduzir controles de fronteira com a Itália, uma decisão que foi criticada por alguns políticos europeus. Depois que alguns Estados-Membros da UE anunciaram o fechamento completo de suas fronteiras nacionais para estrangeiros, o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que "alguns cheques podem ser justificados, mas as proibições gerais de viagens não são consideradas o mais eficaz pela Organização Mundial da Saúde Os Estados Unidos suspenderam as viagens do espaço Schengen e, posteriormente, das Ilhas Britânicas.

Brasil:

Pandemia de COVID-19 no Brasil.

Em todo o país, 61.888 casos já foram confirmados, causando 4205 mortes. No mapa, as unidades federativas brasileiras por número de mortos.

Em 25 de fevereiro, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou o primeiro caso no Brasil. Paciente de 61 anos que viajou para a Itália de 9 a 21 de fevereiro. O paciente fica em quarentena em casa pelos próximos 14 dias. Antes mesmo de confirmar o caso, o Brasil já havia aumentado para 3 a notificação da doença de nível 2 (perigo iminente), na qual foi declarada uma emergência de saúde pública de importância nacional. Em 5 de março, o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrava a transmissão local do vírus em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa que estava na festa de família com o primeiro paciente confirmado com COVID-19 no Brasil foi infectada com a doença e transmitida a uma terceira pessoa que não estava na festa. Esse processo é chamado de transmissão local. Em 17 de março, o estado de São Paulo sofreu sua primeira morte no Brasil pelo novo vírus corona, de um homem de 62 anos que foi hospitalizado na cidade de São Paulo. No mesmo dia, uma mulher morreu no Rio de Janeiro após contrair o vírus de seu empregador no Leblon.

Em 10 de fevereiro de 2020, o Presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que concede um crédito extraordinário de R $ 11 287 803,00 [aproximadamente € 2,3 milhões ou US $ 2,5 milhões] ao Ministério da Defesa. para combater o vírus. O deputado foi publicado na edição do Jornal Oficial (DOU) e, portanto, está em vigor. O dinheiro foi redirecionado de uma reserva de emergência para o orçamento. Segundo o texto, a transferência tem como objetivo financiar ações para enfrentar a "emergência de saúde pública de importância internacional" causada pelo vírus corona.

Em 24 de fevereiro, o Ministério da Saúde expandiu o número de países monitorados, devido ao surgimento de casos de COVID-19 na Europa, incluindo Alemanha, França e Itália na lista. Pacientes que passaram por esses países e apresentam sintomas são tratados como casos suspeitos. Em 1º de abril, o Ministério da Saúde registrou 6.836 casos, 241 óbitos e uma taxa de mortalidade de 3,5%. Os estados da região sudeste concentram 62% dos casos.

Europa:

Pandemia de COVID-19 na Europa.

Número de casos por milhão de habitantes na Europa.

Em 9 de março de 2020, a Itália estendeu seu status de quarentena e tomou medidas mais drásticas para impedir a propagação da epidemia. As medidas incluíam restrições gerais de viagem, proibição de eventos públicos, fechamento de escolas e espaços públicos, como cinemas e suspensão de serviços religiosos, incluindo funerais ou casamentos. Em 13 de março de 2020, o governo espanhol decretou um estado de alarme em todo o país a partir do dia seguinte e em 14 de março decretou uma quarentena nacional por um período mínimo de 15 dias. Em 20 de março, o governo britânico anunciou que todos os restaurantes, bares, clubes e instalações de esportes e lazer seriam obrigados a fechar, embora os serviços de entrega continuassem abertos. Em 23 de março, o governo anunciou que essas medidas seriam mais rigorosas, com extensas restrições à livre circulação, aplicáveis por lei.

Portugal:

Pandemia de COVID-19 em Portugal

Mapa dos municípios com casos Covid-19.

Em 2 de março, foi confirmado o primeiro caso em Portugal, médico de 60 anos que retornou da Itália. Posteriormente, um segundo caso foi confirmado, um homem de 33 anos que trabalhava na Espanha. Cinco casos foram confirmados em 4 de março. Em 7 de março, a Direção-Geral da Saúde anunciou que o número de pessoas infectadas com COVID-19 em Portugal subiu para 21. Em 8 de março, o número de casos atingiu 25. Em 10 de março, 41 casos foram registrados . Em 12 de março de 2020, o Primeiro Ministro Português António Costa decretou o fechamento de todas as instituições de ensino públicas e privadas de 16 de março a 9 de abril. Portugal possui sete hospitais de referência onde é possível validar casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). Numa primeira linha, existem os hospitais: Curry Cabral e Dona Estefânia, em Lisboa; e São João, no Porto. Numa segunda linha, devido ao surgimento de um volume maior de casos suspeitos, foram ativados os seguintes: os hospitais de Santa Maria e S. José em Lisboa; o hospital e centro universitário de Coimbra; e o hospital de Santo António no Porto. Segundo o chefe da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas, existem dois mil salas de isolamento nos hospitais do SNS e, segundo o mesmo "toda área pode ser transformada em área de isolamento". Atualmente, o transporte de pacientes suspeitos é realizado por quatro ambulâncias do INEM, cada uma distribuída nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) preparou seus profissionais de saúde (cerca de 700) e todas as suas ambulâncias para o transporte de pacientes suspeitos.

Amostras biológicas de casos suspeitos foram analisadas apenas até 24 de fevereiro de 2020 no Laboratório Nacional de Referência ao Vírus da Gripe (LNRVG), um laboratório de biossegurança nível 3, localizado no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. A partir de 24 de fevereiro, o Hospital de São João, na cidade do Porto, também tem a oportunidade de realizar exames. Estão previstos outros laboratórios capazes de realizar exames laboratoriais, como o hospital Curry Cabral e unidades nas regiões autônomas da Madeira e dos Açores. Em 28 de janeiro de 2020, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que havia monitorado a situação relacionada ao surto do novo coronavírus como repatriamento de cidadãos portugueses para Wuhan. Em 4 de fevereiro, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que a epidemia do novo coronavírus COVID-19 na China "afeta a atividade econômica de uma economia muito poderosa e, portanto, influencia a atividade econômica do mundo, ou pode influenciá-la". Ele também reconheceu a possibilidade de distúrbios econômicos devido à queda na produção. Em 26 de janeiro de 2020, o Ministério das Relações Exteriores, através de um aviso publicado no Portal da Comunidade Portuguesa, desaconselhou "viagens não essenciais" para a China. O alerta foi baseado em possíveis riscos à saúde e restrições à circulação dentro do país. No mesmo aviso, vem a recomendação para os residentes portugueses na China se registrarem nos seus consulados.

impacto:

Impactos causados pelo COVID-19

O surto coincidiu com o Ano Novo Chinês, que marca uma importante temporada de férias para a região e o período mais movimentado da China. Inúmeros eventos envolvendo grandes multidões foram cancelados pelos governos nacionais e regionais, incluindo o festival anual de Ano Novo em Hong Kong.

Na Itália, o governo decidiu fechar escolas e universidades até 15 de março para tentar conter o vírus e determinou que todos os principais eventos esportivos do país deveriam ser disputados sem audiência.

Em todo o mundo, o medo da epidemia leva as pessoas a optar por evitar atividades que possam expô-las ao risco de infecção, como compras. Restaurantes, concessionárias e lojas experimentaram uma queda na demanda global. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), devido ao surto, a economia global pode crescer à taxa mais baixa desde 2009.

Educação

Impactos da pandemia de COVID-19 na educação

Alunos afetados pelo fechamento de escolas causado pelo COVID-19 em 18 de março de 2020

Em 17 de março, o fechamento temporário ou indefinido de escolas para controlar a propagação da doença deixou mais de 960 milhões de crianças e jovens sem aulas. 105 países decretaram o fechamento de escolas em todo o país. As escolas fecharam em 15 países localmente, afetando 640 milhões de crianças e jovens.

Embora temporários, os fechamentos têm altos custos sociais e econômicos. Embora as interrupções resultantes afetem as pessoas em toda a comunidade, o impacto é maior nas crianças e famílias desfavorecidas, não apenas interrompendo a aprendizagem, mas também comprometendo a nutrição, aumentando os problemas no cuidado à criança e o custo econômico das famílias. isso não pode funcionar.

Em resposta ao fechamento escolar causado pelo COVID-10, a UNESCO recomenda o uso de programas de ensino à distância e plataformas abertas e recursos educacionais, para que escolas e professores possam alcançar os alunos remotamente, reduzindo a impacto do fechamento na aprendizagem.

socio-econômico

Queda do mercado de ações em 2020

A apreensão associada à pandemia levou a uma corrida para comprar bens essenciais em vários países

A pandemia de coronavírus tem sido associada a vários casos de ruptura em estoques causados pelo aumento da demanda por equipamentos para combater o surto, as ofertas de compra e as interrupções das operações de produção e logística das empresas. As autoridades de saúde emitiram avisos de possíveis estoques de medicamentos e equipamentos médicos devido ao aumento exponencial da demanda e à interrupção dos canais de distribuição. Em vários países, houve trilhas de compras que levaram a estoques de itens alimentares essenciais, como alimentos, papel higiênico e água engarrafada. Segundo o diretor-geral da OMS, a demanda por equipamentos de proteção individual aumentou 100 vezes, o que levou a um aumento nos preços, em alguns casos vinte vezes o preço normal, e também causou atrasos de quatro a seis meses. no fornecimento de equipamentos médicos. A falta de equipamentos de proteção individual em todo o mundo levou a OMS a alertar que a situação coloca em risco os trabalhadores da saúde. Como a China é uma potência econômica e um importante centro de produção industrial, a epidemia representa uma ameaça de desestabilização para a economia global. Agathe Demarais, da Economist Intelligence Unit, prevê que os mercados permanecerão voláteis até que uma imagem mais clara do resultado da pandemia seja obtida. Em janeiro de 2020, alguns analistas estimaram que as consequências econômicas da pandemia do COVID-19 no crescimento global poderiam ser maiores que a epidemia de SARS em 2002-2004. Segundo uma estimativa, o impacto na cadeia de suprimentos seria superior a US $ 300 bilhões e poderia ser estendido por mais dois anos. A Opep registrou uma queda nos preços do petróleo devido à menor demanda da China. Em 24 de fevereiro, as bolsas de valores tiveram sua primeira queda significativa devido ao aumento significativo no número de casos fora da China. Em 27 de fevereiro, devido às crescentes preocupações com a epidemia, vários índices norte-americanos, incluindo o NASDAQ-100, o S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average, registraram a maior queda desde 2008, com o Dow Jones em queda de 1191 pontos, a maior queda em um dia desde a crise financeira de 2007-2008. No final da semana, os três índices haviam caído mais de 10%. Nas semanas seguintes, os mercados continuaram em declínio, com a maior queda em 16 de março. Muitos analistas acreditam que uma desaceleração econômica global é provável.

O Aeroporto Internacional Incheon da Coréia do Sul está praticamente vazio no dia 6 de março.

O turismo é um dos setores mais afetados, devido a restrições de tráfego, fechamento de espaços públicos, incluindo monumentos e recomendações governamentais em todo o mundo para não viajar. Como resultado, várias companhias aéreas cancelaram voos devido à baixa demanda, enquanto outras faliram. Várias estações ferroviárias e portos de balsa também fecharam. A epidemia na China ocorreu durante o Chunyun, o festival do ano novo chinês, durante o qual milhões de turistas eram esperados. Inúmeras atrações e eventos de alto perfil foram cancelados ou fechados por governos nacionais e regionais, incluindo a Disneylândia em Hong Kong e Xangai. Vários navios de cruzeiro foram afetados pelo novo coronavírus. Estes incluem os navios Costa Serena, Diamon Princess, World Dream, MS Westerdam e Grand Princess.

Apesar da alta prevalência de casos de COVID-19 no norte da Itália e na região de Wuhan e a resultante alta demanda por alimentos, não havia escassez de alimentos em nenhuma das regiões. As medidas tomadas contra a acumulação e o comércio ilegal de bens essenciais evitaram a escassez de alimentos esperada. A existência de prateleiras vazias foi apenas temporária, mesmo na cidade de Wuhan, onde as autoridades liberaram reservas de suínos para garantir a alimentação da população. Na Itália, existem leis semelhantes, que obrigam os produtores de alimentos a manter reservas para esse tipo de emergência.

Meio Ambiente:

Estrada vazia na Eslovênia.

Devido ao impacto da pandemia nas viagens e na indústria, houve uma diminuição da poluição do ar em muitas regiões. Entre 1 de janeiro e 11 de março de 2020, a Agência Espacial Europeia observou uma queda acentuada nas emissões automotivas de óxido nitroso, usinas e fábricas na região do Vale do Pó, no norte da Itália, coincidindo com os fechamentos na região . Métodos para coibir a disseminação do vírus, como restrições de quarentena e viagens, levaram a uma redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa na China. No primeiro mês de quarentena, a China emitiu cerca de 200 milhões de toneladas de dióxido de carbono a menos que no mesmo período de 2019, devido à redução do tráfego aéreo, ao refino de petróleo e ao consumo de veados.

Apesar da queda temporária nas emissões Globalmente, a Agência Internacional de Energia alertou que as interrupções econômicas causadas pela pandemia podem impedir ou atrasar os investimentos das empresas em energia sustentável. A pandemia também serviu de incentivo às políticas de teletrabalho.

Cultura:

Impactos da pandemia de COVID-19 no esporte, Impactos da pandemia de COVID-19 na indústria da música e Impactos causados pela pandemia de COVID-19 na televisão

Uma mesquita fechada temporariamente devido à pandemia em Rey, Irã.

Uma das conseqüências mais visíveis da pandemia foi o cancelamento de cerimônias religiosas, eventos esportivos, festivais de música, shows, estreias de filmes, conferências de tecnologia e desfiles de moda. O Vaticano anunciou o cancelamento das cerimônias da Semana Santa em Roma. Muitas dioceses recomendaram que os fiéis fiquem em casa em vez de assistir à missa, e embora alguns disponibilizem a cerimônia por transmissão ao vivo ou pela televisão.

A pandemia causou a perturbação mais significativa do calendário esportivo mundial desde a Segunda Guerra Mundial. A maioria dos eventos esportivos programados foi cancelada ou adiada, incluindo a Liga dos Campeões 2019-2020, a Premier League 2019-2020, o campeonato europeu de futebol 2020, a temporada NBA 2019-2020 e a temporada NHL 2019. -2020. A pandemia também provocou divergências entre os comitês olímpicos dos Jogos de Verão de 2020, que deveriam ter começado em 2020, até o COI declarar oficialmente que o episódio seria adiado para o ano seguinte.

A indústria do entretenimento também foi atingida, com várias bandas suspendendo ou cancelando turnês e shows. Muitos teatros também suspenderam todas as exposições. Alguns artistas exploraram maneiras de continuar produzindo e compartilhando seus trabalhos na Internet como alternativa aos shows ao vivo, como streaming de shows ou criação de festivais na web com a presença de vários artistas.

Impacto potencial a longo prazo:

O impacto político, cultural e socioeconômico da pandemia pode causar profundas mudanças na sociedade humana. Entre essas possíveis mudanças estão o aumento do teletrabalho, a regionalização das cadeias globais de suprimentos e o aumento da polarização política.

Alguns autores dizem que a pandemia está causando uma revolução na maneira como as pessoas veem o trabalho em casa, já que várias grandes empresas aderiram ao teletrabalho para conter a propagação do vírus. Esse efeito também foi observado no aumento da educação a distância no ensino superior. A pandemia também pode resultar em uma diminuição de viagens e conferências internacionais de negócios, substituídas por análogos virtuais. Também foi discutida uma possível reversão da globalização mais ampla, em particular no que se refere às cadeias de suprimentos. O ministro da economia alemão apoiou a regionalização das cadeias de suprimentos em resposta à pandemia.

Xenofobia e racismo:

Casos de xenofobia e racismo relacionados à pandemia de COVID-19

Cartaz anti-xenofobia no metrô de Nova York.

Desde o início da pandemia, houve um aumento na discriminação, xenofobia e racismo contra pessoas de origem chinesa ou do Extremo Oriente, com acidentes em vários países, principalmente na Europa, América do Norte e região Ásia-Pacífico, mas também em alguns países da África. Muitos moradores de Wuhan e Hubei relataram sentir-se discriminados com base em sua origem regional. Desde que a epidemia se espalhou para outros países, os cidadãos italianos também estão sujeitos a suspeitas e xenofobia.

Em vários países, incluindo Malásia, Nova Zelândia, Cingapura e Coréia do Sul, houve petições online para pressionar os governos a impedir que cidadãos chineses entrem no país. No Japão, uma hashtag com o nome ChineseDontHowToJapan estava nas tendências do Twitter. Vários cidadãos chineses no Reino Unido relataram um aumento no racismo, reclamando de casos de agressão. Vários protestantes na Ucrânia atacaram ônibus transportando cidadãos ucranianos e estrangeiros que haviam sido evacuados de Wuhan. Estudantes do nordeste da Índia, que fazem fronteira com a China e estudam nas principais cidades indianas, relataram incidentes de assédio relacionados ao surto do coronavírus. Autoridades locais na Bolívia colocaram em quarentena cidadãos japoneses, apesar de não apresentarem sintomas da doença. Nas cidades russas de Moscou e Ekaterinburg, os cidadãos chineses foram submetidos a campanhas forçadas de quarentena e a batidas policiais, que foram condenadas por ativistas racistas dos direitos humanos. A embaixada chinesa na Alemanha reconheceu um aumento nos casos de hostilidade contra seus cidadãos desde o surto. Nas escolas da região da Argentina, vários filhos de origem asiática foram ostracizados e humilhados com base em sua origem. Muitos franco-vietnamitas também relatam ter sido assediados desde o surto. Em 30 de janeiro, o Comitê de Emergência da OMS emitiu uma declaração aconselhando todos os países a terem em mente os princípios do Artigo 3 do Regulamento Sanitário Internacional, declarando que é necessária cautela em relação a ações que promovam estigma ou discriminação na condução de medidas nacionais de resposta a epidemias.

Desinformação:

Após o surto inicial, várias teorias da conspiração e desinformação sobre a origem e o tamanho do coronavírus COVID-19 começaram a circular na Internet. Várias histórias nas mídias sociais alegaram, entre outras coisas, que o vírus era uma arma biológica, um esquema de controle populacional ou o resultado de uma operação de espionagem.

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro tentou repetidamente minimizar a pandemia e até tentou forçar os estados brasileiros a revogar medidas de isolamento social.

Facebook, Google e Twitter anunciaram que tomariam medidas rigorosas contra possíveis desinformações. Em seu blog, o Facebook disse que removerá qualquer conteúdo marcado pelas principais organizações de saúde e autoridades locais que violem sua política de desinformação e que possa causar danos físicos em potencial. Em 2 de fevereiro, a OMS declarou que havia uma enorme epidemia de desinformação que acompanhava o surto e a resposta ao surto, citando uma superabundância de informações sobre o vírus, corretas ou falsas, o que dificultava o acesso das pessoas. fontes e recomendações confiáveis. confiável quando eles precisavam. A OMS também disse que a alta demanda por informações atualizadas e confiáveis incentivou a criação de uma linha de suporte permanente para desmistificar os mitos e que suas equipes de comunicação e redes sociais monitoraram e combateram a desinformação por meio de seu site. Web e páginas em redes sociais. A OMS revelou várias falsidades circulando nas redes sociais, incluindo a alegação de que uma pessoa pode saber se tem o vírus ou não apenas retém o fôlego, que beber muita água oferece proteção contra o vírus ou que gargarejar com água salgada impede infecção.

As autoridades de Taiwan acusaram os trolls da Internet ligados ao partido dos 50 centavos a espalhar a desinformação on-line para semear medo e pânico entre o povo de Taiwan. Várias teorias da conspiração também circularam na China de que o COVID-19 era uma criação da CIA para prejudicar a China. Em 26 de janeiro, a agência de notícias do exército chinês publicou um artigo informando que o vírus havia sido artificialmente criado pelos Estados Unidos para atingir a população chinesa. Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, publicou um tweet em março afirmando que a doença havia sido introduzida por membros das forças armadas dos EUA que visitaram Wuhan em outubro de 2019. Em 22 de fevereiro, as autoridades Os americanos alegaram ter descoberto várias contas de mídia social ligadas à Rússia que deliberadamente promoveram várias teorias antiamericanas da conspiração que alegavam que o vírus fazia parte de uma "guerra econômica" com a China, que a Rússia negou. O assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, e vários membros do Congresso dos Estados Unidos foram acusados de espalhar informações errôneas sobre o vírus.

O clérigo iraniano Seyyed Mohammad Saeedi acusou Trump de atingir a cidade de Qom com o coronavírus como forma de cumprir sua promessa de retaliação contra os locais culturais iranianos. O investigador iraniano Ali Akbar Raefipour disse que o coronavírus fazia parte de um programa de guerra "híbrido" patrocinado pelos EUA contra o Irã e a China. A Iranian Press TV disse que "os elementos sionistas desenvolveram uma tensão mais mortal". de coronavírus contra o Irã. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Mídia do Oriente Médio, vários escritores da mídia árabe promoveram a teoria da conspiração de que o COVID-19 foi deliberadamente criado e disseminado pelos Estados Unidos como parte de uma guerra psicológica e econômica dos Estados Unidos contra a China. maneira de enfraquecê-lo e apresentá-lo como um país atrasado e uma fonte de doença.

Numa atitude em que vários analistas acreditam que a propaganda estatal desviou a responsabilidade pela má administração da epidemia, algumas autoridades chinesas, incluindo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores e da agência de notícias do estado, protestaram contra uma suposta "politização". da epidemia de muitos países. Talvez motivado por uma conferência de imprensa em 27 de fevereiro, onde O especialista proeminente Zhong Nanshan disse que "o coronavírus apareceu pela primeira vez na China, mas pode não ter se originado na China", várias autoridades ecoaram a alegação da Xinhua de que "a OMS repetidamente afirmou que o COVID-19 é um fenômeno global cuja origem ainda não foi determinada. "

Quero esclarecer que poderíamos viver um momento de insegurança e que talvez Deus cuide de nós e que a vida não acabe assim porque a esperança é uma coisa triunfante que nunca acaba, mas que permaneceremos fortes como sempre e estaremos ainda mais unidos porque juntos contribuiremos No começo de uma vida e de uma nova geração, podemos viver melhor em todos os firmamentos de que somos testemunhas e que hoje a vida pode ser fundamentalmente um alarme para todos nós entendermos a verdadeira questão do sofrimento e que apenas aprenderemos a apreciar mais nossas vidas em meio a um firmamento de paz, amor, luz e felicidade e que possamos viver mais seguros em um mundo que é incapaz de promover a boa aventura que Deus nos ensinou e que aqui simplesmente tudo permaneceu como um compromisso de nos submeter a um bom entendimento criado e elaborado na vida para construir, em todos os aspectos, o melhor das defesas de um dia que mostram quão humanos somos e que l até a morte ele não nos supera e que devemos conquistar ainda mais o mundo e que todas as pessoas são mais felizes.

Quero agradecer a todas as equipes médicas que sempre se mostraram e sempre lutam com muito comprometimento, respeito, amor e honestidade e quero parabenizar a todos por essa luta que esperaremos com responsabilidade e lealdade em todas as incertezas e certezas que tratam serão um exemplo a mostrar. quanto somos capazes de prevalecer sobre nosso papel na vida para sempre ajudar as pessoas e o mundo não ficará desamparado, porque sempre venceremos e mostraremos nossos esforços e nossos entendimentos com honra e salvação na grande sociedade que sofreu apenas de repente e que amanhã teremos valor como exemplos de uma grande nação e juntos venceremos e combateremos todas as circunstâncias que desejam nos dissolver e mostraremos apenas o quanto somos melhores e os bandidos serão absorvidos porque manteremos a palavra de cura para todos os doentes e agradeceremos a todos!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 25/07/2020
Reeditado em 25/07/2020
Código do texto: T7016301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.