O TALENTO DE IVANA CASTRO

Ivana Castro era uma poetisa, uma guerreira das palavras. Tinha uma mente brilhante, em seu mundinho criava lindas mensagens edificantes. Só que a pobre poetisa "castrava" seus sonhos, suas palavras eram apagadas em sua própria vida. A jovem se sentia inferior, idealizava uma vida feliz mas não lutava por ela. Sabia direitinho o que fazer, mas era vencida pelo medo. Recebia centenas de elogios por conta de seus versos, e retribuía com um sorriso fantasioso. Sua vida não se encaixava em seus versos. Escrevia uma vida inventada, inventava que era feliz.... Tudo isso por causa de ter dado ouvidos durante toda a sua infância e adolescência à palavras negativas. Aquelas palavras a convenceram que a felicidade só existia na vida dos outros, e tudo cooperava para ela acreditar nisto. Era sem sorte com namorados, era tímida na hora de falar, seus pais a chamavam de "menina atrapalhada", "estabanada". No colégio era a "menina lerda" a "quatro olho" , a "coitadinha". Quando o professor passava trabalho em grupo para se apresentado em sala de aula, algumas meninas davam um jeito de poupá -la dando um texto bem curtinho e simples para ela falar e explicar, tendo em vista sua timidez. Ivana Castro aceitava toda essa situação, desconhecia o seu potencial. Passou por muitas lutas internas, muitos traumas como um episódio que marcou sua vida: Aos 12 anos , sua menarca em plena sala de aula. Não entendia nada, o sangue escorrendo em suas pernas. Que vergonha! Os outros alunos rindo e ela tentando se esconder, e chorando de soluçar. A professora chamou a atenção da classe, deu suspensão para os baderneiros. Depois explicou para a Ivana tudo o que tinha acontecido, que ela já era uma mocinha. Ivana foi ao banheiro se limpar.

Que situação!

Ivana passou a adotar um método de expor seus sentimentos: a escrita.

A jovem não gostava que zombassem da sua voz. Ela apresentava um problema de dicção, não articulava bem as palavras. Durante seus 3 primeiros anos de vida não falava nada, somente aos 4 anos começou a pronunciar algumas palavras.

Ivana Castro era filha única. Quando criança, chegou a mentir para a fonoaudióloga dizendo que sempre os seus primos passava os finais de semana e as férias em sua casa. Falava muito em alegria, união, família unida, todos se ajudando... Enfim tudo o que não condizia com a realidade. A jovem era solitária, e passou a fazer da escrita a sua felicidade. Escrevia aquilo que sentia em seu coração, escrevia coisas sem sentido pois buscava entender o sentido da vida. Ela tinha dentro de si a solução, era só a tristeza que a impedia de enxergar. Sua tia certa vez a levou para a igreja e ouviu Deus falar forte com ela através do pastor. A pregação foi sobre a parábola dos talentos. A jovem abriu sua visão, entendeu que o sentido da vida é viver para louvar a Deus, fixar os olhos em Deus e não nos problemas. Agradecer sempre a Deus pela nossa vida, pelos aprendizados, e é nos problemas da vida que descobrimos o nosso dom, o nosso talento. Das dificuldades surgem as oportunidades. Tudo o que Ivana passou, todas as experiências, boas ou ruins são lições de vida, e a escrita é um meio de evangelização. A jovem, hoje uma mulher feita, uma grande poetisa, uma guerreira que escreve sobre as dificuldades da vida... É a vida não é fácil, são muitos os problemas. Só que Deus é maior que todos eles! Ivana Castro agradece desta forma quando elogiam seus poemas: AMÉM! DEUS SEJA LOUVADO!

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 29/07/2020
Código do texto: T7020082
Classificação de conteúdo: seguro