LENDA - A origem do bem-te-vi.

COMO SURGIU O BEM-TE-VI

   Conta a lenda que havia uma aldeia, onde tudo era tranquilo, as pessoas dividiam as tarefas e tudo que produziam. As mulheres faziam farinha, beiju, colhiam o milho e cuidava das crianças, entre outras coisas, enquanto os homens caçavam, pescavam e treinavam para lutas, caso houvessem, pois eles viviam em paz, mas não desatentos.

  No entanto, havia um índio, príncipe da tribo, chamado Tibiriça. Tibiriça era apaixonado pela índia Thaynara que era a índia mais bonita da tribo. Mas Thaynara não sabia que Tibiriça gostava tanto dela. Um dia, ele viu a sua amada  de mãos dadas com Porã, e isso já era muita coisa lá na tribo. Tibiriça ficou muito chateado e espalhou pra todo mundo o que tinha visto, fazendo muitas intrigas na aldeia.

Então, o pajé, como castigo, transformou o índio fofoqueiro em um pássaro e o chamou de pitangûagûasu. A maldição seria quebrada quando alguém se apaixonasse por ele e o beijasse. Mas as moças, nunca esperavam que príncipes seriam transformados em pássaros, somente em sapos, por isso nunca ninguém o beijou. Quando Tibiriça apareceu na aldeia em forma de pássaro, continuou a fazer fofoca e a primeira vez que viu algo gritou: bem-te-vi! Foi quando as pessoas da aldeia o viram pela primeira vez e as crianças gritaram, repetindo o som que ouviram: "bem-te-vi". 

   Foi assim que todos acharam mais fácil chamá-lo desse jeito. Já o pajé, gostou tanto da ideia que resolveu sair da tribo e rodar o mundo e onde ele via um fofoqueiro, o transformava em bem-te-vi, por isto existem tantos bem-te-vis, nos dias de hoje. Depois de muito andar, o pajé descobriu que teria muito trabalho, pois fofoca existe no mundo inteiro. Desanimado, voltou para a sua aldeia, onde viveu sossegado por muitos anos, e, pelo menos ali a única fofoca que se ouvia era o canto do bem-te-vi. E essa não causava danos a ninguém.