Outra chance

Não sobrou nada do dinheiro, exceto os extratos bancários; Rooney estava desesperado.

- Eu confiei nela! E agora veja em que situação me deixou!

- Ela se aproveitou da sua boa vontade - repliquei. - Desde o início, eu lhe disse que parecia muito interessada em saber das suas contas.

- Para ajustá-las, me disse. Que eu estava gastando demais e que me ajudaria a equilibrar as despesas.

- Certamente, agora as despesas dela devem estar bem equilibradas - avaliei. - Suponho que você deve ter cancelado os cartões e trocado a senha do banco.

- Foi minha primeira providência quando percebi o rombo - afirmou Rooney. - Ela já andava agindo estranho nos dias anteriores...

- E tem alguma pista de para onde pode ter ido? Comprou passagem aérea ou coisa assim?

- Não com os cartões. Se foi viajar, deve ter pago em dinheiro para não ser rastreada.

- E você deu parte à polícia?

- Não. Não - Rooney foi categórico. - Não quero a polícia envolvida nisso. Seria muito humilhante; além do mais, não teria como comprovar que fui roubado. Ela pode afirmar que lhe dei o acesso às contas de livre e espontânea vontade.

- O que não deixa de ser verdade - ponderei. - Mas então, já considera o dinheiro perdido?

- Se dinheiro é tudo o que importa, creio que paguei o preço para me livrar dela - conformou-se Rooney.

- A qual estará livre para aplicar seu golpe em outro incauto - retruquei.

- A minha lição foi aprendida - disse Rooney. - Noutra dessas eu não caio novamente.

Seis meses depois, acabado o dinheiro, ela voltou a procurar Rooney. Ele me ligou, pedindo conselho.

- Você não está pensando em dar uma outra chance à ela, não é? - Indaguei preocupado.

- Ela me parece bem desesperada - admitiu.

- Eu também estaria, sem ter uma fonte de renda - repliquei. - Você deveria perguntar se ela está disposta a encarar um trabalho honesto, para ajudar a pagar o prejuízo que lhe deu.

- E onde ela vai arranjar emprego, nesses tempos de crise? - Questionou Rooney.

- Ela pode trabalhar numa das empresas do grupo, - sugeri - num cargo adequado à escolaridade dela, que não é das maiores. E que não tenha acesso a dinheiro, claro.

Desnecessário dizer que ela não se interessou pela proposta. E também parou de incomodar Rooney...

- [10-08-2020]