CHICO TRIPA E DIRRÃ DOIS MENTIROSOS

CHICO TRIPA E DIRRÃ

Dois grandes mentirosos.

Chapter # 1

Autor: Moyses Laredo

Os dois eram primos, mas mentiam que fazia gosto. Um ganhou o significante apelido de “Chico tripa” por sua compleição física, muito magro e alto, o outro, por ter sido atropelado por um girico, (pequeno trator agrícola) o pneu dianteiro passou por cima de sua barriga, que só o fez vomitar, não saiu nada por trás, por isso, apelidaram-no de “cú-de-rã” abreviado depois para “de-rã” e finalmente ficou Dirrã, mais simpático, assim podia se apresentar em qualquer lugar que ninguém chateava com ele.

Uma vez, estavam os dois de canoa, quando Dirrã avistou, bem na margem, de razoável distância, uma mulher varrendo o terreiro, então disse, “- Que desperdício, aquela mulher, acabou de varrer fora uma agulha novinha”, o outro que ia na popa, arrematou, “- Que nada, o orifício está quebrado”. Um sempre tentando ganhar do outro, ninguém que os conhecia, acreditavam numa só palavra que diziam, se acostumaram com isso era só divertimento.

Contam que Chico e Dirrã seguiram uma paca por dois dias, mata à dentro, o diabo da paca nunca se cansava, cada vez que se aproximavam, a bichinha desembestava mais ainda, isso deixou eles de orelha em pé. Essa história, contavam numa roda, à boca-da-noite, o pessoal que também caçava, não estava acreditando neles, paca só anda à noite e quando desembesta, não tem quem consiga segui-la, ela se entoca, que nem onça acha, ainda mais, sabendo da fama de mentirosos deles, mas, a história estava ficando interessante e deixaram o Dirrã terminar. Disse Dirrã continuando, que sabia que a paca ia topar com o rio mais a diante e não tinha como prosseguir, ia acabar tendo que dar a volta, então pediu pro Chico esperar na cevada, onde a viram pela primeira vez, foi dito e certo, parece que a paca tinha ouvido a conversa, pois não é que fez isso mesmo, ao chegar no rio, deu a volta e acabou passando pelo mesmo lugar, foi então que o Chico viu a paca passar pelo meio das folhagens, fez mira um palmo na frente com a velha chumbeira e largou uns caroços no lombo dela. Quando foi buscar a bichinha, viu que eram duas, mas como? Se só tinha uma correndo, olhando mais de perto, contou que as duas estavam amarradas com cipó pelas costas, de modo que, quando uma se cansava, girava o corpo e a outra que ia de pernas por alto, começava a correr, daí tá explicado porque ninguém conseguia pegar ela.

O pessoal conta que o Chico atirava bem que só ele, nunca perdeu um tiro. Nhambu, ele só tirava o cocuruto da cabeça pra não estragar o corpo. A jaçanã, treinava cortando as pernas, as bichinhas não sabem nadar e como não tinham como correr sobre as vitórias-régias, eram presas fáceis, umas cinco ou seis delas, dava uns folheados no sanduiche.

Certa ocasião o Chico foi convidado para caçar patos selvagens, daqueles que abundavam no lago do Janauari, chegavam a escurecer as margens de tanto pato, era um verdadeiro tiro ao pato, bastava ter cartucho suficiente que trazia patos para encher a proa de um batelão.

O Chico se preparou, o Dirrã é quem enchia seus cartuchos, tinham tudo em casa, a sua velha 28. Calibre 28” significa que você pode fazer vinte e oito bolinhas de chumbo, cada uma com o mesmo diâmetro do cano da arma, com meio quilo (1 libra) de chumbo. Isso era assim, no tempo em que se comprava chumbo a quilo para se fabricar a própria munição. O calibre informava quantos disparos se poderia fazer com meio quilo de chumbo. Hoje, se coloca os chumbos no cartucho em número e diâmetro de acordo com a preferência da arma e do alcance para atingir a caça, por exemplo; quando o Chico caça anta, usa um chumbo só, no diâmetro do cano, isso é chamado por lá, de palanqueta, mas quando quer caçar patos, já usa chumbos mais leves do tipo 2 bem pequeno, tem maior alcance, não mata de primeira, mas um pato não vai longe se um único chumbinho pegar nele. O Chico sempre foi muito meticuloso, ele só confiava no Dirrã, para encher seus cartuchos, tinha todos os equipamentos, depois da pólvora e a espoleta, acamava os chumbinhos, os arrumava numa ordem que só ele entendia, a primeira camada, botava 8 chumbinhos, bem no fundo do cartucho, depois, acolchoava com uma camada de bucha, depois, nova camada, agora já com 7 chumbinhos, e assim por diante, até chegar no topo com um chumbinho somente, ficava uma pirâmide de chumbinho, tudo muito bem arrumadinho e acochado com bucha, depois, fechava o cartucho.

As arrumações dos chumbinhos nos cartuchos, variavam, nem sempre seguia essa ordem, dizia Dirrã, que isso ia depender de como os patos se posicionavam no voo. Mas como é isso ômi, perguntaram pra ele, “os patos se posicionarem em voo?” Ah!...deixa pra lá, vamos ouvir o resto da história do Chico. Só uma explicação, os patos voam em formação de um grande “V”, quer dizer que o líder, forma uma ponta de cunha, com duas filas seguindo, cada uma de cada lado, assim o arrasto é menor e menos cansativo para os próprios patos. De vez em quando, o líder, precisa revezar sua posição, se sente cansado, porque a maior carga é ele quem suporta na ponta da formação, nesse caso, é imediatamente substituído, do mesmo modo quando é abatido, os caçadores miram primeiro nele, para criar-se um tumulto, mas, rapidamente outro líder assume e segue-se o voo. Nesse ponto da balburdia entre eles é que o Chico entra com os cartuchos preparados pelo Dirrã, ele explicou duas vezes pro pessoal entender, mas a matemática dele é assim; no ar, os patos, depois do líder abatido, se espalham e formam vários desenhos, que logo se apaga, e seguem o tradicional V, nesse instante, é preciso muita sagacidade, como ensina o Chico, precisam recordar da posição da arrumação que deram nos seus chumbinhos, essa função, fica pros olhos atentos do Dirrã, que acompanha toda ação, repassa para o Chico, o cartucho que exatamente retrata o desenho, que ainda vai se formar em seguida, dos patos no ar. Pois bem, aí é que vem a mentira, todos já estavam impacientes. O Chico tripa continuou, disse que mirava no ponto cego da formação, e dava um único tiro, que de tão certeiro era, diz ele, que derrubava todos de uma só vez, porque, os seus chumbinhos vão procurar cada pato certo!! Pelo amor de Deus, para com isso, é demais para mim, alguns diziam isso e saíam da roda, outros, ficavam às gargalhadas, mas essa é a dupla Chico tripa e Dirrã, mentirosos que só eles.

Molar
Enviado por Molar em 17/08/2020
Código do texto: T7038625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.