Um pequeno lindo texto de Drummond para os amantes de Poesia

Que Carlos Drummond de Andrade é um dos grandes autores brasileiros todos sabem, mas há alguns de seus textos que são pouco conhecidos. Há um tempo descobri um que me encantou, não só pela construção crescente dos fatos (das mentiras de Paulo), nem tão pouco pela surpresa do fim (eu adoro fins surpreendentes!), como também pela crítica implícita, que faz uma alusão à sociedade de sua época, que via a criatividade, a imaginação, a POESIA, como uma doença, ou ainda como um caso de polícia.

Convido você a se deliciar com “A incapacidade de ser verdadeiro” (Carlos Drummond de Andrade):

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos feito de queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

– Não há nada a fazer, Dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.

(Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. Em: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988).

https://youtu.be/A_QOAMCR7EU

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 08/09/2020
Código do texto: T7058311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.