O doutor e o canoeiro

— Um médico muito estudioso, filósofo, doutor de uma faculdade em São Paulo estava fazendo uma pesquisa acadêmica na Amazônia sobre a vida dos amazonenses ribeirinhos... Tinha que atravessar o caudaloso rio em uma canoa...

— Pode subir! - Disse-lhe o canoeiro – Senta aí nesse banquim e se segure! O rio tá muito cheio e com correnteza! Vai demorá uma mêa hora pra gente atravessá...

O médico acomodou-se na canoa, boquiaberto com a dimensão do rio, com a imensidão de árvores no horizonte, com aquele céu nublado incomensurável... Mas nada disso era o objeto de seu estudo, e sim, um caboclo da Amazônia logo ali à sua frente com um bom tempo para conversar durante a travessia... Pegou uma cadernetinha na mochila, uma caneta e começou a perguntar...

— Qual o seu nome?

— Ubiraci.

— Prazer. Eu sou o Doutor Joselito, e estou aqui na Amazônia pra fazer uma pesquisa para minha tese de pós-doutorado... Posso lhe fazer umas perguntas?

— Sim, dotô, pode falá.

— Você tem quantos anos?

— 55.

— Casado?

— Sim.

— Quantos filhos?

— Onze.

— Onze?

— Onze.

— Nasceu onde?

— Do ôto lado do rio.

— Sempre viveu onde?

— Aqui.

— Você não conhece outro lugar?

—Conheço. O ôto lado do rio.

— Ave Maria! Você perdeu a metade de sua vida, rapaz! Não conhece o Nordeste, não conhece Brasília, não conhece São Paulo, nada?

— Não, dotô.

— Aprendeu a ler, onde?

— Eu num sei lê, dotô, nem tem iscola aqui pu perto.

— Ave Maria! Você perdeu a metade de sua vida, rapaz! Nunca leu livros, não conhece a filosofia, a história, a química, a física...

— Num sei não sinhô.

— Ave Maria! Você perdeu a metade de sua vida, rapaz! Só pra você ter uma ideia, na filosofia que é a área que mais gosto, embora eu seja médico, você teria conhecido pelo menos dez, dos maiores filósofos da humanidade... Sabem quem foram?

— Sei não, dotô.

— Ave Maria! Você perdeu a metade de sua vida, rapaz! - Nietzsche, Santo Agostinho, David Hume, Ludwig Wittgenstein, São Tomás De Aquino, Hegel, Descartes, Platão, Kant, Aristóteles...

— Não sinhô, nunca ôvi falá nesse povo nem no que eles fez.

— Ave Maria! Você perdeu a metade de sua vida, rapaz!

— Sabe o que é biologia?

— Sei não sinhô.

— É a ciência que estuda a vida! Olha, rapaz, você perdeu a metade de sua vida!

O canoeiro continuou remando....

De repente, uma onda forte invadiu a canoa que começou a afundar...

— O Senhor sabe nadar, dotô?

— Êta! Sei não!!!!!

— Entonce, o sinhô perdeu a sua vida toda, porque eu sei!

Mas o doutor, apavorado, pediu socorro e o forte caboclo amazonense o salvou das águas turvas com muita habilidade.

_____________

* Esse texto é uma das várias histórias contadas no livro "A Viagem de Cristal" de Osman Matos, publicado em 2017 pela Amazon.com nos formatos e-book e impresso.