- Momentos que me fazem lembrar...(Recordar é viver)

Era um dia normal, tempo bom, agradável a temperatura, ouvindo musica suave...”Brothers in Arms” com o conjunto “Gregorian”, muito lindo a música de Dire Straits como “canto gregoriano” tenho certeza de quem já escutou “viajou” e logo depois Tom Jobim no piano e Miúcha cantando... “É Preciso dizer Adeus”, tudo tranquilo, paz completa, era quase no “meio do dia” e eis que de repente, aparece a Eurídice, de avental, uma touca na cabeça, ela é muito friorenta, aos berros pergunta:” viste o facão de cortar queijos?”, ora, levei um susto, estava distraído e quando fico “escutando” música parece que minha “alma” viaja... lhe disse, minha cara Eurídice caso esteja em algum lugar é provável em uma gaveta, “pá, caso lá estivesse não estaria a lhe perguntar”, e saiu apressada, não sei porque as pessoas quando tem que procurar alguma coisa pensa que o “próximo” é que tem que saber, pensei... é melhor eu sair devagar, por que eu sei que quando a Eurídice “emburra” é um “caos” e “esbraveja”, lança insultos e peguei um “livro”, “Poesias de “Pablo Neruda” e seus Pensamentos”, e caminhando fui com a esperança de encontrar na “Praça do Azedo” um banco e poder voltar ao “sossego”, chegando, essa Praça é pequena, mas bastante vegetação e bastante “psitacídeos”, por que o canto desses pássaros é um encanto...

Sentei, já me preparava para ler o livro eis que surge a figura de uma doce menina, tinha seis anos, soube depois que ela me disse e perguntou, “vovô” posso ficar aqui perto do senhor?! Claro minha bela menina, você está aqui sozinha? Não, minha mãe é a Dona Mercedes, ela está lá adiante com aquela saia amarela, e ela não se importa de você ficar sentada perto de um desconhecido? Não, quando eu vi que o senhor chegava na praça, disse para a mamãe e pedi, posso ir conversar com aquele senhor alto e barba por fazer?

Ela me deu permissão, mas o que te atrai? ... sabe eu tinha um “vovô”, ele era forte e bonito, não tinha barba grande igual a sua, mas era muito calmo, andava “devagar” igual ao senhor, gostava ele de me contar “historinha”, mas num dia de domingo saiu para ir na missa e nunca mais voltou, minha mãe me disse que “ele” tinha ido morar no “céu” e que um dia nós iriamos encontrar com ele, mas eu fiquei muito triste porque passavam os dias e nada da gente ir encontrar com ele, por que será que demora tanto a gente ficar longe de quem gosta?

Fiquei meio “enroscado” e tentei amenizar e uma explicação inventar.

Minha bela menina, a vida é isso que você, sua mãe, sua família, eu, todos passamos, ou seja, como explicar?

A vida é do nascimento até ir morar no céu um monte de coisas, acontecem,nascemos pequenininhos , vamos crescendo, veja você, já está ficando uma mocinha e quem “nasce” primeiro é quase certo ir para o “céu” primeiro, você pode reparar, as pessoas ficam com os cabelos brancos e vão morar no céu.

Retrucou ela, mas não é justo ir sem avisar a gente que está indo, tem dias que parece que o meu “vô” está pertinho da minha cama, na ora que eu faço as minhas orações e olho para o lado penso que ele está lá, e olho “de repente”...e não vejo ele... fico triste.

É assim mesmo temos que ter “alegrias” e “tristezas”, mas quando você for ficando mais “grandinha” você vai ver que a “vida é uma “despedida”, mas um dia se eu encontrar contigo novamente, vou lhe contar uma historinha, não será igual a do seu “vovô” , vou te contar a história de “duas” estrelas que viviam no “céu”, chamavam se “Natércia e Ernesto”, eles também se gostavam muito e se encontraram no céu.

Penso que a sua “mamãe” quer ir embora, mas antes de ir diga me o seu nome;

Me chamo Maria, diz a minha mãe que esse é o nome mais lindo do Mundo.

Perguntei lhe , posso te dar um “beijinho”? ela me disse, pode dar até dois, você será o meu “novo” vovozinho e saiu correndo...

Sabem que até esqueci do Pablo Neruda, da Eurídice e que estava com fome.

O encanto dos “miúdos” faz um bem tão grande a nossa alma.

Que pena que os meus “netos” já estejam “grandes”.

Voltei pra casa e até um beijo na “gorducha” eu dei, ela já estava mais calma.

Achou a faca de cortar queijo dentro do forno de microondas... Pode?!

.....................................................x...........................................

LAURO PAIXÃO
Enviado por LAURO PAIXÃO em 23/09/2020
Código do texto: T7070835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.