O diário de um alienígena. Dia 4. As botinhas de cuco

Recentemente, acessei uma das redes sociais do meu perfil e vi a foto de uma das minhas colegas de classe que ainda mora na minha cidade natal. Ela estava deitada na grama em algum lugar da floresta siberiana, e na frente dela havia lindas flores vermelhas. Essa foto me levou de volta à minha juventude, à minha cidade natal, onde não moro há muito tempo.

Lembrei-me de um lindo dia ensolarado de verão quando meu pai decidiu levar toda a família para a velha ferrovia. Os trilhos do trem levam a um beco sem saída, ao longo do qual apenas dois trens passam por dia.

O caminho mais curto lá era sobre o lago, que pegamos, sentados no barco a motor de meu pai e sendo transportados pela superfície de um poderoso lago antigo.

Houve uma calma absoluta. Sentei-me na ponta do barco para sentir ao máximo a velocidade com que cruzamos as infinitas massas de ar. Meu cabelo se arrepiou e eu estava terrivelmente feliz, respirando o ar mais fresco do mundo. Naquele momento, veio-me à mente uma canção que era e é a mais famosa sobre Baikal na Rússia: "Mar glorioso, santo Baikal!" Comecei a cantar baixinho, curtindo o espaço pelo qual estávamos quase voando.

A velha ferrovia está praticamente suspensa nas rochas acima do fundo do lago, o que a torna muito pitoresca. Chegamos a um vale entre as falésias à beira do lago, onde os destroços dessa fenda haviam formado uma pequena praia entre a ferrovia e o lago. A primeira coisa que me surpreendeu foi que as pedras estavam cobertas por um tapete de botas de cuco. É o nome de uma flor endêmica do Baikal, que pertence à família das orquídeas. Nunca os vi em tantos números antes. Tivemos muita sorte em vê-los. Todas as falésias queimavam com a cor vermelha de suas cabecinhas.

Fizemos um pequeno piquenique e depois minha mãe subiu nas pedras para ter uma visão melhor e admirar as flores raras. Naquele dia também consegui me aproximar do kabargà, um pequeno cervo almiscarado. Ele dormia pacificamente nos arbustos a poucos metros de nós, na maior parte do tempo em que estávamos lá. Ele só acordou quando começamos a voltar para casa e inadvertidamente o assustamos. Em um instante, ele saltou sobre as rochas acima de nós, pisou na borda e nos observou de uma grande altura por alguns segundos. Naqueles segundos, sua curiosidade foi além do medo. Esse animal é um dos mais tímidos da taiga do Baikal. Finalmente, ele desapareceu na floresta no topo das rochas.

Quando chegamos em casa, admirei o pôr do sol sobre as montanhas atrás da minha cidade natal. Fui feliz, curti minha infância e minha família ideal, como me parecia então. Mas não existe uma família ideal, e tudo no mundo aparece por um tempo e depois desaparece para sempre, deixando apenas uma fotografia em nossa memória.

Igor Mit
Enviado por Igor Mit em 20/11/2020
Reeditado em 20/11/2020
Código do texto: T7116436
Classificação de conteúdo: seguro