Débora e seus Desacontecimentos. O episódio do cinema.

Era um dia frio de outono em Porto Alegre e Antônia vestida a rigor, o que inclui casaco, touca de lã na cabeça e manta, grita antes de sair para encontrar com a amiga Helena:

- Durval meu filho, estou saindo, combinei um café com a Helena. Se eu demorar aquece a janta e não esquece de deixar a cozinha limpa.

Durval, meio que quase dormindo no sofá, pijama puído e chinelos apenas assenta com a cabeça e volta a olhar a televisão.

Ao chegar no café, tiritando de frio, encontra a amiga já esperando na mesa. Elegante como sempre, Helena ostenta um olhar blasé, sua maior característica.

Antônia sempre afobada, senta-se pesadamente na cadeira em frente e fazem os pedidos.

Enquanto esperam falam as abobrinhas de sempre, pois que de problemas a vida já cansou para ambas.

Então inevitavelmente, Antônia pergunta:

- E aí amiga? Tens notícias de Débora? Já faz um tempo que não conversamos, ela sempre ocupada né?

Heloísa então fala calmamente:

- Olha Antônia, sabes que eu não gosto de falar da vida dos outros mas como sei que não vais contar nada para ninguém, sim, ontem falamos ao telefone.

- Fala logo criatura!!!

- Pois então, Débora recém tinha chegado de uma viagem com o marido, foram para Santa Catarina passear.

Sabes que ambos gostam muito de cinema né?

Pois então ao sair da sessão da tarde, estavam descendo as escadas, quando Débora percebeu que ao findar aquele lance, a escada tinha saídas pela esquerda e pela direita.

Intrigada, ela pensou, mas porque todos estão saindo à esquerda se a da direita não tem ninguém?

E virou rapidamente à direita para quase bater com o rosto no espelho!

Ah, coitada, mas até que dessa vez ela teve presença de espírito e fingiu arrumar os cabelos, para depois seguir com o marido com todo o povo, diz Heloísa rindo muito.

- Ai mulher, eu não acredito nisso, diz Antônia dando risada.

- Mas foi fato, aconteceu, mais uma mancada de Débora, só que dessa vez nem teve consequências tão desastrosas, retruca Heloísa quase se afogando com o café de tanto rir.

- E o marido não percebeu? Pergunta Antônia sempre curiosa.

- Que nada amiga, foi tudo muito rápido e ela não contou nada para ele, que já andava implicando com as trapalhadas dela.

- Ah, mas fala sério, também aquele marido dela, Deus me livre, meio chatinho né?

- É, responde Heloísa que suspeita ter falado demais.

Após outras amenidades cada uma toma o seu rumo, Heloísa volta para seu apartamento onde mora só depois do segundo casamento e Antônia para a casa que divide com o marido depois dos filhos terem tomado seu rumo.

Na rua ao entardecer o frio piorou e Antônia puxa a manta até o nariz.

Ao chegar em casa encontra Durval dormindo no sofá e babando, affss que homens dão trabalho, feliz da Heloísa que vive só.

Aos berros a mulher chama:

- Acorda Durval, tá na hora do teu banho.

- Ah, nem morto que tomo banho hoje, tá muito frio.

- Acostumada com as birras do marido Antônia diz apenas:

- Então tá meu filho, vou eu tomar o meu e depois te conto as novidades da Débora.

Durval vira de lado e continua dormindo.

Assim é a vida, repleta de Desacontecimentos enquanto pequenas alegrias disfarçam o cotidiano enfadonho.

Como falar de Débora, por exemplo.

Jeanne Geyer
Enviado por Jeanne Geyer em 04/12/2020
Código do texto: T7127840
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.