Laxante para tosse

Era seu primeiro dia de trabalho, no seu primeiro emprego. Chegara cedo para causar boa impressão. Recebera as primeiras instruções sobre o seu serviço.

__ Roberto, os clientes devem ser atendidos sempre bem, seja cordial, educado, e qualquer dúvida sempre pergunte, pois não se admite erros quando se vende remédios.

Apenas respondeu tudo bem com a cabeça. Estava perdido no meio de tantos remédios. Era uma cidade pequena, poucas pessoas iam à farmácia, tanto que naquele dia, passou o dia inteiro e ninguém fora.

_ Roberto...

_ Sim, senhor Cláudio!

_ Não queria te deixar sozinho, mas hoje o movimento está muito fraco, creio que ninguém virá aqui comprar nada. Ainda falta uma hora para fecharmos a farmácia, irei ao banco resolver um problema e você fica aqui atendendo.

Passados cincos minutos, chega um senhor. Estava tossindo de forma demasiada.

__ Bom dia, meu jovem... cof, cof.cof, cof...preciso de um remédio para tosse, cof,cof,cof,cof.

Olhou as prateleiras, não entendia nada sobre remédios. Perguntou o nome do remédio ao senhor, mas ele apenas disse que poderia ser qualquer um. Em uma prateleira estava escrito xaropes, pegou um qualquer. Não lera o frasco, abriu e deu uma boa dose ao senhor. O senhor disse que esperaria um pouco, pois estava cansado. Passado um tempo, o senhor começou a se queixar com dores na barriga, soltou alguns puns em alto e bom som. Começou a suar, fazia um esforço para não tossir e quando tossia esforçava-se para ser bem fraco, e quando uma mão ia à boca a outra ficava na barriga.

Pensou consigo: “e agora, o que será que ele tem?” Pegou o frasco e leu. Arregalou os olhos, nesse instante, Cláudio chega. Bateu os olhos no senhor sentado, soando...

__ O que ele tem?

__ Chegou aqui com tosse e lhe dei um laxante. Falou com segurança, para parecer que não havia cometido erros.

__ Laxante... para tosse!? Onde o senhor viu que laxante é remédio para tosse?

__ A tosse está passando aos poucos, olhe para ele e veja o medo que ele está de tossir.