A Pedra Que Tira Veneno

Minha mãe, hoje com noventa e um anos caminhando para noventa e dois, sempre conta seus casos. Casos da infância, da juventude e da vida adulta.

Ela conta que quando tinha oito anos, a cidade não contava com calçamento em todas as ruas e as que tinham calçamento era um calçamento muito precário. Era a década de 1930, ano de 1937. Estava tendo uma invasão de escorpiões na cidade. Nas ruas, nas casas, nos quintais.

Nesta época, um dia ela estava voltando da escola e no caminho um escorpião picou seu pé. Ela chegou em casa com uma dor intensa, sentindo mal. Ela conta pra mãe que um escorpião a picou.

A mãe disse:

-Vá lá na casa do senhor Marcelo e pede pra ele colocar a pedra de tirar veneno no seu pé. Mostra onde foi a picada que sabe o que fazer.

Tremendo de dor foi até lá. Eram vizinhos.

Ela chega e fala que a mãe a mandou ir lá porque um escorpião picou seu pé. Ela não sabia muito bem o que o senhor Marcelo ia fazer e estava agitada com a dor e o medo.

Ele vem com uma pedrinha pequena e branquinha. Ela mostra onde foi a picada.

Ele coloca a pedra no lugar e para espanto dela a pedra cola no lugar.

O senhor Marcelo diz:

-Fica bem quietinha aí. Quando todo o veneno sair a pedra vai cair.

A principio fica assustada, a dor é muito intensa e começa sentir vertigens.

Mas aos poucos vai se acalmando, a dor vai passando e seu mal estar também. A medida que o tempo passava a pedra ia ficando escura, quase preta.

Ela conta que o processo foi longo, a pedra não caia e já se sentia bem. Mas obedeceu o senhor Marcelo e ficou lá quietinha. Quase duas horas depois, a pedra já toda escura descola do pé dela.

O senhor Marcelo vem com seu jeito simpático e atencioso e pergunta:

-E aí? A dor passou? Está se sentindo bem?

Ela muito ativa e inteligente responde:

-Sim, não sinto mais nada. Mas por que a pedra ficou assim escura se era branquinha?

O que esta pedra faz pra gente ficar bem?

Ele sorrindo responde:

-Esta pedra retira o veneno que o bicho deixou em você. Veneno de cobra, de escorpião, de aranha.

-Mas como ela faz isto?

Ele sorrindo com ar de mistério diz:

-Um dia eu lhe explico. Mas agora o importante é que você ficou bem. Venha comigo que vou lhe mostrar uma coisa.

Ela o seguiu. Ele pegou uma vasilha com leite e mergulhou ali a pedra.

Ela pergunta:

-Por que o senhor está fazendo isto?

-O leite tira o veneno da pedra, ela volta a ficar branquinha pra quando alguém precisar.

Ela agradece o senhor Marcelo e vai embora sem dor e sem mal estar. Chega em casa e pergunta pra mãe:

-Aquela pedra é milagrosa? Tudo que eu estava sentido passou. Como isto acontece?

A mãe sorrindo responde:

-Isto é um segredo que ele não conta pra ninguém.

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 28/01/2021
Reeditado em 05/05/2024
Código do texto: T7171076
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.