uM qUAsE-SOGRO e sAbEDoRiA de sOgRa

1) SEM CONTOS

............................

sAbEDoRiA de sOgRa

..........

— Meu marido convida o nosso genro para uma rodada de cerveja num bar daqui de perto, todo final de semana; e voltam para casa já de madrugada. É que o meu marido não gasta mais nem um tantinho de dinheiro com bebidas, desde que o moço casou com nossa filha. Eu nunca reclamei disso. Porque ter um marido que sabe economizar é muito importante. Por outro lado, ele não ganha presente de Dia dos Pais. E já eu... ora! Esse genro não deixa passar um Dia das Mães sem me presentear e até me pergunta o que eu desejo ganhar.

:::::::::::::::::::::

Da série: “Sogra feliz enxerga o genro com coração de mãe.”

**************************************

2 - UM QUASE CONTO

.........

Memórias de Um QUASE sogro

.................................

- Coroné, finalmente “tá” aí a chance do “sinhô” casar sua filha Enésia. Aquele moço que te falei... “tá” lá fora.

- Mande “entrá”. Mas fique aí na porta! – Respondeu o coronel ao Juca, seu capanga.

O forasteiro entra e começa uma entrevista.

- Gosta de minha filha desde quando?

- Desde quando eu a vi na vaquejada. Mas, aviso logo que não sou de muitas posses!

- Não precisa ficar sem jeito, moço! – Respondeu o coronel.

Daí por diante, o candidato (a genro) e o coronel já se encaravam seriamente.

A cada fala do coronel, uma resposta seguida de novo questionamento:

- Nome?

- Alcides.

- Profissão?

- Sou jogador profissional num time de várzea da Capital.

- “Tô” vendo. Tu “tem” jeito. Mas sonha em ser de time grande?

- Sim, meu coronel, mas isso depende de um empurrãozinho de alguém influente.

- Eu ajeito!

- Obrigado, por confiar em mim logo de cara, meu coronel...!

- É teu jeito!

- Mas para isso, eu preciso de que o senhor me ajude a quitar umas dívidas de jogo.

- Pra tudo tem jeito.

- Bem que me disseram que o senhor meu coronel só dependia de encontrar um homem sério igual a mim para conceder a mão de sua filha mais velha. O senhor quer mesmo que ela case... né, meu coronel?

- De todo jeito!

- Mas, meu coronel, só tem uma coisa mais que eu preciso lhe confessar.

- Não venha com novidade! Essa coisa toda foi só para me dizer que não sabe nem fazer um filho, que era pra eu poder ter um neto? Por acaso “tu é” boiola e só queres meu dinheiro, seu cabra?

- Não, o que é isso, coronel...! Pra falar a verdade, no dia do rodeio eu até já deitei com sua filha nas intimidades!

- “Tá” aí, seu cabra! Bem que eu fui logo com o seu jeito! Aperte aqui minha mão!

- Mas “peraí”, meu coronel, eu nem contei o que eu ia contar!

- O que foi agora? Vá com jeito!

- É que o meu pai é o fazendeiro Quercino Piraçama, seu antigo rival na política.

Alguns segundos depois, o coronel abria porta e seu capanga Juca perguntava:

- Algum problema, coronel?

O velho respondeu baixinho:

- Teve um problema, mas já dei um jeito. Pega uma pá.