"DANÇA COM LOBOS"

 
     “Isturdia” estava a ouvir os clássicos do cinema, quando uma das músicas me remeteu aos meus 18 anos de idade, era a trilha sonora do filme “Dança com Lobos” de 1990, com Kevin Costner no papel principal. Retornei ao ano de 1974, quando estava frequentando o 3º ano do curso de contabilidade, (técnico), ao mesmo tempo em que prestava o serviço militar obrigatório no Exército. Não havia como conciliar as duas coisas, estive ausente em mais de 60% das aulas, durante aquele ano, além de ter sido, em todo meu tempo de escola, um aluno medíocre, mas aquelas faltas me ocasionavam a reprovação automática.

     Decidi conversar com o diretor da escola, Professor Dirceu, de quem nunca mais esqueci, também era o professor de história do curso e lhe pedi ajuda. Ele ouviu atentamente minha súplica, fui fardado de proposito à nossa reunião, ao final ele me deu uma alternativa: “vou fazer vista grossa para seu ano letivo, você ficou bem abaixo do índice obrigatório de presença em aula, mas vou lhe propor a leitura de um livro: “Enterrem Meu Coração na Curva do Rio” de Dee Brown, se até o final do ano letivo me entregar um resumo, feito de própria mão, de sua compreensão do livro, vou ver o que posso fazer por você”.

     Com minha costumeira preguiça estudantil, adquiri o livro e inicie sua leitura... Já na terceira pagina de suas quase quinhentas, não consegui mais parar de ler... Foi um tapa em minha cara, toda a hipocrisia colonial americana se fez perceber, um dos mais terríveis genocídios de minorias em nosso planeta. Disfarçado que foi em histórias de mocinhos contra bandidos, levados a cabo por décadas através de livros, jornais, revistas e por último o cinema.

     Mas, enfim, naquele ano, fui capaz de escrevinhar oito laudas sobre o livro, fiquei impactado com aquela leitura e, não sei como, consegui repassar para o papel todo meu sentimento acerca daquelas histórias. O meu saudoso Professor, dias depois da entrega do resumo, me chamou e disse ter gostado e me concedeu a aprovação no curso, justificando minhas ausências nas aulas... O filme “Dança com Lobos” retrata uma das passagens descritas no livro, sobre os “Siouxs”, é a história de um oficial do exército americano e sua culturalização inversa... Imperdíveis, o filme e o livro.
JLeal
Enviado por JLeal em 31/07/2021
Código do texto: T7310872
Classificação de conteúdo: seguro