É a Palavra de Deus?

- Não, eu não quero saber mais de cachaça, festa, mulheres, festas. Agora, minha mente, meu corpo e minha alma são de Deus.

- Mas o que tem a ver sua vida em Deus com retirar-se das festas, abster-se da bebida e afastar-se das mulheres?

- Isso tudo é pecado. Deus não nos quer envolvidos com essa libertinagem.

- De onde você tirou essa idéia?

- Está na palavra de Deus.

- Em que parte? Onde você viu isso?

- É, ãhm, está lá.

- Em que parte, onde está?

- Ah, leia a palavra de Deus, veja você mesmo.

- Então me guie, me mostre onde está.

- É, ãhm, é, veja, vá à igreja, descubra, você ainda pode aprender, pode se salvar.

- Bem, se você me mostrar onde está isso, eu posso até te levar a sério e buscar essa sua “verdade”.

- Ah, não sei ao certo, mas o pastor, lá na igreja, me mostrou a verdade, a palavra de Deus.

- E você está me dizendo que a palavra de Deus proíbe tudo aquilo, que impede você de tantas coisas, sem ao menos saber onde é que isso está? Tudo isso só porque um pastor te disse isso na igreja?

- Sim, o pastor me mostrou a verdade.

- É verdade só porque ele disse?

- É, ãhm, assim, não, é porque está na palavra do Senhor, na Bíblia.

- Em que parte? Me mostre!

- Eu não sei onde está, mas o pastor pode te mostrar a verdade. É só você ir até lá e abrir sua visão, seu coração ao senhor, aceitar a verdade.

- Uma verdade que você mesmo não conhece?

- O pastor me mostrou. Deus tocou meu coração através da palavra do pastor que é um homem iluminado, que recebe a revelação.

- Então realmente você não sabe onde está?

- Não, se é isso que você quer ouvir, eu não sei, mas está lá. Basta você buscar!

- Então você pode me explicar algumas passagens bíblicas?

- Claro, o pastor me mostrou como entender as passagens da bíblia.

- Em Deutoronômio 14:26, está dito que “aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;”.

- É, bem, assim, isso deve ser algo que está dito como, é, assim. Bem, isso deve ser mentira sua.

- Então pegue aquela Bíblia ali e procure.

O fiel folheia, nervosamente, a Bíblia, até encontrar a passagem citada.

- Mas isso daqui deve ser algo de uma situação específica, para um momento certo, algo que não pode ser levado ao pé da letra em todo o tempo.

- Então isso não vale? O que vale é o que o pastor disse, não o que está escrito?

- Não, mas isso é algo que não traduz o espírito da palavra. É só um trecho solto no ar.

- Então vamos a outro, em Provérbios 31:6, diz que “Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito.”.

- Não, isso não é bem assim. Veja bem, é algo metafórico.

- Metáfora de quê?

- Assim, é, não sei ao certo, mas é.

- Tem mais então. Isaias 56:12 diz “Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.”. E daí?

- Você está querendo me confundir. Está querendo me tentar, me desviar da palavra do senhor. Você é um enviado do demônio, só pode ser isso. O pastor me disse que eu seria tentado pelo demônio. Você é o próprio demônio.

- Pô, você me conhece a quase vinte anos. Agora vai dizer que eu sou o demônio? Esse pessoal realmente está te fazendo uma lavagem cerebral.

- Não, não pode ser. Só falta você me dizer que deus exalta a sensualidade, o sexo, os prazeres carnais.

- Bem, eu havia me esquecido disso. Mas já que você lembrou, em Cânticos 7:2, diz “O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.”. E agora?

- Sério?

- Procure e confirme.

E o fiel folheia, nervosamente como antes, cada página da Bíblia, até encontrar o que procura e confirmar o que está escrito.

- Não, eu não acredito.

- Sim, acredite no que está vendo.

- Bem, aquela festa da qual você está falando, você me dá uma carona? Porque o carro que o pastor me disse que Deus me daria, ainda eu não recebi.